Oferta por tempo limitado!
Grupo de estudos do livro Reivindicando uma abordagem participativa com DNA brasileiro:  uma utopia em construção

Grupo de estudos do livro Reivindicando uma abordagem participativa com DNA brasileiro: uma utopia em construção

Cursos livres
  • Início das vendas 17/02/2025

4x R$ 122,50

R$ 490,00 à vista

Inscreva-se
Adicionar cupom de desconto?
Adicionar cupom de desconto?

Sobre o Curso


O nascimento do novo é precedido da união 

do que estava separado, íntima penetração 

que cria o novo ser (JUNG, 1997).

 

Sobre o grupo de estudos

O grupo de estudos sobre o livro Reivindicando uma abordagem participativa com DNA brasileiro: uma utopia em construção tem por objetivo promover a reflexão, a discussão e o aprofundamento do referido livro por meio de debates coletivos que contarão com a mediação da autora, que trará elementos complementares aos capítulos e temáticas. Serão 5 encontros destinados ao mergulho em cada capítulo, articulando-os às vivências-experiências de cada participantes do grupo.



Como o curso (nos) acontece

Ao vivo e Online via aplicativo Zoom

De 09/04 a 28/05/25

Às quartas-feiras das 19h30 às 21h30

Aulas gravadas e alocadas em nossa plataforma

Grupo exclusivo no WhatsApp

Certificado digital de 10h


Plataforma de Estudos

Um território de muitos encontros e a guardiã das nossas memórias. A Plataforma Digital exclusiva d’A Casa Tombada permite que estudantes possam acessar todos os conteúdos disponibilizados ao longo do percurso. Se você não puder assistir a todos os encontros ao vivo, informamos que eles são gravados e disponibilizados em nossa plataforma de estudos. Os participantes inscritos terão 3 meses de acesso às gravações, além do certificado digital de 10h.


Pra quem é este curso

Profissionais que atuam com as infâncias, como professores/as, coordenadores/as pedagógicos, diretores/as, supervisores/as), formadores/as, profissionais que atuam em Secretarias de Educação e interessados na temática em geral.


Bruna Ribeiro

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral em Pamplona (Espanha), realizando estudos de aprofundamento no Núcleo de Estudos Avançados da Infância na Universidade Católica Portuguesa (UCP), situada em Porto/Portugal. É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pedagoga, especialista em educação infantil. Atua há mais de 20 anos na área da Educação Infantil, tendo atuado como consultora para importantes instituições, como: Ministério da Educação (MEC), UNESCO e como colaboradora para o selo UNICEF Brasil. Atuou em pesquisas na Fundação Carlos Chagas/FCC e coordenou pesquisas, avaliações, formações e escutas de crianças em diferentes estados brasileiros. Atuou mais de 10 anos como consultora da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, onde assessorou o município na construção dos Indicadores da Qualidade do município e do Currículo da Cidade: Educação Infantil. Autora dos livros: Pedagogia das Miudezas: Saberes necessários a uma pedagogia que escuta (2022) e Reivindicando uma abordagem participativa com DNA brasileiro: uma utopia em construção (2024). Organizadora do livro: Abordagens Participativas na Educação Infantil: saberes necessários para nos manter em voo (2023). É idealizadora e coordenadora da Pós-Graduação: Pedagogia das Miudezas na Educação das Infâncias: sobre epistemologias, utopias e teimosias, em curso pela A Casa Tombada.


Encontro 1  - 09/04
Reivindicando o óbvio. 

Reivindicando uma abordagem participativa com DNA brasileiro

Tópicos abordados: 

Reivindicando o óbvio... por uma pedagogia da não pirotecnia.

A construção de uma abordagem participativa brasileira possível

Sobre utopias, miopias e epistemologias

Privilégio social, epistêmico e linguístico

Leitura recomendada: Prefácio: Ir ao encontro de quem faz educação com DNA brasileiro (Giuliano Tierno), Introdução: Cuidado: contém obviedades, Abordagens Participativas: modos de usar, cap.1: Entre utopias e miopias: a construção de uma abordagem participativa brasileira possível e cap. 2: Do bowl à cumbuca: reivindicando um vocabulário brasileiro na construção das abordagens participativas.


Encontro 2 - 23/04
Reivindicando o direito à beleza

Tópicos abordados: 

Beleza e estética: Para quê? Para quem?
O paradoxo da beleza em tempos instagramáveis

A dimensão estética nas escolas das infâncias 

O direito de bebês, crianças e adultos à beleza e ao assombro 

Leitura recomendada: Cap. 4: O direito à beleza: reivindicando a estética como necessidade epistemológica.


Encontro 3 - 30/04
Reivindicando o desconfinamento das infâncias

Tópicos abordados: 

Cisão corpo-natureza e o confinamento das infâncias

Em busca de uma pedagogia de corpo inteiro

Natureza e controle: uma discussão necessária

Leitura recomendada: Cap. 5: Um mundo em colapso e a necessária reflexão sobre o papel da educação: reivindicando um futuro.


Encontro 4 - 14/05
Reivindicando o senso de comum-unidade: as celebrações nas escolas das infâncias

Tópicos abordados: 

As celebrações nas escolas das infâncias

Rituais, ritos, eventos e datas comemorativas: a necessária distinção

Escola: um lugar de rituais e comunidade.

Leitura recomendada: Cap. 3: Rituais, ciclos, celebrações e datas comemorativas: reivindicando o senso de comum-unidade.


Encontro 5 - 28/05
Reivindicando uma Pedagogia-Medicina

Tópicos abordados: 

O processo em curso de construção de uma abordagem participativa brasileira: sementes germinantes  
Leitura recomendada: Posfácio: Por uma Pedagogia-Medicina


“O óbvio é a verdade mais difícil de se enxergar”

(Lispector, 2020)


Investimento

R$ 490,00 

Descontos especiais

50% de desconto para estudantes da Extensão Universitária e Pós-Graduação Pedagogia das Miudezas

25% para estudantes de outras pós-graduações d'A Casa Tombada

5% para profissionais de escolas públicas ou privadas


Deseja adquirir o livro?

Faça a sua matrícula e garanta um desconto de 10% + 5% para pagamento no pix  na compra do livro: https://clube.dialogosembalados.com.br/reivindicando-uma-abordagem-participativa-com-dna-brasileiro


Bolsa de estudo

A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece 1 bolsa integral de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência. Não é preciso fazer inscrição. Consulte os critérios do Processo Seletivo pelo link abaixo, Se tiver alguma dúvida, envie um email para cursos@acasatombada.com

Resultado da concessão da bolsa de estudos integral:  

Carta edital: https://drive.google.com/file/d/1HMmsdCKzjgN9kQQsqOjT9A98xK0CLdBY/view?usp=sharing

Formulário: https://forms.gle/855yUdrkyKNkWsUg9



FAQ

Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades

expand_more
Chame por Renata no Whatsapp de suporte - 19 97404-7783 Email: atendimento@acasatombada.com

Secretaria - pós-graduações

expand_more
Chame por Flávia no Whatsapp - 11 96362-7762 email: pos@acasatombada.com

Estude quando e onde quiser

Grupo de estudos do livro Reivindicando uma abordagem participativa com DNA brasileiro:  uma utopia em construção

4x R$ 122,50

R$ 490,00 à vista


  • Início das vendas 17/02/2025
Inscreva-se
Adicionar cupom de desconto?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade