Oferta por tempo limitado!
Uma Aula - Natureza, liberdade e coragem

Uma Aula - Natureza, liberdade e coragem

Aulas únicas online
  • 1 módulo de conteúdo
  • Última atualização 30/09/2025
3 meses

consulte o período de acesso

Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.

Sobre o Curso


Se você está crescendo e vai aos poucos se expondo ao risco, o mundo é uma coisa a ser descoberta e não algo assustador. 

Fabio Raimo

Sobre a aula

As crianças já nascem interconectadas com tudo o que existePara que cresçam com toda a potência que já possuem, é importante que possam ter liberdade de movimento, criatividade e experimentação. Esta aula propõe um espaço para refletirmos como o equilíbrio entre segurança e autonomia fortalece esta conexão das crianças com o Cosmos. E como nós, adultos, podemos contribuir para que essa relação se mantenha e se fortaleça, sem o medo de deixar as crianças experimentarem desafios inerentes a essa liberdade.  

Nesse encontro, discutiremos: 

- Quais são os desafios de estar ao ar livre com as crianças?

- O que é risco dentro e fora? 

-  Qual a  importância de correr riscos que fortaleçam a coragem e a autoconfiança?

 -  Ninguém se desenvolve se isolando de risco. Então, o que significa proteger as crianças? 

-  Nós, adultos, confiamos nas crianças?

-  As crianças são capazes de aprender a se cuidar? Como?

-  É possível lidar com os riscos sem passar por eles?

-  Proteger as crianças é o mesmo que evitar que elas vivenciem diferentes desafios?

-  Quais são de fato os medos que enfrentamos nos dias atuais?





06/10/25 - das 20h00 às 21h30

Gratuito - Online via zoom




Daniela Dezordi 


Nasceu em São Paulo e cresceu entre brincadeiras de rua com os primos na vila da avó e temporadas de férias em Curitiba e Santa Catarina. Essas experiências marcaram sua relação com a natureza. Desde cedo, desenvolveu um olhar atento para as pessoas e para as relações humanas, o que a levou a escolher os caminhos da educação e da psicologia. Ao longo de mais de vinte anos de atuação em escolas, buscou criar práticas que valorizassem a singularidade de cada criança, promovendo experiências de investigação, criatividade e contato com o mundo natural. Sua formação inclui pós-graduação em Alfabetização e em Gestão Escolar, onde escreveu um artigo voltado à construção de um projeto antirracista na escola — reafirmando seu compromisso com a equidade e a diversidade nos territórios educativos. Em 2023, ampliou seu percurso ao estudar e atuar em Toronto, no Canadá, onde teve a oportunidade de aprofundar sua pesquisa em metodologias de educação ao ar livre e práticas relacionais. Hoje, como coordenadora desta pós-graduação e sócia do Florada Educação, segue empenhada em defender a importância de que crianças e jovens tenham experiências que fortaleçam sua autoestima, autonomia e vínculos significativos consigo mesmos, com os outros e com a Natureza.


Flavia Rizzo 


Nasceu em São Paulo e desde cedo cultivou um olhar atento para as crianças, para a aprendizagem e para a Natureza. Ao longo de mais de vinte anos, buscou criar experiências educativas que valorizassem a singularidade de cada sujeito, integrando investigação, criatividade e contato com o mundo natural. Ampliou sua formação internacional estudando a abordagem Reggio Emilia na Itália e Educação ao Ar Livre em Milão, integrando essas metodologias em seu trabalho, o que fortaleceu sua prática e ampliou sua visão sobre como a Natureza pode ser mestra e parceira da aprendizagem. Hoje, como coordenadora desta pós-graduação e sócia do Florada Educação, dedica-se a construir caminhos de aprendizagem sensíveis, integrados e transformadores, onde crianças, educadores e Natureza se encontram e constroem juntos significados, vínculos e descobertas.


Inez Pinheiro

 

Nasceu em São Paulo, mas desde sempre frequentou o sítio de sua família, no interior, para onde ia todos os finais de semana e férias, durante sua infância e adolescência. Teve uma infância livre, conectada com os bichos, plantas, vento, água e tudo o que uma experiência no mato pode proporcionar às crianças. 


Formada em 2002 em pedagogia pela USP, trabalhou como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e também como orientadora educacional de crianças de 5 a 8 anos. 


Em suas práticas, buscou constantemente promover situações em que as crianças pudessem vivenciar, ainda que em ambientes urbanos, situações ao ar livre.


É pós graduada em alfabetização e em “Histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas na Educação”. Mestre em "Dirección de Actividades Educativas en la Naturaleza", pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha e autora do trabalho: “A filosofía do Bem Viver como inspiração para uma Educação na Natureza.”

Hoje, como coordenadora desta pós-graduação e sócia do Florada Educação, vem defendendo mais fortemente a importância das crianças terem oportunidades de aprender pela e com a Natureza.




Clique em "inscreva-se" e garanta a sua vaga gratuita! 


Público alvo

O curso é destinado  professores(as), gestores(as), formadores(as), biólogos(as), educadores(as) ambientais, psicólogas/os, graduandas/os em pedagogia e pós graduandas/os em áreas afins, assistentes sociais e demais pessoas que atuam com as infâncias; e a todas e todos que desejam reavivar suas crianças e esperançar possibilidades de infâncias 

Conteúdo

1Boas-vindas

FAQ

Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades

expand_more
Chame por Renata no Whatsapp de suporte - 19 97404-7783 Email: atendimento@acasatombada.com

Secretaria - pós-graduações

expand_more
Chame por Flávia no Whatsapp - 11 96362-7762 email: pos@acasatombada.com

Acesso por 3 meses

Até 3 meses de suporte

Estude quando e onde quiser

Uma Aula - Natureza, liberdade e coragem

  • 1 módulo de conteúdo
  • Última atualização 30/09/2025

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade