"O mundo não foi feito em alfabeto. Senão que primeiro em água e luz. Depois árvore."
Manoel de Barros
A partir de uma concepção de que a Natureza é um sujeito de direitos, uma grande mestra e que fazemos parte dela, o objetivo desta pós-graduação é refletir sobre práticas educativas que proporcionam uma relação entre crianças, educadores(as) e Natureza (entendendo a Natureza também como educadora e nós como Natureza).
Pós-graduação semipresencial (online e imersões presenciais)
As aulas são ao vivo e em cores, aproveitando ao máximo os recursos das plataformas digitais para promover atividades síncronas (em tempo real) e assíncronas (que você pode acessar quando quiser). Além disso durante todo o curso haverá 6 imersões, aos sábados de maneira presencial.
Encontros semanais
Acontecem quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, em um ambiente interativo e colaborativo.
Encontros imersivos
6 sábados, conforme o calendário abaixo , das 9h às 19:
Turma com até 42 alunos
Isso garante um ambiente mais próximo, acolhedor e com espaço para escuta e trocas significativas.
Plataforma Digital d’A Casa Tombada
Durante todo o percurso, você terá acesso à nossa plataforma exclusiva, onde poderá:
- Assistir as gravações das aulas e acompanhar as atividades
- Interagir com colegas, professores e coordenação
- Acessar textos, mídias digitais, links, fóruns de discussão e aulas gravadas
Calendário e carga horária
Natureza e Educação das Infâncias
Esse curso é conduzido pelas perguntas:
Módulo 1 - Cosmopercepções
Módulo 2 - Crescer com coragem: o Risco que vale a pena viver
Módulo 3 - A natureza que chama para dançar
Módulo 4 - Elementos Vivos e os tempos das crianças
Módulo 5 - Minha escola não tem floresta: território escolar e Natureza
Módulo 6 - Do vivido ao visível: registrando a experiência e o aprendizado
Assista a Uma Aula - Natureza, Liberdade e Coragem gratuitamente para ter uma ideia do conteúdo e da atmosfera que envolve essa Pós-graduação.
Clique na imagem abaixo para se inscrever:
O encontro entre o Florada Educação e A Casa Tombada
O Florada Educação é um projeto que nasce do encontro entre três educadoras apaixonadas por Educação e Natureza, inspirado por experiências de educação ao ar livre e pela cultura popular brasileira. Partimos do reconhecimento de que pertencemos à Natureza e que as crianças nascem vivendo essa integralidade, mas encontram no caminho modelos escolares e sociais que as afastam dessa conexão inata. Reconhecemos e reverenciamos os saberes ancestrais, comunitários e ecológicos de todos os seres como possibilidades de repensar esses modelos.
Daniela Dezordi - Natural de São Paulo, psicóloga e educadora com mais de 25 anos de experiência em sala de aula, sendo 20 deles na Escola Vera Cruz, na Educação Infantil e Fundamental I. Especialista em alfabetização, inclusão e gestão escolar pela USP e graduada em Child and Youth Care pela Universidade Guelph Humber, em Toronto, Canadá. Durante seu período de especialização no Canadá, pesquisou projetos de educação ao ar livre e seus impactos na saúde mental das crianças. Ao longo de sua trajetória, realizou pesquisas em áreas como linguagem, matemática, antirracismo, práticas inclusivas, saúde mental, ciências, brincar e educação ao ar livre. É também autora do artigo Movimentos Iniciais para uma Educação Antirracista, publicado em 2003 no livro Gestão Escolar: Reflexões e Transformações.
Flavia Rizzo - Natural de São Paulo, formada em 1999 em Direito pela PUC-SP e em 2008 em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Trabalha como professora de Educação Infantil e Fundamental I há 20 anos, dos quais 2 anos na Scuola Italiana Eugenio Montale e há 18 anos, na Escola Vera Cruz, em São Paulo, lugar onde desenvolveu conhecimento sobre documentação e investigação pedagógica e assim, realizou as seguintes publicações a partir de práticas em sala de aula: Publicação na Revista de Psicopedagogia do relato de experiência: "O desafio de sustentar a investigação no ensino remoto", Edição n. 38/2021; e Publicação na Revista Zum Zum, Revista de Educação antirracista da Escola Vera Cruz, da Prática Pedagógica: "Do Semba ao Samba: uma descoberta sobre as raízes do Carnaval, Edição n. 3, fevereiro 2023.
Especialista em abordagem Reggio Emilia pelo Centro Internazionale Reggio Children e Outdoor Education pela Faculdade LUMSA de Milão em associação com Scuole Naturali, Associazione Manes. É sócia do Florada Educação, empresa que promove imersões, estudos e formações em projetos de Educação e Natureza.
Inez Pinheiro - Natural de São Paulo, formada em 2002 em pedagogia pela USP. Trabalhou como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I por 18 anos - desses, 4 anos na Escola Alto de Pinheiros e 14 anos na escola Vera Cruz, onde atuou também como orientadora educacional de crianças de 5 a 8 anos, por 4 anos. Participou como formadora do projeto “Escola que vale”, do CEDAC, nas áreas de língua, artes e gestão escolar e como capacitadora no Núcleo de Assessoria da Escola Vera Cruz, onde acompanhou instituições de ensino públicas e privadas. Pós graduada em alfabetização pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz e em “Histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas na Educação” pela Casa Tombada. Mestra em "Dirección de Actividades Educativas en la Naturaleza", pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, a partir do qual publicou o artigo: “A filosofía do Ben Vivir, inspiradora para unha educación na natureza.” na Revista Sarmiento (galego-portuguesa)
É sócia do Florada Educação, empresa que promove imersões, estudos e formações em projetos de Educação e Natureza.
Investimento
15 parcelas de R$ 690,00
Rematrícula - Semestral no valor de R$ 199,00 (elas serão inserida no boleto de 5/7/2026). Para efetivar a rematrícula o estudante precisa estar com o financeiro e o pedagógico em dia.
Descontos
10% - para ex-estudantes e estudantes d'ACasa
15% - para pagamento à vista
Esta iniciativa consolida o compromisso d'A Casa com um ambiente diverso, plural e inclusivo, contribuindo para a mudança social. O projeto abrange o enfrentamento da desigualdade estrutural como princípio fundamental. Isso se materializa na democratização do acesso à formação. A Casa aposta na pluralidade, garantindo que a inclusão seja uma prática. Ao ofertar bolsas alinha-se a iniciativas que se posicionam no enfrentamento às iniquidades sociais, afirmando-se como um locus de exercício ético e uma ação concreta de justiça social.
Prazo de solicitação de bolsa até o dia 30/11/2025 -
*Em breve colocaremos a carta edital e o formulário de solicitação aqui
Os estudantes contemplados receberão as informações dos próximos passos por e-mail e WhatsApp após o dia 08/12/25
Direção d'A Casa Tombada - Centro de Estudo, Pesquisa e Experimentação em Arte, Educação e Linguagem:
Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira
Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira
Coordenação do Programação de Pós-Graduação
Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira
Regulamentação
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Autorizado pelo MEC. FACONNECT – Instituição de Ensino Superior Credenciada pela Portaria MEC n° 59 de 13/01/09, pub. no D.O.U em 14/01/09
O curso é destinado a profissionais que atuam com as infâncias — professores(as), coordenadores(as) pedagógicos, diretores(as), supervisores(as), formadores(as), biólogos(as), educadores(as) ambientais — e a todas e todos que desejam reavivar suas crianças e esperançar possibilidades de infâncias interconectadas com outros seres, compreendendo-se parte do cosmos e este parte essencial de si. Cultivar projetos educativos que despertem pertencimento, cuidado e novas formas de ser, estar e aprender no mundo.
Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades
Secretaria - pós-graduações
Estude quando e onde quiser
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta A Casa Tombada. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…