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Processo seletivo para a Pós Graduação: Caminhada como Método  para Arte e Educação

Processo seletivo para a Pós Graduação: Caminhada como Método para Arte e Educação

Pós-graduações
  • Início das vendas 05/11/2024

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Sobre o Curso




“Uma longa caminhada começa com um primeiro passo”
Lao Tsé, filósofo taoísta


“O começo de um livro é precioso. Muitos começos são preciosíssimos. 

Mas breve é o começo de um livro - mantém o começo prosseguindo. 

Quando este se prolonga, um livro seguinte se inicia. 

Basta esperar que a decisão da intimidade se pronuncie. 

Vou chamar-lhe fio ___ linha, confiança, crédito, tecido.” 

Maria Gabriela LLansol in: O começo de um livro é precioso, poeta

  

E assim iniciamos - aqui, agora e eternamente já - nossa caminhada, num estado de sempre começar começando.

Damos as boas vindas para a nossa experiência de percurso neste território, onde iremos gerar encontros e memórias, projetar desejos e imaginários, a partir do enunciado de Francesco Careri em seu livro Walkscapes, e que será a espinha dorsal em torno da qual a Pós Graduação Caminhada como Método para Arte e Educação é formulada: “caminhada como prática estética”.

 


Ponto de partida

O enunciado "caminhar como método e dispositivo poético”, em torno do qual se estrutura o programa da pós-graduação Caminhada como Método para a Arte e a Educação, ganha um relevo e um sentido imenso em tempos turbulentos, tais como o que estamos atravessando em nossa história recente. Acreditamos que, a partir da prática e reflexão da atividade mais cotidiana e comum que sustenta toda nossa jornada civilizatória (o ato de caminhar), nos apropriando da noção do que realmente significa “um corpo no território”, poderemos atravessar e sermos atravessados na busca de novos significados que ampliem nosso viver. Afinal, de qual corpo estamos falando? Quais são os contornos socioculturais de cada território? E o que seria desenvolvermos metodologias, pessoais e coletivas, no que diz respeito aos processos criativos, às pesquisas poéticas, às nossas práticas educacionais a partir destas experiências sensíveis de “um corpo em movimento no território”?

 
Conceitos Gerais 

“Andar e pensar um pouco __ Que só sei pensar andando
 Três passos e minhas pernas __ Já estão pensando 
 Aonde vão dar estes passos __ Acima, abaixo?
   Se desfazem ao mínimo vento __ Sem 
 __ Além? Ou acaso? deixar traço?”  
Paulo Leminski, poeta

 

O enunciado Caminhada como Método para Arte e Educação visa agrupar distintas experiências a partir do ato de caminhar - ação atávica e fundamental para a construção dos percursos da civilização humana -, desde os tempos mais remotos até as práticas recentes de “artistas-caminhantes” no cenário da Arte Contemporânea. Também constatamos a recorrência da caminhada como método investigativo nas Ciências, Humanas e Exatas, com práticas de incursões em territórios para estudar  o meio ambiente e pesquisar as relações e interações sociais tais como acontece no campo da Etnografia, Arqueologia, Biologia, História, Antropologia. 

O ato de caminhar agrega diversos campos de conhecimento, gerando cruzamentos interdisciplinares entre Arte, Ciências (Humanas e Exatas) e Técnica, ativando outros sistemas de produção de conhecimento, aplicáveis em projetos pedagógicos e pesquisas poéticas, instituindo modalidades e metodologias sensíveis para nos aproximarmos de ambientes de aprendizagem enfatizadas pelas trocas de saberes de toda ordem que avivam o nosso viver, dentro e fora de instituições.    

Para tanto contaremos com a presença de profissionais ligados às várias áreas do conhecimento - geografia, literatura, arquitetura, história, antropologia, biologia, psicologia, pedagogia, cartografia, filosofia, medicina, bem como a presença das linguagens expressivas como agenciadores de registros, tais como desenho, fotografia, vídeo, performance. 

Visamos uma formação mais plural e “indisciplinar”, provando um gosto pela investigação, pesquisa e experimentação, tornando-nos pesquisadores práticos. Caminhar é um modo de incorporar os conceitos no próprio corpo, enriquecendo nossas experiências e metodologias poéticas e pedagógicas. Caminhar presentifica a metáfora do encontro, a ética do convívio, fundamentos vitais para a construção coletiva de uma comunidade que valoriza a arte, a cultura e a educação.

Essa Pós Graduação visa tornar-se um campo em comum, laboratório experimental onde iremos povoar nossos territórios com extensa referências bibliográfica, iconográfica e práticas individuais – dentro/fora da cidade –, embasando nossas pesquisas e poéticas pessoais para que possam reverter em produções por meio de textos acadêmicos, ensaios poéticos, livros de artista, performances, vídeos e/ou ensaios teóricos e reflexivos bem como a estruturação/elaboração de métodos aplicáveis à Educação.

Vamos aprofundar e ativar nossos modos de perceber, interpretar, descrever e conhecer o mundo através da prática da caminhada, seja essa caminhada física, simbólica, existencial ou imaginária. Teremos como pano de fundo o percurso histórico de “artistas e cientistas caminhantes”, bem como de peregrinos e expedicionários. 

A partir de referências bibliográficas, material iconográfico, informações históricas, diversidade de informações e práticas relativas às distintas mídias e linguagens, visamos ativar a prática pessoal, subjetiva, singular, convocando o mergulho em sua própria ‘poiesis’, tendo como motivação recorrente o ato de caminhar, experiência sensível e produtora de mundos.




Por que e para que Caminhar

Os passos que um homem dá, desde o dia de seu nascimento até o de sua morte,

 desenham no tempo uma inconcebível figura.” Jorge Luis Borges


“O senhor….Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto:

 que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas --mas que elas vão sempre mudando. 

Afinam ou desafinam. verdade maior. É o que a vida me ensinou.” 

Guimarães Rosa in:Grande Sertão, Veredas


O pilar construtivo de todas as áreas do conhecimento se funda exatamente nas experiências decorrentes do ato de caminhar, presente em todas as civilizações, como necessidade vital e intrínseca de explorar e expandir os campos territoriais. 

Consequentemente, as condições do corpo - das instâncias físicas às subjetivas, das materiais às imateriais, do plano real às dimensões simbólicas -, são estruturadas e estruturantes de nossas experiências civilizatórias. Diante das novas geografias humanas que se apresentam - seja nas cidades, seja em ambientes rurais -, novas questões e impasses são problematizados e apresentados em relação aos significados vitais dos deslocamentos do ser humano no tempo e espaço. 

Nosso percurso tem, como objetivo específico, ampliar o repertório sensível e inteligível relativo às novas modalidades do fazer artístico, nas metodologias educacionais, nas  práticas poéticas e teóricas, se apoiando na inserção relativamente recente do enunciado da caminhada na paisagem da Arte Contemporânea e na Educação como Método de Ensino, envolvendo todas as disciplinas ligadas à Arte, Ciência e Técnica.

A ressignificação de nossas experiências e repertório constitutivo, relativos aos trânsitos e fluxos na qual vivemos em todos os momentos - dos percursos cotidianos aos nomadismos sócio-culturais e, portanto, históricos -, nos solicita redesenhar as representações das noções de território e de mapeamento destes, a partir das observações, das memórias (cujo arco se estende do singular/ afetivo ao plural/cultural-histórico) e dos imaginários, visando sempre a projeção de futuros possíveis.

A experiência extraída do ato de caminhar, em si, visa a constituição de narrativas e dramaturgias que ancorem  a instauração de novas e outras poéticas, esbarrando em  questões emergentes de nossas vidas: a mobilidade social, física, territorial; as migrações; o desafio das outridades, a noção de estrangeiro, do desconhecido, as trocas de saberes, dos limites e fronteiras, da possibilidades de cartografar tempos movediços que nascem da experiência física - local, regional e global - de um corpo no território.  

 


Histórico






Essa pós-graduação tem uma tonalidade “indisciplinar”, isto é, as distintas áreas de conhecimento se interconectam, considerando que o ato de caminhar é uma ação atávica e existencial e, ao mesmo tempo, cada vez mais presente em nosso cotidiano, seja por um aspecto funcional, seja como dispositivo poético. Cada tópico ou módulo temático abordado no curso será um leque de possibilidades para nossas reflexões e projeções, ativando o sentido da pesquisa e amplificando os dispositivos práticos, seja na Arte, seja na Educação.
 

1 - Caminhada e seus percursos históricos 
  - do Neolítico à Arte Contemporânea

2 - Caminhada e a História do Corpo 
  - do funcional ao poético e suas derivações

3 - Caminhada e os saberes da Ciência 
  - astronomia, geologia, antropologia, ecologia e afins

4 - Caminhada na Literatura e Filosofia

5 - Caminhada na paisagem urbana e natural
 - mapa, território e práticas cartográficas

6 - Caminhada e as modalidades de registro 
  - desenho, fotografia, vídeo, escrita, performance, livro de artista

7 - Caminhada nas manifestações populares 
  
- peregrinações e rituais




Como será a dinâmica dos encontros?

A Pós Graduação Caminhada como Método para Arte e Educação terá 03 módulos online agrupando, de modo orgânico, todos os tópicos de estudo acima mencionados e 02 imersões presenciais entre os Módulos, completando 18 meses de trabalho.

Sobre os três módulos on line:

Todas as segundas-feiras das 19h30 às 21h30, um palestrante convidado irá ministrar um dos temas acima relacionados. Uma semana antes da aula, será enviado um texto para leitura coletiva e discussão em aula para que possamos estar afinados para o encontro que, assim, se tornará mais produtivo, reflexivo e investigativo. 

No último mês do Módulo I (junho de 2025) e do Módulo II (novembro de 2025),  iremos nos dedicar à orientação de trabalhos que vão sendo compostos a partir do que foi trazido no decorrer dos encontros, com dinâmicas que estimulem conexões e procedimentos criativos, dando espaço para aprofundamentos pessoais e coletivos. 

Mapear as ideias, impulsionar os caminhos de uma pesquisa, trazer em formato de roda de conversa uma escuta coletiva, elaborar os mind-maps. Como sinalizar, indicar os possíveis desdobramentos do projeto de cada participante, incitando o processo de criação como parte fundante e essencial para compreensão da pesquisa como um todo? 

Apesar de serem aulas on line, vivenciar práticas e ativar materialidades para  corporificar o processo de criação de imagens, escritas, texturas, composições, etc. que possam ser transformadas em relatos e narrativas, parte das experiências que se transformam em conhecimento, informação. Daremos a oportunidade para que cada participante possa experienciar o espaço das aulas como um laboratório experimental, transformando a caminhada em uma teoria prática ou uma prática teórica.   

  • Módulo I: A bagagem do caminhante: março, abril, maio e junho de 2025
  • Módulo II: O chão dos territórios: agosto, setembro, outubro e novembro de 2025   
  • Módulo III: Um horizonte na mira: março, abril, maio e junho de 2026

 Faça o download do programa completo clicando aqui



As imersões presenciais serão em locais como Fazenda Serrinha em Bragança Paulista (https://fazendaserrinha.com.br/), nossa parceira que tem estrutura e hospedagem, alimentação, atelier e trilhas, e irá nos receber por 08 dias/07 noites. 

No decorrer da imersão iremos praticar os conceitos, aprofundando nossas motivações poéticas, a partir das práticas de registro como desenho, fotografia, vídeo e performance, com o intuito de formularmos enunciados e construção de narrativas, oriundas da prática de caminhada. 

As imersões acontecerão após o Módulo I e Módulo II.  

  • Imersão 1: Cartografia dos caminhos: de 19 a 26 julho de 2025
  • Imersão 2: As curvas da trilha: de 24 a 31 janeiro de 2026


Como irá acontecer? 

Sabemos que essas formações em formatos on line tem um aspecto que favorece o encontro de pessoas que habitam em lugares muito distintos, possibilitando o acesso seja onde estiver. Esta dobra geográfica que a tela oferece enriquece demais os repertórios culturais, geográficos e históricos.

Por outro lado, também sabemos da extrema necessidade do encontro presencial, em se tratando de caminhada - um corpo em movimento no território - para que os conceitos oferecidos nos encontros on line possam ser vivenciados e experienciados in loco, em trocas entre os corpos, no mesmo tempo e espaço.

Para tanto estamos propondo duas vias, dois percursos distintos de modo a contemplar  este arco extenso de necessidades, desejos e em função das condições de cada participante:       

  1. Plano A: Frequentar apenas os encontros on line: a expectativa é de que no final da Pós, cada aluno/aluna, apresente um trabalho escrito que pode ter um tônus poético, ensaístico, teórico, conceitual. Sabemos que existem várias modalidades de escrita que não excluem o âmbito da experiência. 
  1. Plano B: Frequentar os encontros on line e as imersões presenciais: a expectativa é que os alunos/alunas que incorporem as imersões como parte do processo, possam então produzir trabalhos com materialidades outras - livros de artista, performance, vídeo, fotografias, desenho, convergindo para uma mostra de trabalhos no final do percurso, a ser realizada em SP.  



Como o curso (nos) acontece
Nossas aulas ao vivo e em cores, nos quais utilizamos todas as possibilidades que as plataformas digitais possibilitam para a realização de atividades síncronas e assíncronas, bem como a possibilidade de imersões presenciais.

Linguagens múltiplas
Como instrumentos para os registros dessas experiências, trabalharemos as linguagens visuais, verbais e corporais: desenho, escrita, vídeo, fotografia, oralidade, corpo.

Professores e professoras
Temos profissionais conectados às abordagens filosóficas, científicas, humanas e práticas artísticas relacionadas à questão da caminhada – da ancestralidade até o mundo contemporâneo.



Faça o download da biografia docente clicando aqui


Planos de estudo

Plano A: Encontros 100% online  
A Plataforma Digital d’A Casa Tombada dá acesso ao aluno estudar, pesquisar, acompanhar e interagir durante todo o seu percurso. Textos, mídias digitais, fóruns de discussão, aulas gravadas e retornos de professores e coordenação em um só lugar. Semanais on line: os encontros presenciais online às segundas-feiras, das 19h30 até 21h30.

Plano B: Encontros online e duas Imersões presenciais   
 
As imersões presenciais serão organizadas e planejadas a partir das inscrições. Iremos  orientar a logística sobre o deslocamento - como chegar e voltar de SP para a Fazenda Serrinha que  irá   nos receber por  8 dias/7 noites  oferecendo hospedagem, alimentação e espaço de trabalho. O valor de deslocamento de SP para Fazenda Serrinha não está incluso e será resolvido de acordo com a dinâmica do grupo - ou em van coletiva, ônibus ou sistema coletivo de caronas. 

Para conhecer e saber mais a Fazenda Serrinha, acessse: www.fazendaserrinha.com.br



A trajetória do estudante
Participação nos encontros semanais , realização dos estudos e vivências entre encontros, partilha coletiva nos encontros práticos de seus fazeres e participação nas duas imersões semestrais propostas entre os módulos, para quem se   inscrever  neste  formato. No final da pós, como resultante da jornada, cada estudante vai apresentar para a comunidade seu Relato de Caminhante, em forma de texto, o fruto de sua pesquisa ativada pelas aulas e proposições, considerando que quem frequentou o formato on line deverá apresentar  um texto e quem frequentou o formato online + encontros  presenciais irá apresentar   produção material, intersectando suas práticas com o pensamento sobre a prática da caminhada como método para arte e educação incorporando sua pesquisa poética e/ou científica, tonificada pela singularidade de cada presença.


Coordenação do Curso 


Edith Derdyk

Tem realizado exposições coletivas e individuais desde 1981 no Brasil (Museu de Arte Moderna- SP e RJ; Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil-RJ; Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, entre outras) e no exterior (México, EUA, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Espanha, Portugal, França, Suécia).

Prêmios.Bolsas.Residências: 2023. Edital ProAc Exposição Inédita CEUMA; Edital proAc Livro de Não Ficção_O corpo da Linha_Editora Relicário; 2022. Pollock-Krasner Foundation_Bolsa de Pesquisa; 2021. Edital ProAC Lei Aldir Blanc_Reconhecimento do Percurso Artístico; 2019. LabVerde_Imersão Artística no Amazonas; 2018. Edital Fábrica Marcos Amaro; 2017. Título Doctora Honoris Causa_17,Instituto Estudios Criticos_Cidade do México.México; 2015.Edital PROAC_Incentivo à Literatura_Poesia; 2014. Edital PROAC_Livro de Artista; 2013_Residência_Can Serrat_Espanha; 2012_Prêmio Funarte Artes Visuais; 2007_ Residência_The Banff Centre_Canadá; 2004_Prêmio Revelação Fotografia Porto Seguros;2002_Bolsa Vitae de Artes; 2002_Categoria Tridimensional _APCA; 1999_The Rockefeller Foundation_artista pesquisadora_Bellagio Center, Itália; 1993_Artista residente_MAC-USP/Vermont Studio Center_USA; 1990_ Bolsa Fiat_Artes Visuais. 

Coleções Públicas: Fundação Marcos Amaro/Itu.MAC-USP. Fundação Padre Anchieta. TV Cultura. São Paulo; Câmara Municipal de Piracicaba; Museu de Arte de Brasília/MAB; Museu de Arte Moderna de São Paulo/MAM; Secretaria Municipal da Cultura – Santos; Museu de Arte de Santa Catarina/MASC; Museu de Arte Moderna da Bahia; Casa das Onze Janelas - Belém/Pará; Pinacoteca Municipal – Centro Cultural São Paulo; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Casa de Cultura Judaica_Biblioteca José Mindlin_Museu do Mar_RJ; MAC-SP entre outros

Autora de livros: Da língua e dos dentes_Ed.Urutau; A pesar, a pedra_Ed.Patuá; Edith Derdyk-1997/2017_Edições A; Entre ser  um e ser  mil –  o objeto livro e suas poéticas (organizadora)_Senac; Disegno.Desenho.Desígnio(antologia)_Senac;  Linha de Horizonte: por uma poética do ato criador_Ed.Escuta; Linha de Costura_C/Arte; Formas de pensar  o desenho_Ed.Panda entre outros. 

Autora /ilustradora de vários livros infantis (Todo mundo tem_Ed.Hedra; Rato_Ed.Cosac&Naify, coleção Folia de Papel_Ed.Jujuba, O colecionador de palavras_Ed.34;Fábulas.Alegorias.Adivinhações_Ed.SM; Coisa com Coisa_Ed.Move  e  outros) e  letrista de algumas canções do Palavra Cantada(Pomar, Ora Bolas, Rato, O que é o que é, Trilhares e outras)  e parceira do espetáculo Catopleia –alegorias musicais, com Luz Marina (letras e  concepção visual). 

Atualmente coordena  a Pós Graduação Lato Sensu  “Caminhada como método para Arte e Educação” na A Casa Tombada. 

Para acessar o trabalho da artista: 

https://issuu.com/livroedithderdyk/docs/livro_edith_derdyk

http://cargocollective.com/edithderdyk               


Bárbara Melo

Nasceu em Recife e vive atualmente na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Artista visual, escritora, arte educadora, designer gráfica, mestre em Arte e Design para o Espaço Público (FBAUP, Porto/PT) e criadora do ateliê Barbarizá (@barbariza_atelie), onde promove oficinas desde 2013. Investiga a casa, o corpo e o caminhar como prática artística e os cadernos e livros de artista como suporte de narrativas e poéticas visuais. Promove oficinas, rodas de conversa e orientação de projetos. Realizou exposições coletivas em Recife e no Porto/PT. Publicou seu primeiro livro de poesia Cada palavra que solto pela editora Urutau (SP, 2021). Atualmente investiga o gesto de rasgar, participa com outros artistas elaborando cenários e performances. Faz parte da equipe da pós-graduação Caminhada com método para arte e educação, com coordenação da artista Edith Derdyk na Casa Tombada (SP).

ateliebarbariza@gmail.com 

https://www.instagram.com/barbariza_atelie/

https://cargocollective.com/barbararuas

 

Faça o download da bibliografia da pós-graduação clicando aqui



Coordenação Geral d'A Casa Tombada

Profa. Dra. Ângela Castelo Branco e Prof. Dr. Giuliano Tierno 

Coordenação das Pós-Graduações d'A Casa Tombada

Prof. Dr. Giuliano Tierno

Regulamentação 

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Autorizado pelo MEC. FACONNECT – Instituição de Ensino Superior Credenciada pela Portaria MEC n° 59 de 13/01/09, pub. no D.O.U em 14/01/09


Calendário e carga horária  - Período de realização 

Processo Seletivo: de 05/11 a 21/01/25

Entrevistas: serão agendadas, de maneira coletiva, a partir do mês de novembro/24

Início das aulas: 10 de março de 2025

Término: junho de 2026 


Inscrição

Você realiza a sua inscrição aqui na página

Taxa de R$ 50,00 (a entrevista online será agendada após a efetivação da inscrição)

Após o pagamento a equipe d’A Casa Tombada entrará em contato via e-mail para pedir os documentos necessários para a matrícula


Investimento

Plano A: Encontros 100% online - 21 parcelas de R$ 930,00 (valor integral) 

Plano B: Encontros online e duas Imersões presenciais - 21 parcelas de R$ 1.210,00 (valor integral) 

IMPORTANTE: Caso você opte pelo PLANO B (online + 2 imersões), estão inclusos nos valores das parcelas, pagas mensalmente, 7 pernoites com pensão completa, nas duas imersões previstas. Todos os deslocamentos serão custeados à parte pelos  participantes.

Importante: * Taxa de rematrícula semestral - R$ 99,00 (30/6/25) e (30/11/25). Para realizar a rematrícula o estudante deve estar com o seus compromissos pedagógicos e financeiros em dia. 

 

Processo seletivo para bolsa até 22/11/24

A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece 1 bolsa integral de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência. Não é preciso fazer inscrição. Consulte os critérios do Processo Seletivo pelo link abaixo, Se tiver alguma dúvida, envie um email para pos@acasatombada.com.

Resultado da concessão da bolsa de estudos integral:  29/11. Matrícula:  até dia 20/12/24

Carta edital: https://drive.google.com/file/d/1ZtHaEIVt96Cy4woSqlWjoR_syVBnVsZt/view?usp=drive_link

Formulário: https://forms.gle/WFgr2Zk2gyYd58247


 Conheça o trabalho de pesquisa da última turma da pós

https://cursos.acasatombada.com.br/curso/pesquisas-da-casa

FAQ

Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades

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Chame por Renata no Whatsapp de suporte - 19 97404-7783 Email: atendimento@acasatombada.com

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Estude quando e onde quiser

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