Programa de assinatura Ciclos de Estudos 2026
- 2 cursos inclusos
- Acesso imediato e válido por 1 ano
consulte o período de acesso
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.

“Quem não vê o estado do mundo em que vivemos dificilmente terá algo a dizer sobre ele.”
Elias Canetti
A escritora Olga Tokarczuk nos lembra que o mundo é feito de palavras — e que aquilo que não é contado desaparece. Partimos dessa afirmação para reconhecer que, diante do estado do mundo em que vivemos, torna-se cada vez mais urgente perguntar como estamos dizendo o mundo, quem está dizendo e quais mundos estamos sustentando por meio das palavras.
Inspirados também por Elias Canetti, que afirma que quem não vê o estado do mundo dificilmente terá algo a dizer sobre ele, este ciclo de estudos nasce do desejo de criar um espaço de escuta, elaboração e conversa profunda sobre a relação indissociável entre palavras e mundo.
Convidamos pessoas que, a partir de seus lugares de atuação, dedicam-se às coisas do mundo: à educação, à literatura, às infâncias, aos territórios, ao cuidado, às comunidades e às tradições ancestrais. Pessoas que movem coletividades, saberes e sentires, afirmando a palavra como gesto ético, político e poético de presença no mundo.
A todas as pessoas interessadas, agradecemos por confiarem que a conversa é um caminho profícuo de enfrentamento à barbárie e de afirmação radical de nossa presença no mundo.
Com carinho,
Ângela Castelo Branco e Giuliano Tierno
Para quem é este ciclo?
Este ciclo é especialmente dedicado a pessoas que:

Neste encontro de abertura, propomos uma reflexão sobre as relações entre Arte, Literatura e Educação como modos de sentir, pensar e dizer o mundo. Partimos da compreensão de que as palavras não são apenas instrumentos de comunicação, mas formas de presença, elaboração sensível e construção de sentido.
O encontro convida à escuta e à partilha de experiências, considerando a linguagem como território comum entre pensamento, sensibilidade e ação educativa.
Neste encontro, refletimos sobre a palavra como fundamento do convívio humano e como força criadora de mundos imaginários que, ao serem partilhados, tornam-se universos reais. A imaginação, longe de ser fuga, aparece como potência ética e política de invenção de modos de viver juntos.
A conversa aborda a literatura e a narrativa como espaços privilegiados para a elaboração da experiência humana e para a construção de sentidos compartilhados.
Este encontro propõe uma partilha sobre o lugar das palavras na pesquisa, na escrita e no encontro com a diversidade das infâncias brasileiras. A partir de experiências de escuta e criação, refletimos sobre como as crianças dizem o mundo — e sobre como podemos aprender com suas formas singulares de narrar, brincar e imaginar.
A conversa atravessa jornalismo, literatura, documentário e educação, colocando as infâncias no centro como produtoras legítimas de linguagem e sentido.
Neste encontro, refletimos sobre a palavra como instrumento de pertencimento comunitário, de ação coletiva e de ampliação de direitos fundamentais. A leitura e a cultura aparecem como práticas vivas de transformação social, capazes de fortalecer vínculos, produzir reconhecimento e sustentar lutas por dignidade.
A conversa parte de experiências concretas em territórios e comunidades, evidenciando a potência política da palavra compartilhada.
Este encontro propõe uma reflexão sobre a escuta como gesto de cuidado, conservação da vida e exercício político cotidiano. A partir de saberes tradicionais, experiências coletivas e da metáfora do rio, pensamos a palavra como fluxo, relação e responsabilidade.
A conversa convida a desacelerar, escutar e compreender o cuidado como prática que atravessa saúde, educação, cultura e vida comunitária.
Neste encontro, somos convidados a um contato sensível com a tradição oral Guarani, na qual cantos, mitos e narrativas transmitem conhecimentos sobre o Teko Porã — o bem viver. As palavras aparecem como herança viva, transmitida de geração em geração, sustentando modos de existência, relação com a terra e espiritualidade.
Mais do que uma palestra, o encontro se configura como experiência de escuta e presença.

Valor do ciclo: R$ 250,00
Assinatura (5 ciclos anuais): 12x de R$ 69,00 (Mais informações abaixo)
Para quem deseja seguir pensando junto ao longo do ano, A Casa Tombada criou o Programa Anual por Assinatura dos Ciclos de Estudos 2026.
A assinatura reúne todos os cinco ciclos previstos para o ano, com encontros ao vivo, acesso às gravações e certificação por ciclo — oferecendo uma experiência de continuidade formativa e um investimento mais acessível para quem deseja permanecer.
Pensar junto exige tempo. Permanecer também.
Conhecer a assinatura anual 2026
A Casa Tombada - Centro de Estudo, Pesquisa e Experimentação em Arte, Educação e Linguagem
Profissionais e estudantes das áreas da educação, cultura, cuidado e mediação social
1Informações Importantes
Boas-vindas
Atendimento
Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades
Secretaria - pós-graduações
Acesso por 3 meses
Estude quando e onde quiser
Abertura do carrinho em 19/12/2025
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta A Casa Tombada. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…