Aulas ao vivo e gravadas
Assim como nós, as crianças do hoje são impactadas por uma cultura que, a cada instante que passa, é mais mediada pelo consumismo e pelos excessos. Precisamos parar para perceber e perceber para desautomatizar. E, assim, dedicar tempo ao que é essencial. A poética, a escuta, a brincadeira, o movimento, a criação ocupam esse espaço das essencialidades. Vejamos as crianças em suas inteirezas. Colocar este curso para circular, é cuidar das infâncias, pois então, das nossas existências.
Sobre o Curso de Extensão
Um curso de extensão que dará atenção aos gestos, brincadeiras, movimentos expressivos e investigações da criança, dispensando os excessos que não pertencem a ela. Usaremos a lente das crianças para avivar as percepções dos “muitos” que nublam nosso dia a dia e o educar. Convocaremos à resistência ao consumismo que assola o tempo e o fazer genuíno, íntegro, da criança. Tornaremos visíveis e semearemos práticas educativas que vão ao encontro do que é próprio do ser e que, portanto, se contrapõem ao ter. Assim, atuaremos juntos para cuidar das infâncias e do mundo que vivemos.
Objetivos:
Dar visibilidade aos excessos que nos roubam o tempo presente
Promover aproximação ao fazer genuíno, miúdo, complexo e poético das crianças
Ampliar a ânsia pelo ser e minimizar a ânsia pelo ter
Encontrar formas de lidar com os apelos da sociedade mercadológica
Atuar considerando o próprio pulso, os das crianças e o cuidado com o meio
Compor outras (e belas) maneiras de educar no hoje
Seja na vida pessoal ou profissional, quando estamos distantes de nós mesmos e das infâncias, as artificialidades e superficialidades não são percebidas. Vivemos uma vida de atropelos, fragmentada e desequilibrada tendenciosa para a lógica da produtividade máxima. No revés disso, destacamos a urgência de retornarmos ao simples, afetivo e duradouro. Há de se falar das telas, da ansiedade, das artificialidades, da falta de enredamentos e narrativas. É importante nos aproximarmos do que é nosso, do desver das crianças, da brincadeira miúda, das relações profundas com o outro e com o mundo, para nos mobilizarmos em um resgate de nós, do humano, do menos, das nascentes.
"É urgente a inserção do cuidado com o meio e com as relações de consumo na cultura escolar. Para isso, se faz necessário perceber de que modo as acelerações, a valorização da produtividade máxima, vem enrijecendo e padronizando as próprias práticas pedagógicas, os processos educacionais e as experiências da infância", Elisa e Tatiana - Infância sem excesso
Como o curso (nos) acontece
Ao vivo e Online via aplicativo Zoom
De 19 de março a 10 de maio de 2025
Às quartas-feiras das 19h30 às 21h e sábados das 9h30 às 11h
Aulas gravadas e alocadas em nossa plataforma
Grupo exclusivo no WhatsApp
Carga horária de 32 horas
Plataforma de Estudos
Um território de muitos encontros e a guardiã das nossas memórias. A Plataforma Digital exclusiva d’A Casa Tombada permite que estudantes possam acessar todos os conteúdos disponibilizados ao longo do percurso. Se você não puder assistir a todos os encontros ao vivo, informamos que eles são gravados e disponibilizados em nossa plataforma de estudos. Os participantes inscritos terão 3 meses de acesso às gravações, além do certificado digital de 30h.
Pra quem é este curso
Para educadores e pessoas interessadas nas infâncias que querem:
Parar para perceber, perceber para desautomatizar
Reconhecer e valorizar o que se tem e o que se é
Acessar repertórios sensíveis para encontrar nascentes
Realizar um fazer pedagógico anti consumista
8 aulas
19/03 - quarta feira - Encontro 1 – Expansão da infância no adulto - Encontro resgate de experiências significativas da infância. Reconstrução de imagens, brincadeiras, desejos, arte para eclosão de uma criança, do eu no todo.
29/03 - sábado - Encontro 2 – Invisibilidade dos excessos - O que há de muito na infância que não é da sua própria abundância? Um momento de ativar a percepção dos excessos, ruídos, falações, do que turva as águas claras da infância.
02/04 - quarta feira - Encontro 3 - A essencialidade do corpo nas relações da infância - Quando o corpo está? Quando ele não está? Um encontro com o educador convidado Renato para dar luz aos movimentos, às buscas para ativação dos saberes relacionais do corpo.
12/04 - sábado - Encontro 4 – Tempo presente na grandeza do miúdo - Presença, relação e tempo: que alquimia é essa? Num tempo sem tempo, em que todo dia era hoje ou em que o amanhã é mais projetado que o agora, vamos dar atenção aos encontros pungentes da criança.
16/04 - quarta feira - Encontro 5 – Encontro na Praça - Um encontro com a educadora convidada Flavia Pellegrini para explanação de sua pesquisa sobre “Brincares que cultivam infâncias na cidade-quintal”
26/04 - sábado - Encontro 6 – Consumismo não é brincadeira - O consumismo chega sorrateiro e se transforma em modo de ser (de ter). Do que a criança realmente precisa? O que é precisar? Quais paisagens compõem os espaços educacionais e o dia a dia das crianças? Devidamente desassossegados com a questão do consumismo na infância, percorreremos caminhos de salvamento.
10/05 - sábado - Encontro 7 – Shhh crianças brincando - Com cuidado, escuta e com a licença das crianças, vamos espiar a brincadeira miúda. Uma observação que nos traz um começo de mundo a todo instante. No silêncio do adulto faremos reverberar ações primordiais que compõem a infância.
14/05 – quarta feira - Encontro 8 – Este curso não acaba aqui - Um encontro repleto de proposições expressivas-educativas para compor e assegurar uma infância não consumista dentro de nós, de espaços educacionais e para além deles.
Elisa Lunardi e Tati Garrido
Pesquisadoras das infâncias, mães e, entre tantas outras formas de ser, educadoras despertas à poética das crianças. Se encontraram nas vivências do chão da escola e na descoberta da dimensão das miudezas. Idealizaram, assim, a Infância sem Excesso. Procuram, catam, colecionam e inventam pequenas práticas, à favor do meio e das infâncias, que valem uma enormidade. Por meio da arte, presença, atitude brincante e simplicidade contribuem com o contraste ao consumo excessivo e automatismos da vida contemporânea. Buscam espalhar este movimento educativo, de educação poética para o consumo, devolvendo aos adultos e às crianças o tempo e as essencialidades das infâncias.
Elisa Lunardi, educadora, mãe do Francisco e da Maria e investigadora das questões ambientais e sociais que dialogam com as infâncias. Idealizadora da Infância Sem Excesso, atelierista em encontros com bebês, professora de Educação poética para o consumo, especialista em A natureza que somos. Com olhar atento aos excessos, acredita que tecer com as crianças novas formas de consumo é um dos caminhos de cuidar do meio e de suas relações.
Tati Garrido, educadora, mãe do Francisco e da Catarina, especialista em escrita não ficcional, porém poética, e em escutas antropológicas das infâncias. Professora na Educação Infantil, Atelierista da Linguagem e idealizadora da Infância Sem Excesso e do Rosa-te. Tem grande interesse nas mais variadas formas de educação, em especial as de veia artística, as que dão atenção às miudezas e as que têm a experiência como forma de aproximação ao conhecimento.
Professora e Professor convidados
Flávia Pellegrini, educadora, Pesquisadora e Especialista em Antropologia das Infâncias. Idealizadora do Na pracinha - iniciativa que cria experiências que abraçam múltiplos brincares e ressignificam a relação criança + adulto + natureza + cidade. É autora dos livros Beagá pra brincar e Tempo de brincar: ideias pra divertir junto, cá dentro, lá fora.
Renato Stefani, terapeuta e Educador do Movimento Somático, professor do Body Mind Movement Brasil, ator formado pela Universidade de São Paulo(usp) é também co-fundador e coordenador do Espaço Puri, espaço de pesquisa sobre as infâncias. Dedica-se às culturas de terreiro e suas intersecções com as corporeidades e o sagrado. Acompanha processos terapêuticos em consultório com adultos e crianças.
Investimento
R$ 1.180,00 em até 4 parcelas de 295,00
Descontos especiais
20% de desconto do valor para pagamento à vista
10% Professores em geral
Certificação de 32h com título de Extensão Universitária
Para efetivar a inscrição:
Preencha o formulário: https://forms.gle/cvBdd2z52C2jeZuu8
Você receberá o contato da Secretaria d'A Casa Tombada para efetivar a sua matricula e a solicitação de documentos:
1 - Cópia simples do Diploma de Curso Superior
2 - Cópia simples do RG e CPF (cadastro de pessoa física);* Caso o CPF esteja integrado à cédula de identidade, envie apenas esse documento.
3 -Cópia simples do Comprovante de Endereço atualizado
Aguarde o retorno da Secretaria para efetivação do pagamento.
Bolsa de Estudo
A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece bolsas integrais de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência.
Prazo de solicitação de bolsa até o dia 31/01/25
Leia a carta edital: https://drive.google.com/file/d/14qqanemo3Cvmpap9ipcU9iYCRIE4Jlq6/view?usp=drive_link
Preencha o formulário de solicitação: https://forms.gle/mfsuDywgT1AgeF8H6
Os estudantes contemplados receberão as informações dos próximos passos por e-mail e WhatsApp após o dia 31/01/25
Dúvidas: atendimento@acasatombada.com
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Secretaria - pós-graduações
Estude quando e onde quiser
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