Sobre o curso de Extensão Universitária
O curso tem como objetivo principal introduzir, de forma reflexiva, dialógica e sensível, saberes importantes em relação ao campo das emoções na educação, para que possamos começar a romper com modelos ultrapassados de relações educativas e vislumbrar juntas e juntos caminhos de mudança e revoluções, orientados pelo afeto. Dessa maneira, pretendemos mobilizar, desinstalar e rever crenças, fôrmas e padrões de relações educativas pautadas pela impessoalidade, pela transmissividade, pela homogeneidade e, assim, pela manutenção do status quo. Um tema central no curso são as interações entre educadoras/es e os sujeitos da educação, consideradas as bases sustentadoras de qualquer ação educativa. Assim, as tramas emocionais e afetivas que sustentam e entrelaçam as relações serão trazidas em foco e perspectivas de mudanças. Mudanças perenes vêm de dentro, frutos da conscientização, da conexão com sutilezas, com não-ditos, com o natural da vida e com a coragem de sentir. Assim, o curso que propomos tem como foco uma formação integral do/a educador/a no encontro entre o eu pessoal e o eu profissional. A partir do entrelace de saberes diversos sobre as emoções, vamos puxar fios de conhecimentos que favorecem a educadoras/es conhecerem-se e educarem-se a si próprias/os - ou se reeducarem - emocionalmente. É na relação viva e pessoal entre educador/a e educanda/o que acontece o Encontro para educar emocionalmente - e somente educamos com inteireza o que aprendemos.
Paulo Freire nos orienta que a tarefa do ensinante, que também é aprendiz, é “exigente de seriedade, de preparo científico, de preparo físico, emocional, afetivo” (FREIRE, Professora sim, tia não. 2010, p. 11). Essa afirmação move e co-move à indagação: em que consistem os preparos emocional e afetivo de educadoras/es? Assumimos, assim, o desafio e o compromisso responsável de puxar fios essenciais de saberes sensíveis que tecem tramas emocionais e relacionais na educação, buscando uma formação no âmbito pessoal do/a educador/a.
Emoções e afetos são condutores e dão o tom das interações na vida. Assim, considerando a docência uma profissão essencialmente relacional e que o ato de educar acontece na relação entre educador/a e educando/a, trazer o tema das emoções e dos afetos para o âmbito formativo é urgente. Nesse sentido, para que possam educar a dimensão socioemocional de educandos/as, de forma intencional e consciente, educadores precisam preparar-se emocionalmente e afetivamente. Por isso, propomos uma formação reflexiva e profunda, que acesse aspectos da pessoa do profissional, comumente negados, negligenciados ou esquecidos, mas que são essenciais para o exercício de uma profissão relacional, na qual a demanda afetiva é permanente. Aprender a aprender a conhecer-se, a cuidar de si, a educar-se a si mesmo/a, a lidar com as próprias emoções são alguns dos pontos significativos para a formação docente nessa perspectiva: uma formação que ultrapassa o campo cognitivista, redutor da docência ao ensino de conteúdos formais. A proposta aqui é ampliar o campo formativo, tratando de uma formação integral, na qual a formação pessoal do profissional é o foco.
Como o Curso (nos) acontece
Ao vivo e Online via aplicativo Zoom
De 13 de agosto a 26 de novembro de 2024
Às terças-feiras das 19h às 21h
Aulas gravadas e alocadas em nossa plataforma
Grupo exclusivo no WhatsApp
Carga horária de 60 horas
Plataforma de Estudos
Um território de muitos encontros e a guardiã das nossas memórias. A Plataforma Digital exclusiva d’A Casa Tombada permite que estudantes possam acessar todos os conteúdos disponibilizados ao longo do percurso. Se você não puder assistir a todos os encontros ao vivo, informamos que eles são gravados e disponibilizados em nossa plataforma de estudos. Os participantes inscritos no ciclo terão 6 meses de acesso às gravações, além do certificado digital de 60h.
Pra quem é este curso
Educadoras/es e profissionais da educação, gestoras/es educacionais, conselheiras/os tutelares, psicólogas/os, graduandas/os em pedagogia, pós graduandas/os em áreas afins, assistentes sociais e demais pessoas envolvidas com educação de crianças.
Unidades de Estudos
Unidade 1 - O que são emoções, suas manifestações e funções na vida humana - 4 aulas
Ementa: O que são e para que servem as emoções?; O cérebro emocional; Inteligência emocional e social; Autoconsciência como princípio de compromisso com a Vida; Autoconhecimento, autoconsciência, autogestão, biografia sensível.
Emoções e afetos - Unidade de estudo 1
Unidade 2: Emoções, culturas emocionais e sociedades: transgredir para Ser - 4 aulas
Ementa: Construção da cultura emocional o ideal de cidadã/ão normal; Cultura emocional contemporânea, seus desafios e tensões; Saúde emocional na sociedade do cansaço; Pluriversidade: abrir-se ao natural (e as tensões conservadoras: ameaça ao “normal”); Cultura escolar: romper e transgredir formas e fôrmas de sujeitos “padrão”.
Emoções e afetos - Unidade de estudo 2
Unidade 3 - Afetividades e desenvolvimento socioemocional nas infâncias (4 aulas)
Ementa: Emoção é uma linguagem antes da linguagem; Diálogo tônico-emocional; Desenvolvimento emocional e social nas infâncias; construção da identidade e autoestima; Apego seguro e vínculos saudáveis; Disponibilidade para acolher; Ambientes familiares e as vidas em sociedade.
Emoções e afetos - Unidade de estudo 3
Unidade de estudo 4 - Educação socioemocional: diálogos entre Nós (3 aulas)
Ementa: Com a palavra, educadores: emoções da docência; Escola como Comunidade Educativa; Afetividade estrutural na/com a educação; Tecido emocional na escola: fios e desafios; Saúde emocional na educação; Contágio emocional; Cuidar de si para poder cuidar de outras pessoas; Autorreponsabilidade e compromisso; Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.
Emoções e afetos - Unidade de estudo 4
Quem nos encontra
Mariana Roncarati de Souza Rocha
Doutora em Educação (PUC-Rio), Mestre em Educação (UNIRIO), Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio), Graduada em Psicomotricidade (IBMR), Psicanalista. Formada em Terapia Psicomotora de base psicanalítica (CERM), Certificada em Inteligência Emocional (PUC-RS). Atua há 20 anos na área das Infâncias e da Educação, dedicando-se a trabalhos em escolas, formação de professores e pesquisas em universidades. Em longa trajetória profissional, atuou tanto na rede privada quanto na rede pública: em Universidades, como pesquisadora e professora, e em escolas, como professora, orientadora educacional, coordenadora e psicomotricista. Tem dedicado, há mais de 15 anos, especial foco em estudos, pesquisas e práticas sobre questões emocionais, afetivas e socioemocionais na educação. Atende em consultório particular com Terapia Psicomotora para crianças e Orientação Parental.
Investimento
R$ 1.100,00 em até 6x sem juros no cartão
Descontos especiais
20% de desconto do valor à vista para pagamento no pix em parcela única.
Em até 2 vezes no boleto Para esta condição, por favor, acione a equipe d'A Casa no email: acasanuvem@acasatombada.com
Solicite o cupom por email: acasanuvem@acasatombada.com
Bolsa de Estudo
A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece bolsas integrais de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência.
Prazo de solicitação de bolsa até o dia 01/08/24
Leia a carta edital: https://docs.google.com/document/d/1TiLiqtrZQY2UO6afISVEXU1EJYpI1ZFvmqcL1ymf6qI/edit?usp=drive_link
Preencha o formulário de solicitação: https://forms.gle/qYzGozPiea6shTAR8
Os estudantes contemplados receberão as informações dos próximos passos por e-mail e WhatsApp após o dia 01/08/24
Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades
Secretaria - pós-graduações
Estude quando e onde quiser
6x R$ 183,33
R$ 1.100,00 à vista
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta A Casa Tombada. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…