Aulas ao vivo e gravadas
O curso “Lugar de Voz & Lugar de Escuta” investiga a relação entre narrativa, memória e identidade, guiando os participantes por três etapas: arqueologia de si, reescrita de si e produção artística biográfica. Com práticas de escuta ativa e narração poética, o curso culmina na criação de um ato cênico ou poético, permitindo que cada participante transforme memórias em expressões artísticas, ressignificando suas histórias pessoais.
“O olhar e a voz dos antepassados asseguram a existência, pois sua lembrança garante a produção da própria memória. Assim, enquanto os ancestrais de nós se lembrarem, nós ainda seremos”.
Leda Maria Martins, in: Performance do tempo Espiralar. Cobogó: 2023, pp 213.
Sobre o Curso de Extensão
Investigar a potência da arte sobre a memória, conduzindo os participantes por um processo de reflexão e criação a partir de suas próprias histórias e memórias, para transformar essas experiências em expressões artísticas. O curso visa ressignificar a identidade através da memória e proporcionar um espaço de escuta e narração transformador.
Objetivos:
Realizar uma criação ou ação poética a partir da própria jornada biográfica.
Sensibilizar os participantes sobre a importância das histórias de vida.
Valorizar essas histórias como fonte de conhecimento e diversidade cultural.
Promover debates sobre história e memória, tanto individual quanto coletiva.
Capacitar os participantes para registrar e socializar suas histórias, utilizando a poesia oral e as artes cênicas como meios de expressão.
"Lugar de Voz & Lugar de Escuta" baseia-se na necessidade de explorar e ressignificar as histórias pessoais e coletivas como uma forma de fortalecer a identidade e promover a reconexão com a ancestralidade. Em tempos de fragmentação das memórias e das relações, este curso oferece uma oportunidade para que os participantes revisitem suas trajetórias e transformem suas lembranças em expressões artísticas. Através da arte, a escuta ativa e o cuidado poético, o curso visa capacitar os indivíduos a se ressignificarem suas narrativas, reforçando o valor da memória e seu papel essencial na construção da subjetividade e da identidade cultural", Sandra Lessa
Como o curso (nos) acontece
Ao vivo e Online via aplicativo Zoom
De 13 de março a 14 de junho de 2025
Às quintas-feiras das 19h30 às 21h30
Aulas gravadas e alocadas em nossa plataforma
Grupo exclusivo no WhatsApp
Plataforma de Estudos
Um território de muitos encontros e a guardiã das nossas memórias. A Plataforma Digital exclusiva d’A Casa Tombada permite que estudantes possam acessar todos os conteúdos disponibilizados ao longo do percurso. Se você não puder assistir a todos os encontros ao vivo, informamos que eles são gravados e disponibilizados em nossa plataforma de estudos. Os participantes inscritos terão 3 meses de acesso às gravações, além do certificado digital de 30h.
Pra quem é este curso
Artistas, educadores, pesquisadores, escritores, contadores de histórias e demais interessados em explorar a narrativa pessoal e histórica como forma de expressão artística e reflexão sobre memória e identidade.
Disciplina 1 - Lugar de fala: A ESCUTA como uma poética do cuidado
Palavras chaves: visão geral do percurso, memória e identidade, objetos de afeto, narração e contemporaneidade.
Este módulo explora as interseções entre memória e identidade por meio de dois movimentos essenciais: a escuta de si e a escuta do outro. Esses processos serão vivenciados por meio de práticas artísticas e teóricas que se fundamentam em uma poética do cuidado como forma de conexão. Os participantes investigarão suas próprias histórias de vida enquanto exercitam a escuta atenta de outras narrativas, promovendo um diálogo entre diversidade e humanização, estruturado a partir da experiência artística.
Disciplina 2 - Reescrita da Memória – a ESCRITA como Mitopoética.
Palavras-chave: encantamento do mundo, ampliação de si, mentira x invenção, vida como metáfora.
Nesta disciplina, investigaremos o encontro com o passado e suas lacunas, refletindo sobre como lidar com o “susto” da memória. Reescrever o passado será visto como um exercício de reinvenção de si, onde a noção de identidade será expandida por meio de processos criativos. O foco será na elaboração do desejo de se inscrever no tempo e na criação de estratégias de permanência, além da construção de um lugar de escuta, utilizando a arte como uma dinâmica viva para a transformação pessoal e coletiva.
Disciplina 3 - Narração de si: criação de ato poético de ressignificação do passado.
Na 3a fase de nosso processo, as pessoas participantes realizam a criação e apresentação de um ato poético seja um vídeo-conto, narração artística ou performance literária. A terceira fase deste percurso é apoiada no contato com obras de artistas que trabalham com o tema da memória e identidade. Nessa fase também estudaremos a ausência ou presença biográfica nos locais históricos tombados de nossas cidades. As apresentações poderão ser abertas ao público ampliando o sentido ritual coletivo e o reencantamento biográfico.
Sandra Lessa
Doutoranda em Artes Contemporâneas pelo Colégio das Artes da Universidade de
Coimbra/Portugal. Mestra Artes da Cena pelo Programa de pós-graduação do Instituto de Artes da Unicamp. Como atriz, narra histórias de vida pelo Instituto Museu da Pessoa e participa de espetáculos pelas cias brasileiras e como performer trabalho ao lado de Anna Maria Maiolino.
Autora das obras: Biografêmeas: oráculo de histórias de vida de mulheres reais (2023); O Farol das Ilhas: histórias de vida para além de um hospital (2019); Para quem Maria Padilha rezava (2021). Colaboração: Um Rio de Raízes e Memórias: o Sistema Agrícola do Médio
Rio Negro e suas histórias de vida; Narradores de Vida (2017). Docente na pós-graduação “Narração Artística” - Casa Tombada- Arte e Cultura, “Saúde e estilo de Vida” - Hospital Israelita Albert Einstein; Formadora da Tecnologia Social da Memória Instituto Museu da Pessoa.
Investimento
R$ 1.180,00 em até 4 parcelas de R$ 295,00
Descontos especiais
20% de desconto do valor para pagamento à vista
10% Professores em geral
Certificação de 32h com título de Extensão Universitária
Para efetivar a inscrição:
Preencha o formulário:
https://forms.gle/cvBdd2z52C2jeZuu8
Você receberá o contato da Secretaria d'A Casa Tombada para efetivar a sua matricula e a solicitação de documentos:
1 - Cópia simples do Diploma de Curso Superior
2 - Cópia simples do RG e CPF (cadastro de pessoa física);* Caso o CPF esteja integrado à cédula de identidade, envie apenas esse documento.
3 -Cópia simples do Comprovante de Endereço atualizado
Aguarde o retorno da Secretaria para efetivação do pagamento.
Bolsa de Estudo
A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece bolsas integrais de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência.
Prazo de solicitação de bolsa até o dia 31/01/25
Leia a carta edital: https://drive.google.com/file/d/14qqanemo3Cvmpap9ipcU9iYCRIE4Jlq6/view?usp=drive_link
Preencha o formulário de solicitação: https://forms.gle/mfsuDywgT1AgeF8H6
Os estudantes contemplados receberão as informações dos próximos passos por e-mail e WhatsApp após o dia 31/01/25
Dúvidas entre em contato - atendimento@acasatombada.com
Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades
Secretaria - pós-graduações
Estude quando e onde quiser
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta A Casa Tombada. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…