Sobre A Casa Tombada


Lugar de Arte, Cultura e Educação, que oferta formações a partir de linguagens artísticas. Nossos cursos são ofertados de forma presencial e a distância, todos construídos de forma artesanal, voltados para os saberes e experiências dos participantes. 

Inaugurada em 2015 pelos artistas e educadores Ângela Castelo Branco e Giuliano Tierno, A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura e Educação] nasceu em São Paulo com a convicção de que a oralidade e a escritura são necessidades humanas. Vinculada à Faconnect – Faculdade de Conchas e, como polo desta instituição, concebe, coordena e realiza cursos de pós-graduação e extensão universitária. A Casa realiza também publicações editoriais e cursos livres, orbitando pesquisas em torno da palavra, seja ela oral e/ou escrita. Em meio à pandemia da covid-19, as portas d’A Casa Tombada na cidade de São Paulo se fecharam, abrindo caminhos para A Casa Tombada Nuvem, oferecendo cursos por meio de uma plataforma online. O caminho continua sendo o de possibilitar o estudo, o cuidado de si, a partilha de saberes, mantendo sempre A Casa como um dispositivo de encontro.


Atuamos por meio 04 projetos:

Pós-graduações Lato Sensu: São cursos de pós-graduação e cursos de extensão universitária orbitando pesquisas em torno da palavra, seja ela oral ou escrita. Atualmente temos 9 áreas de atuação com intensas pesquisas. Os cursos são 100% online, todos vinculados à Faconnect – Faculdade Conectada- Instituição de Ensino Superior Credenciada pela Portaria MEC n° 59 de 13/01/09, pub. no D.O.U em 14/01/09. São eles:  Narração Artística; O Livro Para a Infância; A Vez e a Voz das Crianças – Escutas antropológicas e poéticas das Infâncias; Caminhada como Método para a Arte e Educação; A Natureza que Somos; Coordenação Pedagógica; Gestos de Escrita como Prática de Risco; Educação e Relações Étnico-raciais: investigações de cosmopercepções amefricanas; Saberes populares para a arte educação com Carroça de Mamulengos.

 Ciclos de estudos – cursos livres: Trata-se de um ciclo de micro cursos com a participação de diferentes profissionais e suas diversas vozes que se completam, a partir de um assunto propulsor e/ou um mote para olhar para um determinado assunto de modo amplo, complexo, diverso. Cada Ciclo de Estudos é ofertado a cada quatro meses, no formato online. As aulas são gravadas e os participantes tem 3 meses de acesso a todos os conteúdos.

Grupos de Estudos: Cada Grupo de Estudos é composto por um conjunto de propostas/convites de aprofundamento em um determinado tema, gerados a partir das conversas despertadas nos próprios cursos, encontros, ciclos, oficinas, pós-graduações d’A Casa. A proposta é a de assumir a roda onde a palavra circula, se despe, desobedece, se atualiza em permanente movimento. Nos Grupos de Estudo, podemos nos encontrar ao redor de um único texto, de um único trabalho, uma pergunta, uma pesquisa.

Autoformativos: Os cursos autoformativos permitem que cada pessoa estude ao seu tempo e, ainda assim, tenha um acompanhamento de qualidade a fim de permitir a criação, exploração e aprofundamento em torno da arte e da educação. Em 2021 lançamos o curso “Formas de Pensar o Desenho” com a artista, pesquisadora e educadora Edith Derdyk.

 Cuidadores d'A Casa Tombada


Ângela Castelo Branco

Poeta e arte educadora. Doutora em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp-SP. Mestre em Educação pela Unesp. Fundadora d’A Casa Tombada- Lugar de Arte, Cultura, Educação. Criadora do curso de pós-graduação Gestos de Escrita como prática de risco. Desde 2011 realiza projetos de arte-educação entre a literatura e as artes visuais como: Escritoteca (SESC São Carlos), (A) Bordar a Escrita (SESC Dom Pedro), Ateliê de Escrita (Oficinas Culturais) Realiza curadorias educativas de exposições de arte/literatura como: Rever- Augusto de Campos (SESC Pompeia); A Biblioteca à noite (SESC Avenida Paulista), O conto da Ilha desconhecida (Museu da Língua Portuguesa), A Magia do Manuscrito (SESC Avenida Paulista). Foi assistente de curadoria da 29ª Bienal de Artes de SP. Coordenou o projeto educativo do Instituto Tome Ohtake/SP, de 2006 a 2011. Autora do livro “Epidermias”, ProAc- Publicação de Livros, pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e do livro “ É vermelho o início da árvore", premiado pela Funarte, MinC, Bolsa de Criação Literária.

Giuliano Tierno 

Doutor e Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unesp. Licenciatura plena em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Sócio-fundador d´A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura, Educação] na cidade de São Paulo. Coordenador Geral dos cursos de pós-graduação d?A Casa Tombada. Idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano, pel'A Casa Tombada. Assessor do currículo do componente Arte do Novo Ensino Médio da Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo. Assessor do currículo do Ensino Fundamental e Médio, do componente Arte, da Secretaria Estadual do Rio Grande do Norte. Foi professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional ProfArtes do Instituto de Artes da UNESP. Coordenou a área de Artes do Colégio Augusto Laranja (2014-2021). Palestrante e assessor da Área de práticas literárias e orais nos níveis de ensino da Educação Infantil ao Ensino Médio. Professor do curso de pós-graduação A Arte de Ensinar Arte pelo Instituto Singularidades. Foi coordenador de Programas e Projetos da CSMB da SMC. Foi Diretor de Curadoria e Programação do CCSP. Foi Diretor da Divisão de Ação Cultural e Educativa do CCSP. Foi Curador Educativo do Centro Cultural São Paulo. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Experiências de Formação - Roda-Línguas, Unesp, desde 2006. Organizador do livro A Criança de 6 anos - Reflexões e Práticas (2008 e 2012), pela editora Meca. Co-autor do livro Contos do Quintal (2007), editora Globo. Autor de contos publicados nas revistas Crescer e Direcional Educador. Organizador e autor do livro A Arte de Contar Histórias: Abordagens poética, literária e performática, pela editora Ícone, 2010. Organizador e autor do livro Narra-te cidade: pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje, pel'A Casa Tombada Edições, 2017.



Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade