Palavra poética tem que chegar ao grau de brinquedo para ser séria.
(Manoel de Barros)
Como trabalhar a poesia na Sala de Aula: infância e vitalidade poética
Para educadores, profissionais de biblioteca, contadores de histórias e pessoas interessadas em poesia
4 encontros ao vivo e online
às terças-feiras de 27/5 a 17/6
das 19h30 às 21h30 (horário de Brasília)
Aulas gravadas e disponibilizadas em nossa plataforma de estudos com 3 meses de acesso
Sobre o curso
Poesia é um trem esquisito que quando alguém diz que não gosta, em geral, não sabe bem o que é; e quando diz que gosta, continua sem saber direito. Mas uma coisa é certa, nosso corpo sabe, e é por meio dele que a gente se aproxima da poesia.
Este curso é pensado como um espaço de diálogo e trocas entre todas as pessoas interessadas em se arrepiar com a poesia, sobretudo pessoas interessadas em como arrepiar as infâncias.
Sabemos que poetas e crianças estão muito mais próximos do que se possa imaginar: seus olhos veem o mundo de forma original, percebem a grandiosidade das miudezas, amam descobrir sonoridades, brincar com a língua e provar o sabor das palavras.
Mas sabemos também que a poesia anda meio afastada dos projetos de leitura em bibliotecas, das nossas estantes de casa e, lamentavelmente, da própria sala de aula. E ainda quando presente, muitas vezes é usada como um mero trampolim para outros conteúdos, negando-lhe sua própria essência: o trabalho delicado da linguagem sobre si mesma, da palavra que só revela seus segredos no encontro íntimo com cada leitor.
Este convite é para vivenciarmos estratégias de leitura e criação poética que facilitem nossa mediação, descortinem a intimidade das palavras e nos tornem menos “ingênuos”, desconfiando sempre do que o poema diz que está dizendo, mas atentos ao que em nós é estremecimento e espanto.
Por que falar de poesia no ambiente educativo?
A proposta se baseia no fato de que há muita oferta de cursos e formações na área de mediação literária, mas poucas são as formações direcionadas em particular à leitura e à mediação de poemas no ambiente educativo.
Tenho ouvido de muitos professores e mediadores literários, embora demostrando interesse pelo tema, relatarem receio de trabalhar com poemas ou elementos poéticos de um texto por razões como: “é muito subjetivo”, “é muito complicado mediar poesia”; “as crianças não gostam ou não compreendem”. Talvez a própria falta de intimidade com o texto poético e a falta de uma formação mais específica na mediação leve a esses e outros argumentos equivocados, pois, na verdade, há uma empatia natural entre crianças e poesia, como tão lindamente demostra Glória Kirinus em seu livro Synthomas de poesia na infância.
Cabe, assim, àquele ou àquela que se propõe à deliciosa tarefa da mediação trabalhar seus próprios temores, soltar sua imaginação e se permitir um “criançamento” radical do sentir para que a poesia habite sua prática pedagógica.
Encontro 1 - 27/5/25:
Nós e a poesia: memórias e arrepios;
No mundo “tudo fala”: ouvir o mundo para ampliar a palavra poesia;
Poesia e poema; poesia e poesia para as infâncias;
Por onde anda a poesia na escola?
Encontro 2 - 3/6/2025:
A leitura como performance: abrir os poros para ler poesia;
Os encantamentos e as astúcias do texto que “brinca com as palavras”: sonoridades, lirismo, visualidades, ludicidade, intertextualidade, fator surpresa;
Encontro 3 - 10/6/2025:
Sugestões e troca de experiências para rodas de mediação de poesia;
Experimentações: o poema diz ou me faz dizer?
O corpo-voz no poema falado.
Encontro 4 - 17/6/ 2025:
Oficina de poesia Cecília Meireles: relato de experiência em dois momentos (2005 e 2023);
Apresentações de poemas falados pelos participantes.
Plataforma de estudo
Um território de muitos encontros e a guardiã das nossas memórias. A Plataforma Digital exclusiva d’A Casa Tombada permite que estudantes possam acessar todos os conteúdos disponibilizados ao longo do percurso. Se você não puder assistir a todos os encontros ao vivo, informamos que eles são gravados e disponibilizados em nossa plataforma de estudos. Os participantes inscritos terão 3 meses de acesso às gravações.
Telma Almeida de Oliveira Braga
Carioca, residente em Brasília. Abraçadora de árvores e confidente de passarinhos. Investigadora de grandiosas miudezas. Contadora de histórias para todo público e escritora para as infâncias. Licenciada em Letras e Mestre em Língua Francesa pela UFRJ; Especialista em Narração Artística, especialista em O livro para a infância: processos de criação, mediação e circulação, ambos pela A Casa Tombada – SP; Atualmente pós-graduanda do curso Gestos de escrita como prática de risco, também pela A Casa Tombada. Participação em vários cursos nas áreas de literatura, mediação poética e narração artística no RJ, SP e DF. 22 anos de magistério público e 15 anos como professora da Aliança Francesa e da Cultura Francesa; Experiência na organização e coordenação de oficinas de poesia para crianças e jovens. Já ministrou várias oficinas de mediação de poesia, presenciais e online, na EAPE ( Escola de formação continuada de profissionais da educação do Distrito Federal), em Regionais de Ensino (CREs), como convidada na UNB, em feiras literárias e em diversas escolas.
Investimento
R$ 240,00 em 4x sem juros ou em 10x com juros - verifique o percentual no ato da inscrição.
Descontos especiais
10% Professores em geral
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Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades
Secretaria - pós-graduações
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