Prepare-se para uma imersão na história, literatura e arte com a programação completa do livro U-507, de Roger Mello e Felipe Cavalcante.

Sobre a Conversa
A história do Brasil tem muitas tramas dolorosas que precisam ser narradas e o livro U-507 apresenta uma delas. A história de um submarino que afundou cinco navios em três dias e deixou um total de 607 mortos. Num encontro potente entre o real, a ficção e o profundo mistério que ocupam décadas sobre este recorte histórico do Brasil, o livro dos autores Roger Mello e Felipe Cavalcante promove uma forma de investigarmos juntos o que sabemos - como país - sobre este momento simbólico da humanidade.
Esta conversa com os autores será mediada pela pesquisadora Ananda Luz, uma das coordenadoras pedagógicas d’A Casa Tombada.
Dia 27/11/25 - das 19h30 às 21h30
Gratuito - online via Zoom
Conheça a proposta completa e inscreva-se aqui
A Casa Tombada e a Global Editora convidam
A história do Brasil tem muitas tramas de dor que precisam ser narradas e o livro U-507 apresenta uma delas. A história de um submarino que afundou cinco navios em três dias e deixou um total de 607 mortos. Num encontro potente entre o real, a ficção e o profundo mistério que ocupa décadas sobre este recorte da história brasileira, o livro dos autores Roger Mello e Felipe Cavalcante promovem uma forma de investigarmos juntos o que sabemos - como país - sobre este enigmático momento.
Sobre o Livro U-507 (Global Editora, 2025)

A literatura infantojuvenil se reinventa. E poucos nomes contribuem mais para isso do que Roger Mello. Em sua nova parceria com Felipe Cavalcante – dueto que deu origem ao premiadíssimo Clarice –, Roger encanta pelo uso exuberante de metáforas, projeto gráfico único, construções poéticas e uma narrativa que, como um submarino, corta o azul-cobalto do imaginário.
U-507 é mais do que um livro; é uma experiência sensorial que se desdobra em cada verso e ilustração. Ele nos leva a acompanhar, através do olhar de uma pequena garota, a narração ficcional de um dos episódios mais enigmáticos da história brasileira: o bombardeio de navios durante a Segunda Guerra Mundial, ocorrido na costa de Sergipe. Essa aventura histórica é contada com a leveza e o humor que sustentam a sobrevivência em meio às inseguranças e aos medos de um mundo conturbado.
Ganhador do Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o “Nobel” da literatura infantojuvenil, Roger constrói sua narrativa como se desenhasse um labirinto aquático com palavras. Cada página revela novos segredos e convida o leitor a explorar os limites entre a verdade e a fantasia.
O livro bebe nas águas da tradição literária para renová-la. U-507 se desenvolve ao redor da filha mais nova de uma mãe viúva, que tece os fios de uma história encantadora e surpreendente. Elementos fantásticos – como uma estátua que fala a língua tupi e pensa de forma inusitada – enriquecem a narrativa, proporcionando uma experiência única e multissensorial.
As ilustrações assinadas por Felipe Cavalcante complementam e potencializam a narrativa. Com um design que remete ao mistério dos mares e à magia da noite, a capa e a quarta capa – marcadas por elementos gráficos que dialogam com o realismo fantástico da obra – fazem deste lançamento um verdadeiro “peixe reluzente a brilhar no mar da literatura”. Essa sinergia entre texto e imagem seduz leitores que apreciam histórias que transcendem a demarcação de idade, transformando a experiência de leitura em uma viagem inesquecível.
Dia 28/11/2025 (sexta-feira) - as 19h
Presencialmente n'A Casa Tombada - Rua Ministro Godoi 333, Perdizes
Mapa - https://maps.app.goo.gl/tDeS5GPzrfvF7XUj6
*Não é preciso se inscrever

Roger Mello
Nascido em Brasília em 1965, Roger Mello é formado pela Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. Passando também pelo universo do desenho aniumado, começou a carreira ao lado de Ziraldo no estúdio de criações e publicou seus primeiros livros nos anos 1990. Suas obras, marcadas por cores vibrantes e traços carregados de dramaticidade, representam muitos traços da cultura popular brasileira - o que afirma o autor como um pesquisador - são referência no Brasil e em diversos países, conquistando prêmios nacionais e internacionais – incluindo o cobiçado Prêmio Hans Christian Andersen, oferecido pelo IBBY e considerado um “Nobel” voltado ao livro para as infâncias, em 2014.
Cristiane Rogerio
É mestra em Arte Educação, pelo Instituto de Artes da UNESP. Autora do livro: O livro para a infância: caminhos que se entrelaçam ( Quatro Cantos, 2025), onde narrou a criação, os caminhos e aprendizados na construção e exercício do curso de pós-graduação lato sensu O Livro para a Infância, na qual é coordenadora desde 2016 n’A Casa Tombada. Jornalista, atualmente é colunista da Revista Crescer (onde foi editora por 8 anos) e coordena a Lista dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano, é também criadora do blog Esconderijos do Tempo e autora dos livros Carmela Caramelo (com André Neves, pela Editora Cortez) e Bebês do Brasil (com a Crescer, pela Editora Globo). Colabora com instituições como o SESC, escolas e outras instituições.
Felipe Cavalcanti
Nasceu em Brasília, em 1985. É ilustrador e designer. Com formação em design gráfico e mestrado em poéticas contemporâneas pela Universidade de Brasília, já teve seu trabalho exposto em diversas mostras, como o Nami Concours, na Coreia do Sul, o CICLA Original Illustration Exhibition, na China e a Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália. Compôs o projeto gráfico e ilustrações da obra Clarice, escrita por Roger Mello, pela qual ganhou o Prêmio Jabuti e da Biblioteca Nacional como Melhor Projeto Gráfico. Dois de seus livros integram o selo White Ravens da International Youth Library de Munique, na Alemanha, Clarice e O tempo todo, parceria com Volnei Canônica.
Vamos explorar o livro U-507 e usar técnicas únicas para criar ilustrações expressivas, produzindo
seus próprios materiais e simulando antigas colorizações de fotos.
Dia 29/11/2025 (sábado) - das 9h às 12h
Presencialmente n'A Casa Tombada - Rua Ministro Godoi 333, Perdizes
Mapa - https://maps.app.goo.gl/tDeS5GPzrfvF7XUj6
*VAGAS LIMITADAS
Como acontece
Etapa 1 - Manchas. Produzir insumos (pincéis feitos com materiais aproveitados como galhos e folhas ou escovas).
Etapa 2 - Interpretação de textos / frases do livro. Produzir desenho interpretando a frase escolhida, partindo das manchas dos insumos + linhas.
Etapa 3 - Colorir o desenho com tinta diluída simulando colorizações de fotografias em preto e branco.
Etapa 4 - Apreciação coletiva com resultados na parede
Investimento
R$ 200,00 em até 4x sem juros ou 10x com juros - verifique os percentuais no ato da inscrição
Conheça o programa completo da oficina e inscreva-se clicando aqui:
Quem pode se interessar pela programação
Estudantes, educadores, mediadores de leitura, bibliotecários, pesquisadores e pessoas interessadas na história do Brasil, especialmente no período da Segunda Guerra Mundial, bem como leitoras e leitores de literatura que dialoga com memória, narrativa histórica e investigação documental.
