A Casa Tombada - Centro de Estudos e Pesquisas em Arte, Cultura, Educação.



"Ao ler cada página, fui sentindo que a poesia é uma mulher desavergonhada. A poesia vai soltando sua dor, seu prazer, seus achados, seus sentidos, seus versos sem  a menor pré-ocupação com quem lê.


(...)


Apenas me entrego ao caminho da poesia percorrido nesse livro, sabendo e não sabendo os nomes dos afetos que ele ilumina em mim. Convido vocês, apenas, como quem convida para um lugar que se gosta de estar e de conhecer. Como quem convida para uma alegria ou um encontro apaziguador com a vida. Entrem! A coisa é bem bonita, eu garanto. "

 

Luiza Christov



Sinopse do livro:


"uma volta ao redor do sim me demora algo" é o título do livro de poemas mas também o sumário deste. Trata-se de uma tentativa de organizar o que não se organiza. Escrever nunca é completamente, é sempre um estar "às voltas com”. 

O livro foi construído em três blocos diferentes que se complementam e se citam (ou excitam). O primeiro capítulo, chamado uma volta, é um conjunto de poemas que tocam no encontro de uma mulher com as suas memórias quebradas, questões incompletas e se inicia com o verso: uma mulher foi encontrada à beira da praia. O segundo, chamado ao redor do sim, é um conjunto de poemas que materializa a impossibilidade do diálogo simétrico entre duas pessoas, mas que sempre demanda um sim, e se inicia com o verso: uma mulher foi encontrada à beira da conversa. O terceiro, chamado me demora algo é um conjunto de poemas ao redor do amor, onde as questões da mulher consigo mesma e com as diferenças do outro se diluem, há só a urgência em estar no mundo, em fazer, em tornar-se, e começa com o verso: uma mulher foi encontrada à beira do amor.

Ao final do livro, o último poema se inicia com o verso: uma mulher foi encontrada ao final de um texto e a volta ao redor de algo pode se completar ou se iniciar novamente: é disso que se trata a escrita de poemas: um encontro sempre à beira de, onde um vazio sempre permanece.





Sobre a autora

Ângela Castelo Branco 

poeta e arte educadora. Doutora em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp. Mestre em Educação pela Unesp. Fundadora d’A Casa Tombada- Lugar de Arte, Cultura, Educação. Criadora do curso de pós-graduação Gestos de Escrita como prática de risco. Realiza projetos educativos entre a literatura e as artes visuais. Autora do livro “Epidermias”, ProAc- Publicação de Livros, pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e do livro "É vermelho o início da árvore", premiado pela Funarte, MinC, Bolsa de Criação Literária.






Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade