Processo seletivo para nova turma em maio
Pós-graduação Semi Presencial
Ponto de Partida da pós
A educação para os novos tempos exige novos paradigmas e que desapeguemos de formatos que não mais dão conta do ser humano em toda sua complexidade.
O paradigma atual tem aprisionado bebês, crianças e profissionais que dia a dia são tolhidos em sua curiosidade, criatividade e originalidade e são transformados em uma massa obrigada a “vestir um currículo” e uma pedagogia de “tamanho único”, que, na verdade, não serve para ninguém.
Ainda assim, nos esprememos, puxando daqui e dali, remendando, tentando a todo custo nos adaptar e adaptar os bebês e as crianças. No entanto, tudo tem seu preço! E a escola da atualidade tem mostrado os perversos efeitos dessa castração coletiva: profissionais adoentados, crianças sendo medicadas, violências de toda ordem, um cotidiano sem sentido, cujo grande manancial humano é desperdiçado. Nossa sociedade está doente, mas são os sujeitos que estão sendo medicados.
Todavia, novas iniciativas começam a despontar com mais força, além do necessário resgate de saberes silenciados e subjugados historicamente!
Iniciativas engendradas por profissionais que não temem se abrir ao novo e experimentar novas formas de pensar e vivenciar a educação das infâncias. Pessoas dispostas a participar do movimento de criação coletiva da educação para os novos tempos, pessoas que não temem ser pioneiras na busca por uma educação mais humana e que cumpra seu real objetivo de emancipação dos indivíduos.
Se você já sentiu que devem existir outras alternativas que buscam abarcar o ser em sua inteireza, venha vivenciar conosco novas e profundas possibilidades educacionais.
Venha fazer parte desta pós-graduação e da construção de uma nova educação que está sendo gestada por profissionais que já entenderam que a resposta não virá pronta e que é exaustivo e improdutivo buscar respostas individuais para questões coletivas. É preciso estar junto, é preciso construir em participação as novas possibilidades educacionais, possibilidades mais participativas e dialógicas, onde os sujeitos, grandes e pequenos, possam assumir seu papel de protagonistas.
Afinal, “cada época não apenas sonha a seguinte, mas ao sonhá-la força-a a despertar”
Que sonhemos juntos e, acima de tudo, atuemos pelo despertar de uma nova educação mais humana, sensível e alinhada aos ideais de um ser humano mais pleno.
A História dessa Pós
A pós-graduação A Pedagogia das Miudezas na Educação das Infâncias: sobre epistemologias, utopias e teimosias foi idealizada por Bruna Ribeiro após mais de 20 anos de estudos, pesquisas e atuação em prol da escuta, participação e protagonismo infantil e do desejo da construção de uma epistemologia e uma práxis cotidiana mais coerentes com os saberes dos bebês e crianças.
O percurso pessoal e profissional marcado por atuação em diferentes frentes, como pesquisas nacionais e internacionais, assessora de instituições de referência no Brasil, professora universitária, formadora, passando pelo trabalho em parceria com grandes referências nacionais e internacionais, pela realização de escutas de bebês e crianças em diferentes estados brasileiros e, ainda, pela participação em vivências e imersões na pluralidade e riqueza de nosso povo e suas ricas tradições culturais fortaleceu a convicção de que é preciso um olhar e conhecimentos abrangentes e diversificados, que bebam em diferentes fontes, para dar conta da complexidade das infâncias.
Essa convicção gerou as bases que norteiam essa pós, que crê que na necessidade da nutrição ética, estética e política dos indivíduos e na necessidade da construção de saberes pedagógicos em diálogo com diferentes campos de conhecimento.
A infância compreendida como fenômeno complexo e que se constitui por meio de múltiplas linguagens e saberes demanda que a formação dos indivíduos que atuam com as infâncias seja também forjada em novas epistemologias, metodologias e utopias.
Uma educação em que a imaginação, a curiosidade, a observação e a interrogação são entendidas como experiências educativas e, por isso, demandam um habitus pedagógico que precisa ser compreendido e construído. Uma educação respaldada na ética do cuidado, apoiada nas miudezas a serviço da educação do assombro e que reconheça o direito à beleza, à esthesia, a um cotidiano que contemple diferentes ritmos, rituais e ritos, o direito a um corpo-brincante, e a inteireza do adulto-profissional.
E eis que o sonho de uma formação que contemple essas bases começou a ganhar contornos mais sólidos a partir do encontro com a Diálogos Embalados e sua palavra provocação do ano de 2023: “inéditos”. A partir desse encontro, fomos tecendo como seria possível transformar nossas utopias em inéditos viáveis e a Diálogos fez o que ela faz de melhor: se fez ponte e propiciou novos encontros e diálogos com a Casa Tombada, que abriu suas portas, janelas, braços e coração para que a semente das miudezas pudesse germinar em solo fértil, cuidado por muitas outras mãos também utópicas, teimosas e comprometidas com uma educação mais plena e com sentido para todos os envolvidos.
Como o curso acontece - Semi presencial
Encontros online
Aulas quinzenais online e ao vivo às quartas-feiras, das 19h às 21h30.
Exercitaremos uma pedagogia do respeito ao tempo necessário à produção do conhecimento com aulas quinzenais, propiciando que as/os participantes tenham tempo para realização das leituras e maturação das ideias abordadas no curso.
Assim, além das sessões síncronas quinzenais, estão previstas horas mensais individuais assíncronas de estudos, pesquisas e escrita criativa.
Conteúdos Exclusivos
Na plataforma, além das propostas do percurso das aulas, as estudantes e os estudantes contarão com uma curadoria da coordenação em parceria com os professores, seja em formato de links ou bibliotecas virtuais, ou vídeos preparados para determinado assunto, tudo para que o acesso aos nossos estudos esteja não só mais amplo, como mais organizado para a turma toda.
Imersões Presenciais
Uma vez ao mês, as/os participantes serão convidadas/os a uma imersão de um dia inteiro, com o objetivo de propiciar diferentes vivências, por meio de múltiplas linguagens, com vistas ao aprofundamento das questões debatidas e estudadas durante o curso. As imersões ocorrerão em lugares diversificados (ateliês, espaços na natureza, espaços culturais...) em São Paulo ou locais próximos e de fácil acesso. Os participantes serão sempre avisados com antecedência sobre os locais.
Os custos da imersão já estão inclusos na parcela do curso (com exceção do deslocamento até o local, mas atuaremos com sistema de caronas solidárias.
Módulo Opcional
Abordagens Participativas: estudo in loco
Ao final do curso, as/os participantes terão a oportunidade de conhecerem in loco, no respectivo país, uma das abordagens participativas estudadas, por meio de uma disciplina intensiva de cerca de uma semana.
As despesas serão cobradas à parte e a participação não é obrigatória.
Produção de pesquisa TCC
A pesquisa é entendida como a interrogação que nos move, nos inquieta e nos coloca em movimento. Interessa-nos buscar formas de investigar e registrar pensamentos, escritas e vida de forma genuína e autoral, que envolvam múltiplas linguagens e sejam capazes de produzir saberes praxiológicos por meio de uma polifonia de vozes.
Tópicos de estudo
Clique aqui para acessar o programa de estudo completo:
Tópicos de Estudo - Pedagogia das Miudezas.pdf
Assista o vídeo com alguns momentos da imersão com a turma 1
Quem coordena essa pós
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral em Pamplona (Espanha), sob supervisão do profº Drº Alfredo Hoyuelos, realizando estudos de aprofundamento no Núcleo de Estudos Avançados da Infância na Universidade Católica Portuguesa (UCP), situada em Porto/Portugal, sob supervisão da profª Drª Julia Oliveira-Formosinho. É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pedagoga, especialista em educação infantil. Atua há mais de 20 anos na área da Educação Infantil, tendo atuado como consultora para importantes instituições, como: Ministério da Educação (MEC), UNESCO e como colaboradora para o selo UNICEF Brasil. Integrou o grupo de consultores especialistas do MEC (COEDI, SEB, MEC) na discussão da Base Nacional Comum da Educação infantil. Atuou em pesquisas na Fundação Carlos Chagas/FCC e coordenou pesquisas, avaliações, formações e escutas de crianças em diferentes estados brasileiros para Secretarias Municipais de Educação de todo o Brasil. Atua há mais de 10 anos como consultora da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, onde assessorou o município na construção dos Indicadores da Qualidade do município e do Currículo da Cidade: Educação Infantil. Autora do livro Pedagogia das Miudezas: Saberes necessários a uma pedagogia que escuta (2022), organizadora do livro Abordagens Participativas na Educação Infantil: saberes necessários para nos manter em voo (2023), entre outras publicações nacionais e internacionais.
Quem nos encontra
Conheça o Corpo Docente da pós: CLIQUE AQUI
Aula Inaugural com Márcio Vassallo
Assista para conhecer o trabalho do jornalista e escritor Márcio Vassallo
Dados Gerais da Pós
Coordenação Geral d'A Casa Tombada
Profa. Dra. Ângela Castelo Branco e Prof. Dr. Giuliano Tierno
Coordenação das Pós-Graduações d'A Casa Tombada
Prof. Dr. Giuliano Tierno
Coordenação do Curso
Profa. Dra. Bruna Ribeiro
Regulamentação
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Autorizado pelo MEC. FACONNECT – Instituição de Ensino Superior Credenciada pela Portaria MEC n° 59 de 13/01/09, pub. no D.O.U em 14/01/09
Semi Presencial
Calendário e carga horária - Período de realização
Início: 24/08/2024 - Primeira Imersão presencial
28/08/24 - Primeiro encontro online
18 meses
Carga horária total 450 horas
Inscrição
Taxa de R$ 50,00 (a entrevista online será agendada após a efetivação da inscrição)
A equipe d’A Casa Tombada entrará em contato via email para pedir os documentos necessários
Investimento do curso
24 parcelas de R$ 832,33
20% de desconto para gestores de educação, professores, educadores, profissionais das infâncias em atuação multidisciplinar (educação, serviços sociais, saúde, psicologia e áreas afins)
Descontos especiais para pagamento à vista, ou parcelado em até 4x no boleto bancário, consulte pelo e-mail pos@acasatombada.com
Importante: * Taxa de rematrícula semestral - R$ 99,00 (30/11/24) e (30/6/25). Para realizar a rematrícula o estudante deve estar com o seus compromissos pedagógicos e financeiros em dia.
Início das aulas: 28/8/2024
Processo seletivo para bolsa até 20/06/24
A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece 1 bolsa integral de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência. Não é preciso fazer inscrição. Consulte os critérios do Processo Seletivo pelo link abaixo, Se tiver alguma dúvida, envie um email para pos@acasatombada.com. Resultado da concessão da bolsa de estudos integral: 12/12. Matricula até dia 20/12
Carta edital
https://docs.google.com/document/d/1uG0jlkWk96BnRIODDHhSDHKMm_XxFh_w__VkzfLIt9o/edit?usp=drive_link
Formulário
https://forms.gle/eroRnUv5juCbSrBV7
Conheça a coordenadora do curso nesta aula que ela ministrou no Ciclo de Estudos "O Enigma da Infância" em outubro/23
O curso é destinado a profissionais que atuam com as infâncias, como professores/as, coordenadores/as pedagógicos, diretores/as, supervisores/as), formadores/as, profissionais que atuam em Secretarias de Educação e também a interessados (e teimosos) em geral, dispostos a construir epistemologias utópicas, inéditas e viáveis no cotidiano, tanto no âmbito das micropolíticas das relações cotidianas, como no âmbito macroestrutural das políticas públicas.
Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades
Secretaria - pós-graduações
Estude quando e onde quiser
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As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
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