
“Uma história não é uma explicação. Ela é vivida entre conta e quem ouve; seu eco ressoa muito além de seu conteúdo. [...] O significado e o poder da história não se encontram só no conteúdo; ao contrário, eles se desdobram ao longo dos processos dinâmicos de ouvir e recriar".
Laura Simms
Os contos nos ajudam a dar sentido e graça à nossa existência. Sentido e graça não são significados. Podem transitar nesse jogo entre significado e significante, mas a experiência como ato de narrar e ouvir uma história está além. Está num território do par experiência/sentido, prática da linguagem que nos coloca em contato com a força vital do mundo e com as qualidades sutis das vivências humanas que nos confortam, nos faz ultrapassar medos, nos ajudam a compreender situações complexas e mais, nos aproximam das áreas do conhecimento cujas qualidades pertencem ao cuidado permanente do mundo.
Este curso de narração de histórias tem como objetivo exercitar (estudar, pesquisar e experimentar) dos processos de narração de histórias nas práticas pedagógicas, que podemos inscrevê-las nas práticas escolares, mas também, nas práticas de mediação cultural, nas práticas de mediação de leitura, nas práticas de mediação de conflitos, nas práticas sociais de um modo mais ampliado.

Pós-Graduação EAD
As aulas são ao vivo e em cores, aproveitando ao máximo os recursos das plataformas digitais para promover atividades síncronas (em tempo real) e assíncronas (que você pode acessar quando quiser).
Encontros semanais - online via Zoom
Acontecem quinta-feira , das 19h30 às 21h30, em um ambiente interativo e colaborativo.
Imersões online
Acontecem aos sábados, das 9h às 17h, (excepcionalmente), nas seguintes datas:
27/06/2026
5 e 12/12/2026
Turma com até 45 alunos
Isso garante um ambiente mais próximo, acolhedor e com espaço para escuta e trocas significativas.
Plataforma Digital d’A Casa Tombada
Durante todo o percurso, você terá acesso à nossa plataforma exclusiva, onde poderá:
- Estudar e pesquisar
- Assistir as gravações das aulas e acompanhar as atividades
- Interagir com colegas, professores e coordenação
- Acessar textos, mídias digitais, links, fóruns de discussão e aulas gravadas
Calendário e carga horária
- Processo Seletivo: de 11/11/2025 à 31/01/2026
- Entrevistas: serão agendadas coletivamente a partir de Janeiro de 2026
- Início das aulas: 19/03/2026
- Término: 03/2027
- Duração: 12 meses
- Carga horária total: 450 horas

Narração de Histórias nas práticas pedagógicas
O ato de contar e ouvir histórias é uma prática que acompanha a humanidade desde os primórdios e atua como um poderoso instrumento de coesão social e transmissão de sentido de geração a geração.
Em meio a crises e à sobrecarga de informações fragmentadas da era digital, as histórias e os processos de narração permitem que se estabeleçam vínculos, cultivando a empatia e a solidariedade ao aproximar as pessoas do mundo do qual fazem parte, de realidades e sentimentos alheios e ao mesmo tempo tão semelhantes.
Ao preservar e transmitir a memória cultural, tradições e ensinamentos, o ato de narrar ajuda a vitalizar a nossa força coletiva, oferecendo referenciais para a compreensão do mundo e para a construção de um futuro amparado por um presente mais digno para todas as formas de vida.
Um ponto fundamental deste curso é sua abordagem praxiológica da interseccionalidade no ato de narrar. Dinamizando as relações de gênero, raça e classe social, o curso busca ancorar-se - por meio de reflexões, práticas, partilha de relatos de experiências - no fundamento o qual a professora Leda Maria Martins destaca em suas obras, da importância da narração de histórias por grupos historicamente marginalizados como um ato de interrupção do silenciamento e do vazio.
Por fim, este curso propõe pensar e vivenciar o corpo como lugar de inscrição do conhecimento (saber) e da memória, refletindo como o ato de contar e ouvir histórias pode abordar os pagamentos, como também valorizar o passado, reconhecendo como um o importante pilar a máxima do líder indígena, Ailton Krenak, de que “o futuro é ancestral".
Como estes modos de sentirpensarfazer a narração de histórias acontecem e podem ser potencializados ainda mais nas práticas pedagógicas cada vez mais complexas? Esta é a pergunta central do curso.
Esse curso é conduzido pelas perguntas:
- Como lidamos com as histórias nas práticas pedagógicas? O que compreendemos por “histórias"? Pra que é importante sua presença nos processos educativos?
- Como podemos nos preparar para contarmos uma história?
- Como podemos preparar uma história para ser contada?
- Como formamos um repertório de histórias?

Campo 1 - Comunicação como vínculo e cumplicidade
- Mito de Origem
- Criação do lugar e escuta
- Comunicação como vinculação
Campo 2 - Narração, Educação e Práticas Narrativas
- A Crise da Narração
- As palavras como princípio da educação
- Pedagogia das Encruzilhadas
- A vocação dos professores
- Elogio à docência
- O Enigma das Infâncias
- Imigração, refúgio e educação
- Pedagogia dos Saraus
- Poesia e Educação
- Biblioteca e Narração
- Literatura e Território
- Pedagogia Brincante
Campo 3 - Imaginação narrativo-pedagógica: pausa, silêncio, experiência, confiança, palavra
- Imaginação, silêncio e palavra
- Imaginação, pausa e palavra
- Comunidades, sonhos e infâncias
- Práticas de Fabulação
Campo 4 - Repertório de contos
- Os livros para as infâncias
- Histórias com os Povos Verdadeiros
- Coração na aldeia, pés no coração
- A recolha de contos tradicionais
- Oralituras Negras
Campo 5 - Seminários e Processos de Pesquisa
- Orientações temáticas
- Leituras e partilhas coletivas
- Elaboração do TCC

A partir da 18ª turma, o curso passa a se chamar Narração de Histórias nas práticas pedagógicas. Criado em 2010 como A Arte de Contar Histórias, e posteriormente renomeado para Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano, e Narração Artística: poéticas das oralidades na arte e na educação, o curso se reformulou ao longo de 12 anos, acompanhando pesquisas e práticas do campo. Reconhecendo a retomada da narração oral no contexto urbano a partir do século XX, assumiu a missão de experimentar linguagens artísticas do ato de narrar nas cidades. Assim, passou a oferecer aos estudantes experiências relacionadas ao repertório de contos, espaço, corpo, escuta, audiência, teoria, e revisões históricas e culturais. Nesta edição, o curso se dedicará a investigar as poéticas das oralidades nas relações entre narração e educação, explorando convergências e diferenças entre esses campos nas práticas pedagógicas.

Giuliano Tierno - Doutor e Mestre pelo Instituto de Artes da Unesp, com licenciatura plena em Educação Artística pela mesma instituição, é pós-doutorando na EACH/USP sob supervisão de Marília Velardi. Sócio-fundador d’A Casa Tombada, onde atua como Coordenador Geral dos cursos de pós-graduação, participou da elaboração de currículos do Ensino Médio e Fundamental em São Paulo e no Rio Grande do Norte. Possui ampla experiência em gestão cultural e educacional, tendo ocupado funções no CCSP, na SMC e em instituições de ensino. Integra desde 2006 o grupo de pesquisa Roda-Línguas (Unesp) e é organizador dos livros A Criança de 6 anos e Abrigar a impermanência.
Leticia Liesenfeld Erdtmann - Doutora em Artes Cênicas pela UnB, Mestre em Comunicação e Artes pela Universidade Nova de Lisboa, Licenciada em Teatro pela ESTC e Bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS. Atua em teatro e dança desde 1997 e como contadora de histórias desde 2003, com experiência no Brasil, Portugal e Alemanha. É professora convidada em cursos de pós-graduação ligados à Casa Tombada e coordena, com Giuliano Tierno, o curso Narração Artística. Ministra cursos sobre narração oral, corpo e comunicação, relacionando o contar histórias e o dizer literário com dança e teatro, pesquisando especialmente o íntimo na comunicação.

Conheça mais sobre o corpo docente clicando aqui
Investimento
12 parcelas de R$680,00 ou 15 parcelas de R$544,00
Rematrícula - Taxa de rematrícula semestral - R$ 199,00 (o valor será cobrado à parte das parcelas do curso, com vencimento em 30/8/2026). Para a realização da rematrícula o estudante deverá estar com os seus compromissos pedagógicos e financeiros em dia.
Descontos - Consulte os descontos pelo e-mail pos@acasatombada.com
10% - para ex-estudantes e estudantes d'ACasa, e profissionais da educação pública gratuita.
15% - para pagamento à vista

Esta iniciativa consolida o compromisso d'A Casa com um ambiente diverso, plural e inclusivo, contribuindo para a mudança social. O projeto abrange o enfrentamento da desigualdade estrutural como princípio fundamental. Isso se materializa na democratização do acesso à formação. A Casa aposta na pluralidade, garantindo que a inclusão seja uma prática. Ao ofertar bolsas alinha-se a iniciativas que se posicionam no enfrentamento às iniquidades sociais, afirmando-se como um locus de exercício ético e uma ação concreta de justiça social.
Prazo de solicitação de bolsa até o dia 31/01/2025 -
Carta edital: https://drive.google.com/file/d/1eElUUA0jlaixHThKThPG3dYm8Zm-DfGM/view
Formulário para solicitação: https://forms.gle/P3u4GUdGiN3aLqG27
Os estudantes contemplados receberão as informações dos próximos passos por e-mail e WhatsApp após o dia 08/02/2026
Carta de intenção
Após sua inscrição, para confirmar a sua participação no processo seletivo da pós-graduação envie por gentileza uma carta de intenção para que você explicite seus interesses pessoais em participar do curso para o email pos@acasatombada.com
Assim que recebermos a Carta de Intenção entraremos em contato para o agendamento da entrevista coletiva. Na entrevista estará presente a coordenação d'A Casa Tombada, a coordenação do curso escolhido e outros candidatos participantes do Processo Seletivo.
Após a entrevista, enviaremos por e-mail o resultado do Processo Seletivo. Em caso positivo, você receberá as instruções para a realização da matrícula.
Direção d'A Casa Tombada - Centro de Estudo, Pesquisa e Experimentação em Arte, Educação e Linguagem:
Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira
Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira
Coordenação do Programação de Pós-Graduação
Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira
Regulamentação
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Autorizado pelo MEC. FACONNECT – Instituição de Ensino Superior Credenciada pela Portaria MEC n° 59 de 13/01/09, pub. no D.O.U em 14/01/09