Um curso autoformativo para estudar no seu tempo.
Gratuito
Sobre o curso
É possível pensar a palavra vocação vinculada à palavra dignidade? Refletir a vocação do professor e da professora talvez seja falar de sua própria dignidade. Nestes 3 (três) encontros vamos refletir, a partir de autores e autoras convidados, quais as pistas para reconhecermos os princípios que constituem a prática docente. Será fundamental para isso pensar as relações entre as palavras vocação e profissão; será preciso descrever o que de comum só professores ensinam; e, por fim, destacar algo que é próprio da prática docente: manter vivo nos estudantes o interesse pelas coisas cotidiariamente, para um contínuo reencantamento do mundo.
Sobre o professor
Giuliano Tierno
Doutor e Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unesp. Licenciatura plena em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Sócio-fundador d´A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura, Educação] na cidade de São Paulo. Coordenador Geral dos cursos de pós-graduação d’A Casa Tombada. Idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano, pel'A Casa Tombada. Assessor do currículo do componente Arte do Novo Ensino Médio da Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo. Assessor do currículo do Ensino Fundamental e Médio, do componente Arte, da Secretaria Estadual do Rio Grande do Norte. Foi professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional ProfArtes do Instituto de Artes da UNESP. Coordenou a área de Artes do Colégio Augusto Laranja (2014-2021). Palestrante e assessor da Área de práticas literárias e orais nos níveis de ensino da Educação Infantil ao Ensino Médio. Professor do curso de pós-graduação A Arte de Ensinar Arte pelo Instituto Singularidades. Foi coordenador de Programas e Projetos da CSMB da SMC. Foi Diretor de Curadoria e Programação do CCSP. Foi Diretor da Divisão de Ação Cultural e Educativa do CCSP. Foi Curador Educativo do Centro Cultural São Paulo. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Experiências de Formação - Roda-Línguas, Unesp, desde 2006. Organizador do livro A Criança de 6 anos - Reflexões e Práticas (2008 e 2012), pela editora Meca. Co-autor do livro Contos do Quintal (2007), editora Globo. Autor de contos publicados nas revistas Crescer e Direcional Educador. Organizador e autor do livro A Arte de Contar Histórias: Abordagens poética, literária e performática, pela editora Ícone, 2010. Organizador e autor do livro Narra-te cidade: pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje, pel?A Casa Tombada Edições, 2017.
Como o curso (nos) acontece:
Encontro 1 - As relações entre as palavras vocação e profissão
Encontro 2 - Afinal de contas, o que ensina o/a professor/a?
Encontro 3 - Manter vivo o interesse: reencantando o mundo cotidiariamente
Referências bibliográficas
Certificado digital de 2h
3 meses de acesso contando a partir da data de inscrição
Certificado digital de 2h
Sem tempo para fazer o curso agora?
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.
1Acolhimento
Sobre A Casa Tombada
13 págs.
Boas-vindas
03:14
Sobre o Professor
2Encontros
Encontro 1 - As relações entre as palavras vocação e profissão
15:18
Encontro 2 - Afinal de contas, o que ensina o/a professor/a?
15:41
Encontro 3 - Manter vivo o interesse: reencantando o mundo cotidiariamente
20:28
3Pesquisa
Pesquisa
4Referências
A tradição viva. A. Hampaté Bâ
48 págs.
Referências do curso
Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades
Secretaria - pós-graduações
Acesso por 3 meses
Até 3 meses de suporte
Estude quando e onde quiser
Materiais para download
33 avaliações
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta A Casa Tombada. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…