Pós-graduação O Livro para a infância - Processos contemporâneos de criação, circulação e mediação

Pós-graduação O Livro para a infância - Processos contemporâneos de criação, circulação e mediação

Pós-graduações
  • Início das vendas 13/05/2024
  • 1 hora de carga horária
  • 1 aula
  • 1 módulo de conteúdo
  • Última atualização 08/05/2024

Fechamento do carrinho em 01/10/2024

Sobre o Curso

Pós-graduação o Livro para a Infância

Processos contemporâneos de criação, circulação e mediação


Coordenação de Ananda Luz e Cristiane Rogerio


Turma 11






Alguém consegue pensar em falar de livros e infâncias hoje sem alinhavar estas palavras? Nós da pós O LIVRO PARA A INFÂNCIA lutamos todos os dias por isso. Constantemente nos lembramos das palavras dos pesquisadores Humberto Maturana e Francisco Varela: “O conhecimento do conhecimento compromete”. Na verdade, construímos cotidiariamente o compromisso com os conhecimentos produzidos ontem e hoje sobre criação, mediação e circulação nos processos contemporâneos dos livros para as infâncias. Cotidiariamente porque o compromisso é renovado todos os dias, não ano a ano, assim como a intelectual Azoilda Trindade nos convoca quando fala sobre educação para as relações étnico-raciais. De mãos dadas com a Azoilda Trindade, Heloisa Pires Lima e tantas outras pesquisas e pesquisadores/as a diversidade se torna um valor inegociável ao lado de "pluralidade", "repertório", "contexto" e "vínculo". 

E como construir isso tudo? Convidando todas as pessoas que fazem parte do coletivo da Pós a partilhar o livro e os debates que dele transBorda. Convidando a olhar para si, para sua relação com o livro para, então, perceber, concomitantemente, todas as pessoas que estão ao redor. A bordar no outro e se bordar do outro. Ou ainda, quando Aidan Chambers nos fala sobre conversas literárias em que: “ao expressarmos nossos pensamentos, estenderemos nossa capacidade de pensar. Essa é a base de um trabalho coletivo”. Para ele, o livro na coletividade significa que “cada membro sabe alguma parte, mas ninguém sabe de tudo”. Por isso, os saberes que se constroem nela são nossos tesouros. 

Há de se fazer, então, uma espécie de "reposicionamento" de quem vive em torno deste livro. Se você é educador, o convite é se colocar no lugar do artista; se você é criador de livros, poderá pensar sob a perspectiva do mediador de leitura. Mas e quem está entre um e outro? Aqui também terá o seu lugar, seja o editor, o divulgador da obra, o designer, o bibliotecário, o coordenador pedagógico, a família… E aquele que é "só" apaixonado pelo assunto? Estará aqui, conosco na construção de conhecimento. Na nossa pós, aquele que lê, aquele que escolhe, aquele que produz, aquele que faz esta arte circular é chamado a estar junto, num coletivo de pesquisa e, quem sabe, ser afetado pelo que se estuda ali. 

Teoria e prática se misturam em nossos debates. Tudo a partir dos diversos conceitos de infância, do olhar decolonial para os acontecimentos históricos, dos nossos encontros com as materialidades dos livros, sempre com uma atenção especial às diretrizes contemporâneas para a formação de leitores literários e as políticas públicas. É assim que conectamos e transitamos pelos eixos "criação", "circulação" e "mediação", a partir dos processos contemporâneos do livro para a infância. 

Mas, afinal, o que é o livro para a infância? Muito mais do que uma etapa a ser “superada” na vida de um leitor. Acreditamos nele como uma presença potente do bebê à maturidade, que pode nos propor diversas relações com o outro e com o mundo.



Como esse curso (Nos) acontece


Cuidado é nosso princípio. A pós acontece 100% de modo on-line com aulas síncronas. Temos encontros marcados todas as quintas-feiras e um sábado por mês. Tudo construído com muito carinho. São encontros com a coordenação e/ou com os professores/as. A coordenação cuida do coletivo e também de cada pessoa. Por isso, além das aulas semanais, temos atendimentos individualizados, planejados, para consolidarmos os muitos modos de pesquisar que cabem no nosso curso. 

São as Perguntas que nos conduzem e elas podem mudar, voltar ou surgir a partir do movimento de cada estudante e dos/as professores/as e convidados/as a estarem conosco no (per)curso. Seguimos algumas pistas: marcos reconhecidos em teorias já publicadas; a chegada ao Brasil dos conceitos sobre o gênero livro ilustrado como forma de narrar em um jogo potente entre texto, imagem e projeto gráfico; as percepções de infância, de sujeito, de formação de sociedade e culturas que influenciam o que "está e o que não está nas nossas prateleiras".  E, a partir disso, questionar: qual é a história editorial do Brasil sob a perspectiva das memórias das presenças negras e indígenas no livro para a infância? Como isso aparece nas escolhas feitas em cada etapa de se criar um livro, esteja ele em uma "grande", "média" ou "pequena editora"? E todos os debates contemporâneos que surgem ao redor desse objeto.


A história dessa pós

Esse curso nasceu em 2016 como "O Livro para a Infância: textos, imagens e materialidades”. Mas mudamos o nome pois somos mais. Somos as possibilidades de investigar esta dança do livro contemporâneo. Somos as possibilidades de experimentar fazer este livro todos os dias. Somos as oportunidades de acesso e mediação. Somos força para enfrentar, conhecer e transformar as relações de circulação de livros. Somos construção de repertório, escolhas de edição, olhar de passado, presente e futuro. Somos criação, circulação e mediação nos processos contemporâneos. 

Desde a primeira turma, novos formatos foram experimentados. Em 2020, vivemos uma grande virada e estreamos nossa primeira turma 100% online, ampliando o diálogo com pessoas de diferentes lugares e contextos, dentro e fora do Brasil. Hoje, estamos caminhando para a quarta turma online. O modo artesanal de elaboração, que caracteriza o curso, só se fortalece na busca de manter os processos de aprendizado do coletivo, ainda que a distância, estamos presentes, acolhendo todas essas mudanças que ampliam as percepções e conversas sobre as relações dos livros com as pessoas e vice-versa.


Construção coletiva

Nem toda educação é a mesma, nem tudo é sabido, escrito, desenhado: nada se perde. Tudo inventado onde tudo é possível. Ideias são bem-vindas em diálogos poéticos, estéticos e éticos.



100% online 

Nossas aulas são ao vivo e em cores, nos quais utilizamos todas as possibilidades que as plataformas digitais possibilitam para a realização de atividades síncronas e assíncronas. A Plataforma Digital d’A Casa Tombada dá acesso ao aluno estudar, pesquisar, acompanhar e interagir durante todo o seu percurso. Textos, mídias digitais, links, fóruns de discussão, aulas gravadas e retornos de professores e coordenação em um só lugar. 

Encontros semanais

Os encontros semanais acontecerão às quintas-feiras, das 20h às 22h.

Encontros um sábado por mês 

Os encontros acontecem em 01 sábado por mês previamente agendados, sempre das 9h às 12h. Serão momentos exclusivos com a coordenação do curso, com dinâmicas específicas para elaborar as conexões necessárias entre as aulas semanais e o percurso da turma. 

Conteúdos exclusivos

Na plataforma, além das propostas do percurso das aulas, as estudantes e os estudantes contarão com uma curadoria da coordenação em parceria com os professores, seja em formato de links ou bibliotecas virtuais, ou vídeos preparados para determinado assunto, tudo para que o acesso aos nossos estudos esteja não só mais amplo, como mais organizado para a turma toda. 


Quem nos encontra

O curso é destinado a quem se interessar pelas relações provocadas a partir do livro para a infância de um modo amplo e diverso. Professores, bibliotecários, autores da escrita por palavras, ilustradores, criadores de imagens de formas diversas, designers, editores, divulgadores, livreiros, mediadores de leitura nos mais variados espaços, pesquisadores da linguagem, da literatura, das artes visuais e da educação.




O nosso pesquisar - TCC e experiências

O TCC (trabalho de conclusão de curso) é um convite a explicitar o processo de construção do conhecimento. Um direito da e do estudante elaborar o que o atravessou durante o (per)curso. Pode ser algo que tenha encontrado pela primeira vez nesse território ou algum projeto que já tem em andamento, o importante é narrar-se tecendo com o que foi vivenciado na pós. Quais perguntas nasceram? Quais perguntas ainda não foram respondidas? Quais temáticas despertaram paixão? Quais me provocaram a mudar meu percurso? Quais temáticas me causaram desconforto? Em quais temáticas me aconcheguei? É um narrar-se, como quem conta ao outro como chegou até aquele lugar. Um dos métodos que propomos é a criação de uma espécie de "livro-percurso", um espaço físico de qualquer formato, no qual se recolha vestígios de aula, conexões, questionamentos, notas. Uma escrita própria que vai tomando seu contorno. O TCC pode ser feito individualmente, em dupla ou em grupo; pode ser em formato de artigo, uma revista, um podcast, um vídeo…: estamos sempre abertas às invenções. Como dissemos lá em cima: ideias são bem-vindas em diálogos poéticos, estéticos e éticos.



Nossos/as parceiros/as na pós

Temos conosco pessoas de escuta, pessoas de pesquisa constante que, diante dos estudantes, ampliam seus saberes em coletivo.


Coordenadoras 


Cristiane Rogerio e Ananda Luz

Ananda Luz

é coordenadora e professora da pós d’O Livro Para A Infância, na qual foi estudante e, hoje, compartilha suas pesquisas e leituras sobre as relações étnico-raciais e os livros para a infância. É doutoranda em Difusão do Conhecimento (DMMDC-UFBA/UNEB/IFBA), com a pesquisa Na Beira da Estrada: ser criança às margens da BR-101, onde pesquisa narrativas de crianças sobre seus modos de vida. É também pedagoga de formação e atuação, realiza curadoria de acervos literários. Na mesma A Casa Tombada, criou e coordena outro curso de pós-graduação: Educação e Relações Étnico-Raciais: investigação de cosmopercepções amefricanas.   

Cristiane Rogerio 

é mestra em Arte Educação, pelo Instituto de Artes da UNESP, onde narrou a criação, os caminhos e aprendizados na construção e exercício do curso de pós-graduação lato sensu O Livro para a Infância, na qual é coordenadora desde 2016 n’A Casa Tombada. Jornalista, atualmente é colunista da Revista Crescer (onde foi editora por 8 anos) e coordena a Lista dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano, é também criadora do blog Esconderijos do Tempo e autora dos livros Carmela Caramelo (com André Neves, pela Editora Cortez) e Bebês do Brasil (com a Crescer, pela Editora Globo).



E como é que são as aulas e os temas?

Por módulosCada tema abordado na pós é um leque de possibilidades de discussões. Nada está pronto, tudo está para ser discutido, coletivamente. Dividimos o nosso percurso assim:


Pesquisa e Contemporaneidade no Livro Para a Infância: 

que livro é esse? Por onde ele circula? Quem faz a mediação e em quais condições? Quem cria e como cria essas obras? Como estas discussões habitam, há tanto tempo, A Casa Tombada?

Professores/as que nos acompanham: Ananda Luz, Ângela Castelo Branco, Anna Luiza Guimarães, Camila Feltre, Cristiane Rogerio, Giuliano Tierno

 Clique aqui  para conhecer a experiência de cada professor  

Professores O livro para a infância Módulo 1.pdf



Isto (não) é um livro ilustrado: 

o que é o tal "picture book" ou "álbum", que começa a ser nomeado como gênero de narrativa no Brasil algumas décadas atrás? Conceitos e fronteiras podem ser borrados? Como criar, fazer circular e mediar este livro?

Professores/as que nos acompanham: Carolina Moreyra e Odilon Moraes.

Clique aqui  para conhecer a experiência de cada professor  


Professores O livro para a infância Módulo 2.pdf




Percepções de Infâncias - Histórias e Identidades:


de quais crianças estamos falando e de quais não estamos falando? Que infâncias habitam as histórias? Que leitoras/es estão sonhados na produção dos livros? Em que medida falar sobre isso é um ato político? Na mão de quais crianças estas obras estão chegando? 

Professores/as que nos acompanham: Heloisa Pires Lima, Isabel Lopes Coelho, Isabel Santos Mayer, Luiza Christov, Trudruá Dorrico.

 


Clique aqui  para conhecer a experiência de cada professor  

Professores O livro para a infância Módulo 3.pdf


Modos de Ver, Modos de Ser:

lemos as imagens de tantas técnicas diferentes da mesma maneira? O que ao ler uma imagem ela nos comunica? Será que realmente estamos lendo? Se parte de autores diversos, o que isso pode nos ensinar como leitores?

Professores/as que nos acompanham: Aline Abreu, André Neves, Edith Derdyk, Josias Marinho, Letícia Liesenfeld, Lúcia Hiratsuka, Marilda Castanha e Raquel Matsushita. 

Clique aqui  para conhecer a experiência de cada professor  

Professores O livro para a infância Módulo 4.pdf


Escrever, Narrar-se:

Por que escrever? Tenho direito a escrever? O que se escreve "para as infâncias"? O quanto da minha experiência pode estar na escrita? A escrita é também o lugar para compartilhar conhecimento? A escrita acadêmica pode ser uma escrita de si? Pode ser poética? Mas o que é poesia, então? Há regras para a escrita disto ou daquilo? Por quê?

Professores/as que nos acompanham: André Gravatá, Luiza Christov, Josi Lima e Simone Paulino. 

Clique aqui  para conhecer a experiência de cada professor  

Professores O livro para a infância Módulo 5.pdf


Oralidade É Pesquisa:

quais os lugares da palavra falada como fonte das histórias? Como ela passeia pelo tempo e continua viva? Quais contextos sócio-culturais a oralidade nos revela? Oralidade é literatura? Como a oralidade pode nos convidar aos saberes ancestrais? 

Professores/as que nos acompanham: Giselda Perê, Giuliano Tierno e Marco Haurélio.

Clique aqui  para conhecer a experiência de cada professor  

Professores O livro para a infância Módulo 6.pdf


Chão É Ensino - Mediações e Leituras Possíveis:

 pedindo licença ao poeta Manoel de Barros, como dar valor a este "chão" em que os livros circulam de mãos em mãos, de corpo em corpo, de indicação em indicação em que todos podem dizer o que pensam sobre o que estão lendo. 

Professores/as que nos acompanham: Julia Souto, Magno Rodrigues Faria, Tereza Grimaldi e Stela Maris Fazio Battaglia.


Clique aqui  para conhecer a experiência de cada professor  

Professores O livro para a infância Módulo 7.pdf


Dados Gerais da Pós 

Regulamentação 

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Autorizado pelo MEC. FACONNECT – Instituição de Ensino Superior Credenciada pela Portaria MEC n° 59 de 13/01/09, pub. no D.O.U em 14/01/09

Coordenação Geral 

Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira e Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira 

Coordenação do Curso 

Profa. Ms. Ananda Luz

Profa. Ms. Cristiane Rogerio

Calendário e carga horária 

Período de realização 

setembro 2024 a março de 2026 - 18 meses

Início das aulas 

26 de setembro de 2024

Carga horária total 450 horas

 

Inscrição e Investimento do Curso 

Inscrição

Taxa de R$ 50,00 (a entrevista online será agendada após a efetivação da inscrição)

Matrículas online

A equipe d’A Casa Tombada entrará em contato via e-mail para pedir os documentos necessários

Investimento

24 parcelas de R$ 869,95

Conheça as outras condições de pagamento e descontos especiais para pagamentos à vista (parcelado em até 4 vezes no boleto)


Consulte descontos especiais para pagamentos à vista e outras formas de pagamento pelo e-mail pos@acasatombada.com

15% para professores, bibliotecários, mediadores de leitura e estudantes e ex-estudantes d'A Casa


Importante: * Taxa de rematrícula semestral - R$ 99,00 (30/11/24) e (30/6/25). Para realizar a rematrícula o estudante deve estar com o seus compromissos pedagógicos e financeiros em dia.

 

Processo seletivo para bolsa até 20/6/24

A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece 1 bolsa integral de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência. Não é preciso fazer inscrição. Consulte os critérios do Processo Seletivo pelo link abaixo, se tiver alguma dúvida, envie um e-mail para: pos@acasatombada.com





Carta edital: https://docs.google.com/document/d/1uG0jlkWk96BnRIODDHhSDHKMm_XxFh_w__VkzfLIt9o/edit?usp=drive_link

Formulário para preenchimento: https://forms.gle/eroRnUv5juCbSrBV7




Público alvo

O curso é destinado a quem se interessar pelas relações provocadas a partir do livro para a infância de um modo amplo e diverso. Professores, bibliotecários, autores da escrita por palavras, ilustradores, criadores de imagens de formas diversas, designers, editores, divulgadores, livreiros, mediadores de leitura nos mais variados espaços, pesquisadores da linguagem, da literatura, das artes visuais e da educação.

3 meses

Sem tempo para fazer o curso agora?

Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.

Conteúdo

1Aula demonstrativa

  • Aula demonstrativa - Pós-graduação O Livro para a Infância

    ASSISTIR

FAQ

Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades

expand_more
Chame por Renata no Whatsapp de suporte - 19 97404-7783 Email: atendimento@acasatombada.com

Secretaria - pós-graduações

expand_more
Chame por Flávia no Whatsapp - 11 96362-7762 email: pos@acasatombada.com

Acesso por 3 meses

Estude quando e onde quiser

Avaliações

Opinião dos alunos que se matricularam
Pós-graduação O Livro para a infância - Processos contemporâneos de criação, circulação e mediação

  • Início das vendas 13/05/2024
  • 1 hora de carga horária
  • 1 aula
  • 1 módulo de conteúdo
  • Última atualização 08/05/2024

Fechamento do carrinho em 01/10/2024

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade