Oferta por tempo limitado!
Processo Seletivo - Pós Graduação Natureza e Educação das Infâncias

Processo Seletivo - Pós Graduação Natureza e Educação das Infâncias

Pós-graduações
  • Início das vendas 08/10/2025
  • 1 aula
  • 1 módulo de conteúdo
  • Última atualização 13/10/2025

10x R$ 6,10

R$ 50,00 à vista

Inscreva-se
Adicionar cupom de desconto?
6 meses

consulte o período de acesso

Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 6 meses após a matrícula.

Sobre

"O mundo não foi feito em alfabeto. Senão que primeiro em água e luz. Depois árvore." 

Manoel de Barros

A partir de uma concepção de que a Natureza é um sujeito de direitos, uma grande mestra e que fazemos parte dela, o objetivo desta pós-graduação é refletir sobre práticas educativas que proporcionam uma relação entre crianças, educadores(as) e Natureza (entendendo a Natureza também como educadora e nós como Natureza).

Quem trilhar este percurso viverá experiências de planejar, documentar, projetar contextos educativos e realizar vivências ao ar livre. Será um exercício de tecer intencionalidades e significados, em que a prática se transforma em poesia e a Natureza se revela como mestra — guardiã de um saber ancestral, sensível e transformador


Pós-graduação semipresencial (online e imersões presenciais)
As aulas são ao vivo e em cores, aproveitando ao máximo os recursos das plataformas digitais para promover atividades síncronas (em tempo real) e assíncronas (que você pode acessar quando quiser). Além disso durante todo o curso haverá 6 imersões, aos sábados de maneira presencial.

Encontros semanais
Acontecem quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, em um ambiente interativo e colaborativo.

Encontros imersivos 
6 sábados, conforme o calendário abaixo , das 9h às 17h:

  • 14/03/2026
  • 16/05/2026
  • 08/08/2026
  • 26/09/2026
  • 24/10/2026
  • 20/03/2027

Turma com até 42 alunos
Isso garante um ambiente mais próximo, acolhedor e com espaço para escuta e trocas significativas.

Plataforma Digital d’A Casa Tombada
Durante todo o percurso, você terá acesso à nossa plataforma exclusiva, onde poderá:

- Estudar e pesquisar

- Assistir as gravações das aulas e acompanhar as atividades

- Interagir com colegas, professores e coordenação

- Acessar textos, mídias digitais, links, fóruns de discussão e aulas gravadas

Calendário e carga horária

  • Processo Seletivo: 14/10/2025 a 08/12/2025
  • Entrevistas: serão agendadas coletivamente
  • Início das aulas: 04/03/2026
  • Término: 20/03/2027
  • Duração: 12 meses
  • Carga horária total: 450 horas

Natureza e Educação das Infâncias

As crianças já nascem interconectadas com tudo o que existe. Para que cresçam com toda a potência que já possuem, é importante que possam ter liberdade de movimento, criatividade e experimentação. Entrar em contato com o mundo de forma inteira, integral, visceral e profunda. Assim, é primordial reconhecer, valorizar e recriar as relações entre infâncias, educação e Natureza.

Nosso desejo pulsante é pensar possibilidades para uma educação desemparedada, a partir da pesquisa de projetos de educação ao ar livre pelo mundo. Ao mesmo tempo, mergulharemos nas Culturas Brasileiras, para reconhecer nossas tradições e buscar inspiração no que temos de mais forte e constitutivo, construindo uma estrutura tecida por muitas vozes, saberes e crenças.

Aprendizagem prática e imersiva: O curso combina teoria, pesquisa e vivências ao ar livre, oferecendo experiências concretas para reconhecermos a Natureza como parceira e mestra na educação das infâncias.

Integração de saberes: Pesquisaremos diferentes culturas brasileiras, conhecimentos ancestrais e abordagens internacionais em educação ao ar livre, conectando ancestralidade, arte e Natureza em práticas pedagógicas inovadoras.

Percurso reflexivo com os educadores, enfoque decolonial e sensível: O percurso permite que os participantes planejem, documentem e implementem projetos educativos sensíveis, com foco em criar vínculos profundos entre crianças, educadores e Natureza a partir de uma proposta que honra e valoriza os múltiplos saberes e formas de viver.

Espaço de diálogo e partilha: A Casa Tombada oferece um ambiente de estudo e pesquisa colaborativa, onde diferentes vozes, experiências e perspectivas se encontram, enriquecendo o aprendizado coletivo.

Esse curso é conduzido pelas perguntas:


Módulo 1 - Cosmopercepções

  • Ampliar percepções sobre a relação entre os seres
  • Integrar saberes tradicionais e contemporâneos na prática pedagógica
  • Planejar vivências educativas que valorizem, ao mesmo tempo, o território e o
    multiculturalismo. (O nosso quintal e o mundo)

Módulo 2 - Crescer com coragem: o Risco que vale a pena viver

  • Discutir o lugar do risco na aprendizagem e no fortalecimento das emoções.
  • Pesquisar metodologias e práticas brasileiras e internacionais de educação ao ar
    livre.
  • Entender conceitos como: Cultura de aversão ao risco, Transtorno de déficit de
    Natureza, Criminalização do brincar na Natureza, Biofobia e Cosmofobia.

Módulo 3 - A Natureza que chama para dançar

  • Explorar o corpo e o movimento como vetores para que a criança conheça sua Natureza,
    promovendo aprendizagens significativas por meio do brincar.
  • Conhecer diferentes infâncias e brincadeiras de múltiplas culturas.
  • Refletir sobre o direito da criança de viver seu próprio tempo e uma infância plena e digna.
  • Compreender a corporeidade como ferramenta decolonial.

Módulo 4 - Elementos Vivos e os tempos das crianças

  • Integrar processos artísticos aos ciclos e elementos naturais.
  • Vivenciar práticas criativas em espaços ao ar livre.
  • Entender o conceito de biomimética para compreender a arquitetura da Natureza como fonte de inovação, cuidado e criatividade na prática educativa.

Módulo 5 - Minha escola não tem floresta: território escolar e Natureza

  • Elaborar projetos em contextos escolares, com diferentes realidades, utilizando
    documentação pedagógica como modo de reflexão e valorização das práticas.
  • Compreender o que é o trabalho com a documentação pedagógica e como torná-la um
    processo coletivo de experimentação dos processos vividos.
  • Pensar em projetos de desemparedamento da escola, que tenham a Natureza como mestra.  
  • Explorar estratégias para conectar a escola ao seu território.
  • Criar contextos que sejam capazes de captar, nutrir e cultivar a curiosidade e a imaginação.

Módulo 6 - Do vivido ao visível: registrando a experiência e o aprendizado

  • Fundamentos, técnicas e formatos de documentação pedagógica aplicados à prática
    educativa.
  • Rastros de aprendizagem: como tornar visível o saber.
  • Orientação dos trabalhos finais.
  • Acompanhamento, orientação e preparação para a condução das vivências práticas no
    encerramento do curso (apresentação de uma documentação pedagógica ou vivência
    ao ar livre).
  • Apresentação dos projetos finais. Compartilhamento dos projetos desenvolvidos, com
    foco na troca de experiências, reflexão conjunta e partilha entre pares.
  •  Estudo de técnicas e formatos de registro reflexivo.

Assista a Uma Aula - Natureza, Liberdade e Coragem gratuitamente para ter uma ideia do conteúdo e da atmosfera que envolve essa Pós-graduação.

Clique na imagem abaixo para se inscrever:



O encontro entre o Florada Educação e A Casa Tombada

O Florada Educação é um projeto que nasce do encontro entre três educadoras apaixonadas por Educação e Natureza, inspirado por experiências de educação ao ar livre e pela cultura popular brasileira. Partimos do reconhecimento de que pertencemos à Natureza e que as crianças nascem vivendo essa integralidade, mas encontram no caminho modelos escolares e sociais que as afastam dessa conexão inata. Reconhecemos e reverenciamos os saberes ancestrais, comunitários e ecológicos de todos os seres como possibilidades de repensar esses modelos.

Nosso propósito é refletir e buscar caminhos para uma educação sensível, integral e decolonial, capaz de responder aos desafios do nosso tempo: o distanciamento do ser humano da vida ao ar livre, a falta de espaços para a brincadeira, o excesso de tecnologias, e o colapso social e ambiental que já sentimos em nosso cotidiano.

Acreditamos que a Natureza é mestra, território de aprendizagem, saúde e pertencimento. E se fazemos parte dela, precisamos repensar esses vínculos, nossa ancestralidade e maneira de estarmos e sermos no mundo, para que educadores, crianças e comunidades construam juntos práticas pedagógicas mais justas, profundas e harmônicas.

Em julho de 2025, recebemos o convite de Giuliano Tierno para transformar nossa pesquisa, até então vivida em práticas, encontros e reflexões, em um curso de pós-graduação a ser oferecido pel´A Casa Tombada, em 2026. O convite partiu não apenas do desejo de reunir pessoas que pensassem Natureza e educação das infâncias, mas também do reconhecimento da importância de quem fala a partir da experiência concreta, do chão da escola e dos territórios de vida.

A Casa Tombada, como espaço de estudo, pesquisa e criação coletiva, nos instigou a cuidar das palavras e enunciados, a estruturar nossas investigações de modo a dialogar com seu propósito maior: ser um lugar de encontro entre vozes diversas, onde se cruzam ancestralidade, linguagem, arte, educação e pensamento crítico. Esse diálogo nos inspirou a costurar nossas experiências em uma proposta formativa que ecoa tanto a prática quanto a reflexão, tanto a ação quanto a escuta.



Daniela Dezordi - Educadora com mais de 25 anos de experiência em sala de aula. Graduada em Child and Youth Care pela Universidade Guelph Humber (Toronto, Canadá) e especialista em alfabetização, inclusão e gestão escolar pela USP, desenvolve pesquisas sobre linguagem, antirracismo, práticas inclusivas, saúde mental, brincar e educação ao ar livre.

Nascida em São Paulo, cresceu entre brincadeiras de rua e temporadas no sul do país, experiências que moldaram sua relação afetiva com a natureza e o olhar atento para as pessoas e suas histórias. Viveu no Canadá em 2023 e 2024, onde aprofundou sua pesquisa em metodologias de educação ao ar livre e práticas relacionais.

Autora do artigo Movimentos Iniciais para uma Educação Antirracista (2003), é sócia do Florada Educação e segue empenhada em defender a importância de uma educação que fortalece a autoestima, a autonomia e os vínculos significativos entre crianças, comunidade e Natureza.

Flavia Rizzo - Natural de São Paulo, formada em 1999 em Direito pela PUC-SP e em 2008 em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Trabalha como professora de Educação Infantil e Fundamental I há 20 anos, dos quais 2 anos na Scuola Italiana Eugenio Montale e há 18 anos, na Escola Vera Cruz, em São Paulo, lugar onde desenvolveu conhecimento sobre documentação e investigação pedagógica e assim, realizou as seguintes publicações a partir de práticas em sala de aula: Publicação na Revista de Psicopedagogia do relato de experiência: "O desafio de sustentar a investigação no ensino remoto", Edição n. 38/2021; e Publicação na Revista Zum Zum, Revista de Educação antirracista da Escola Vera Cruz, da Prática Pedagógica: "Do Semba ao Samba: uma descoberta sobre as raízes do Carnaval, Edição n. 3, fevereiro 2023. 

Especialista em abordagem Reggio Emilia pelo Centro Internazionale Reggio Children e Outdoor Education pela Faculdade LUMSA de Milão em associação com Scuole Naturali, Associazione Manes. É sócia do Florada Educação, empresa que promove imersões, estudos e formações em projetos de Educação e Natureza.

Inez Pinheiro -  Natural de São Paulo, formada em 2002 em pedagogia pela USP, trabalhou por 22 anos como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e também como orientadora educacional de crianças de 5 a 8 anos. É pós graduada em alfabetização pelo Instituto Superior de educação Vera Cruz e em “Histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas na Educação” pel´A Casa Tombada. Mestre em "Dirección de Actividades Educativas en la Naturaleza", pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha e autora do trabalho: “A filosofía do Bem Viver como inspiração para uma Educação na Natureza”, a partir do qual publicou o artigo: “A filosofía do Ben Vivir, inspiradora para unha educación na natureza.” na Revista Sarmiento (galego-portuguesa).

É sócia do Florada Educação, empresa que promove imersões, estudos e formações em projetos de Educação e Natureza.



Para conhecer mais sobre nosso corpo docente clique aqui


Investimento

15 parcelas de R$ 690,00

Rematrícula - Semestral, no valor de R$ 199,00. Importante: o pagamento, com vencimento em 30 de junho de 2026, refere-se a valor obrigatório e independente das parcelas acima mencionadas. Para o aluno efetivar sua rematrícula é fundamental que o mesmo esteja com os seus compromissos financeiros e pedagógicos em dia.

Descontos 

10%  - para ex-estudantes e estudantes d'ACasa  

15%  - para pagamento à vista 



Esta iniciativa consolida o compromisso d'A Casa com um ambiente diverso, plural e inclusivo, contribuindo para a mudança social. O projeto abrange o enfrentamento da desigualdade estrutural como princípio fundamental. Isso se materializa na democratização do acesso à formação. A Casa aposta na pluralidade, garantindo que a inclusão seja uma prática. Ao ofertar bolsas alinha-se a iniciativas que se posicionam no enfrentamento às iniquidades sociais, afirmando-se como um locus de exercício ético e uma ação concreta de justiça social.

Prazo de solicitação de bolsa até o dia 30/11/2025 - 

Carta edital: https://drive.google.com/file/d/1eElUUA0jlaixHThKThPG3dYm8Zm-DfGM/view

Formulário para solicitação: https://forms.gle/P3u4GUdGiN3aLqG27

Os estudantes contemplados receberão as informações dos próximos passos por e-mail e WhatsApp após o dia 08/12/25


Carta de intenção

Após sua inscrição, para confirmar a sua participação no processo seletivo da pós-graduação envie por gentileza uma carta de intenção para que você explicite seus interesses pessoais em participar do curso para o email pos@acasatombada.com

Assim que recebermos a Carta de Intenção entraremos em contato para o agendamento da entrevista coletiva. Na entrevista estará presente a coordenação d'A Casa Tombada, a coordenação do curso escolhido e outros candidatos participantes do Processo Seletivo.

Após a entrevista, enviaremos por e-mail o resultado do Processo Seletivo. Em caso positivo, você receberá as instruções para a realização da matrícula.

Direção d'A Casa Tombada - Centro de Estudo, Pesquisa e Experimentação em Arte, Educação e Linguagem:

Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira

Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira 

Coordenação do Programação de Pós-Graduação

Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira

Regulamentação 

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Autorizado pelo MEC. FACONNECT – Instituição de Ensino Superior Credenciada pela Portaria MEC n° 59 de 13/01/09, pub. no D.O.U em 14/01/09





Público alvo

O curso é destinado a profissionais que atuam com as infâncias — professores(as), coordenadores(as) pedagógicos, diretores(as), supervisores(as), formadores(as), biólogos(as), educadores(as) ambientais — e a todas e todos que desejam reavivar suas crianças e esperançar possibilidades de infâncias interconectadas com outros seres, compreendendo-se parte do cosmos e este parte essencial de si. Cultivar projetos educativos que despertem pertencimento, cuidado e novas formas de ser, estar e aprender no mundo.

Conteúdo

1Informações importantes

  • Bem vindo(a)

FAQ

Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades

expand_more
Chame por Renata no Whatsapp de suporte - 19 97404-7783 Email: atendimento@acasatombada.com

Secretaria - pós-graduações

expand_more
Chame por Flávia no Whatsapp - 11 96362-7762 email: pos@acasatombada.com

Acesso por 6 meses

Estude quando e onde quiser

Avaliações

Opinião dos alunos que se matricularam

VC ELI DE FÁTIMA AMERICO

Processo Seletivo - Pós Graduação Natureza e Educação das Infâncias

10x R$ 6,10

R$ 50,00 à vista


  • Início das vendas 08/10/2025
  • 1 aula
  • 1 módulo de conteúdo
  • Última atualização 13/10/2025
Inscreva-se
Adicionar cupom de desconto?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade