Quando é uma travessia? Tudo é? Tudo vai de um lugar para outro? Quando atravessamos algo? E, se atravessamos, atravessamos o quê?
De 2020 para cá, o que nos aconteceu? O que superamos, se superamos? O que atravessamos, se atravessamos? E o que ficou? O que é preciso retomar? Como olhar para o agora com os olhos de lá? Como estar no lá com os olhos do agora?
Temos recebido muitos pedidos para revisitar, reconversar, assistir novamente a algumas aulas gravadas que ocorreram no período da pandemia. E por que? Será que é porque temos mais tempo agora? Certamente que não.
Talvez seja por que vamos entendendo, aos poucos, que a volta do parafuso se faz necessária. Só avançamos se retornamos. E retornar é nunca estar igual ao ponto originário. Só avançamos se reelaboramos. E reelaborar não é corrigir, sobrepor, apagar, evoluir. Reelaborar é sintonizar-se com.
Foi por isso que criamos A Casa Retrô. Um lugar para espiralar os encontros, as palavras, as línguas. Por que precisamos ter por perto aquilo que nos ressoa, que nos põe em movimento. Para nós a ausência de movimento é impossível, como escreveu Llansol.
Selecionamos uma primeira rota desta volta, com o fluir de rio. São percursos entre educação, oralidade, a palavra e a escuta.
Para que possamos continuar na instabilidade das nossas canoas,
Ou, permanecer em nossas escolhas, Intento de uma vida toda.
Sobre o Curso A Arte da Fala: sobre silêncios, escutas, dizeres com Giuliano Tierno
Um caminho reflexivo que propõe alguns exercícios para praticar os silêncios, as escutas, os dizeres. A elaboração desse curso parte das seguintes observações: o descuido contemporâneo (sobretudo na sociedade brasileira) com a palavra pública; a crise do conceito de justiça e o seu contágio na constituição da fala que perdeu sua referência no que o filósofo alemão Walter Benjamin nomeou como "a justa medida da palavra"; no isolamento físico que todas e todos estamos vivendo a percepção de um fortalecimento da necessidade do convívio social e a procura de estar com o outro sem um objetivo pragmática ou utilitário, mas por uma necessidade de estar diante do que não se busca; a necessidade de escutar mais devagar, olhar de maneira atenta e demorada, demorar-se nos detalhes, suspender a opinião e o juízo, falar sobre o que estamos vendo, ouvindo e dizendo.
São 4 encontros gravados:
Referências que permearam o curso:
Sobre o professor
Doutor e Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unesp. Licenciatura plena em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Sócio-fundador d´A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura, Educação] na cidade de São Paulo. Coordenador Geral dos cursos de pós-graduação d’A Casa Tombada. Idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano, pel'A Casa Tombada.
Você faz a matrícula e já inicia o percurso
3 meses de acesso a partir da data da matrícula
Descontos especiais
Certificado digital de 12h
10% para professores;
20% para estudantes e ex-estudantes dos cursos livres d'A Casa Tombada
30% para estudantes e ex-estudantes de pós-graduação d'A Casa Tombada
Solicite o cupom no email: cursos@acasatombada.com
Certificado Digital de 12 horas
Sem tempo para fazer o curso agora?
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.
1Acolhimento
Acolhimento
2Encontros gravados
Encontro 1
01:19:51 de duração
Encontro 4
01:18:52 de duração
Encontro 2
01:16:40 de duração
Encontro 3
01:33:21 de duração
Biblioteca Virtual
Agradecimento
Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades
Secretaria - pós-graduações
Acesso por 3 meses
Estude quando e onde quiser
6x R$ 13,01
R$ 69,00 à vista
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta A Casa Tombada. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…