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Ciclo de Estudos - Pensar com o Coração

Ciclo de Estudos - Pensar com o Coração

Ciclo de estudos online

10x R$ 30,48

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Sobre o Curso

"Corozonar, que não é um conceito, mas um horizonte de cura da vida, presente nas profecias ancestrais dos povos originários de Abya-Yala." Patrício Guerrero

Sobre o Ciclo

O professor Renato Noguera em participação em nosso Ciclo de Estudos d’A Casa Tombada, intitulado Sentir Esperança, evocando a antiguidade, apresentou a imagem do coração como o órgão responsável pelos pensamentos e pelas emoções. Retomando a afirmação de António Damásio, nos lembrou  que somos “máquinas de sentir que pensam". 


Ficamos, como tudo o que fazemos n’A Casa, morando nessas imagens.


Pouco tempo depois conhecemos a palavra corozonar, apresentada pelo professor, pesquisador da Universidade de Quito, Patrício Guerrero. Em uma de nossas trocas de mensagens, depois de nosso alumbramento sobre sua preciosa forma de estar no mundo, o querido Patricio nos escreveu: “corazonar, que no es un concepto, sino un horizonte para la sanación de la vida, presente en las ancestrales profecías de los pueblos originarios de Abya-Yala".


Foi assim, plenos de amizade com esse desejo de “sanación de la vida” que decidimos, depois de algumas boas conversas, seguir fazendo convites a pessoas que vibram nessa afirmação, pessoas que pudessem nos colocar no caminho dessa conversa: práticas possíveis de se pensar com o coração e o que seria imaginarmos uma sociedade orbitada por essa metáfora.


No texto A Metáfora do Coração, a filósofa espanhola María Zambrano afirma que o coração “(…) é como um espaço que dentro da pessoa se abre para acolher certas realidades. Lugar onde se albergam os sentimentos indecifráveis, que saltam por cima dos juízos e daquilo que pode ser explicado”


Convidamos pessoas as quais consideramos contribuir muito para esse debate para, junto conosco, ao longo de 6 dias corridos, nos debruçarmos, com leveza e dedicação, a pensarmos com o coração os modos de se pensar com o coração.


A todas as pessoas interessadas, agradecemos, por confiarem que a conversa é um caminho profícuo de enfrentamento à barbárie e à afirmação de nossa presença radical  no mundo.


Com carinho,

Ângela Castelo Branco

Giuliano Tierno



Ao vivo e Online via Zoom


6 encontros 


27, 28, 29, 30 e 31 de outubro (segunda a sexta-feira) - 19h30 às 21h

01 de novembro  (sábado) - 10h às 11h30

*Aulas gravadas e alocadas em nossa plataforma com acesso por 3 meses


Investimento

R$250,00 - Em 4x sem juros ou 10x com juros - verifique o % no ato da inscrição

Cupons de Desconto - Solicitar pelo email atendimento@acasatombada.com

10% para profissionais da saúde, área social, educação

20% para alunos e ex-alunos d’A Casa e pessoas que já participaram dos ciclos anteriores



Dia 1 - 27/10 - Segunda-feira - das 19h30 às 21h

Pensar com o coração: caráter, natureza, emoções


Renato Noguera - Possui vivência familiar griot, doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro). Noguera coordena o Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin), Noguera é escritor e tem realizado pesquisas que articulam filosofia, educação, neurociência e antropologia, publicou, dentre outros livros, "Ensino de Filosofia e a Lei 10639", "Porque amamos: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor", "O que é o luto: o que os mitos e as filosofias entendem a morte e a dor da perda".


Dia 2 - 28/10 - Terça-feira - das 19h30 às 21h

O que há no coração para imaginá-lo tanto?!


Giuliano Tierno - Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unesp. Licenciatura plena em Educação Artística pelo Instituto de Artes da Unesp. Pós-doutorando pelo Programa de Mudança Social e Participação Política, da Escola de Artes e Ciências Humanas (EACH/USP Leste) sob supervisão da Profª Drª Marília Velardi. Sócio-fundador d’A Casa Tombada [Centro de Estudo, Pesquisa e Experimentação em Arte, Educação e Linguagem] na cidade de São Paulo. Coordenador Geral dos cursos de pós-graduação d’A Casa Tombada (atual). Participou da elaboração do currículo do Novo Ensino Médio da Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo. Participou da elaboração do currículo do Ensino Fundamental e Médio, da Secretaria Estadual do Rio Grande do Norte. Foi professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional Prof Artes do Instituto de Artes da UNESP. Foi coordenador de área do Colégio Augusto Laranja. Foi coordenador de Programas e Projetos da CSMB da SMC. Foi Diretor de Curadoria e Programação do CCSP. Foi Diretor da Divisão de Ação Cultural e Educativa do CCSP. Foi curador educativo do Centro Cultural São Paulo. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Experiências de Formação - Roda-Línguas, Unesp, desde 2006. Organizador do livro A Criança de 6 anos - Reflexões e Práticas (2008 e 2012), pela editora Meca. Organizador e co-autor do livro "Abrigar a impermanência". Chão e telhado para o estudo e a pesquisa. São Paulo: Diálogos Embalados e Editora d’A Casa Tombada, 2023.


Dia 3 - 29/10 - Quarta-feira - das 19h30 às 21h

O destronamento do coração: breve história do coração humano até o advento da modernidade


Dante Marcello Caramat Gallian - Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutoramento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, França (2007). Foi professor do departamento de história da Universidade Federal de Santa Catarina (1993-1999) e atualmente é Professor Titular e diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desde 2005 participa como professor e pesquisador visitante do Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, França e, desde 2011, como visiting researcher do Center of Humanities and Health do King's College London, UK. É professor de História da Medicina para o curso médico da UNIFESP, de História e Filosofia das Ciências e Bioética para os cursos Biomédico e de Enfermagem e coordenador do Laboratório de Humanidades da mesma universidade. Participa como professor-orientador dos Programas de Pós-Graduação "Ensino em Ciências da Saúde" do CEDESS da UNIFESP e "Saúde Coletiva" do Departamento de Medicina da UNIFESP. Suas linhas de pesquisa são Humanidades e Saúde, História Oral e Narrativas em Saúde, Espiritualidade e Saúde. É pesquisador da FAPESP, CNPq e do King's College London. Ganhador do Prêmio Viva Leitura 2014 (Organização dos Estados Iberoamericanos, Ministérios da Cultura e Educação e Fundação Santillana) pelo projeto "Laboratório de Humanidades".


Dia 4 - 30/10 - Quinta-feira - das 19h30 às 21h

O que o coração tem a ver com conhecimento?


Luiza Christov - Doutora em Educação (PUC/SP?2001); possui mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Criadora da coleção para coordenadores pedagógicos da Editora Loyola. Atualmente é professora assistente doutora aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, vinculando-se voluntariamente ao Programa de Pós Graduação em Artes junto ao Instituto de Artes da UNESP. Coordenou a Licenciatura em Ciências Humanas da Faculdade SESI-SP de Educação. Realizou estágio de pós doutoramento junto à Universidade de Barcelona e junto ao Teachers College da Universidade de Columbia. É líder do Grupo de Pesquisa Arte é Formação de Educadores. Foi bolsista da Fundação Carlos Chagas para realização de pesquisas sobre o currículo do Ensino Médio no Brasil no período de 2013/2014. Coordenou grupo de pesquisa no Centro de Pesquisa e Formação do SESC/SP sobre a relação entre ética e estética. É consultora de redes de educação básica, públicas e privadas e de programas da Secretaria de Estado da Cultura em São Paulo.


Dia 5 - 31/10 - Sexta-feira - das 19h30 às 21h

É possível pensar com o coração na Universidade?


Marília Velardi - Professora Associada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) nos cursos de graduação em Educação Física e Saúde e no Ciclo Básico. Na mesma Escola é também docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política. Na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) atua como docente nos cursos de bacharelado em Música e na Pós-Graduação em Artes Cênicas. Como professora e pesquisadora volta suas atenções para as investigações qualitativas e radicalmente qualitativas, buscando conhecer e construir conhecimento sobre possibilidades de investigação acadêmica especialmente em Artes e a partir das Artes. É integrante da ADISP (A Day in Spanish in Portuguese), núcleo organizador do dia de apresentações de trabalhos em Português e Espanhol durante o International Congress of Qualitative Inquiry, evento anual coordenado por Norman Denzin, Michael Giardina e James Salvo na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.


Dia 6 - 1/11 - Sábado - das 10h às 11h30 - (tradução concomitante do francês para o português de Laura Tamiana)

O Coração na sociedade tradicional do Burkina Faso


François Moîse Bamba - Contador de histórias e ator, François Moïse Bamba é da casta dos ferreiros, os mestres do fogo e do ferro. Foi iniciado na arte do conto por seu pai e criado em estreita relação com a tradição da cultura e da arte griot do Burkina Faso. Credita sua formação artística principalmente a Hassane Kassi Kouyaté, Habib Dembélé e Jihad Darwiche. Coletou e reescreveu numerosos contos do Burkina Faso, alguns deles dando origem a CD, DVD e livros publicados na França. Em seus mais de 20 anos de carreira, tem circulado o mundo com suas apresentações, que são um convite a mergulhar na riqueza das culturas de tradição oral do Oeste da África. Em circulação no Brasil, suas apresentações e demais atividades contam com organização e a tradução em cena da artista Laura Tamiana, com quem trabalha em parceria desde 2017. Cantora, contadora, artista multidisciplinar, Laura cria e realiza projetos com o propósito de promover o encontro entre pessoas e culturas, a partir de um viés afetivo e de questões em torno de identidade, memória e transmissão. Em cena, a dupla funciona como um só corpo bilingue francês-português. Juntos criaram Ba-kô Burkina Brasil, uma ponte artístico-cultural entre o Brasil e o Oeste da África, pela porta do Burkina Faso.



Por Giuliano Tierno e Ângela Castelo Branco.


Aguardamos sua inscrição para corozonarmos juntos!


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