VíDEO DE ABERTURA
Pós-graduação Online
Inscrição para o processo seletivo
Pra quem é este curso
Educadoras/es e profissionais da educação, gestoras/es educacionais, conselheiras/os tutelares, psicólogas/os, graduandas/os em pedagogia, pós graduandas/os em áreas afins, assistentes sociais e demais pessoas envolvidas com educação de crianças.
Início das aulas: 19 de agosto de 2025
Duração: 18 meses
às terças-feiras das 19h às 21h30
Ciclos de escutas sensíveis: às quintas-feiras- 1 vez ao mês - das 19h15 às 21h
Carga horária: 450 horas
Modalidade: online síncrona e assíncrona
Período de formação: agosto de 2025 a março de 2027
Coordenação geral: Prof. Dr. Giuliano Tierno
Coordenação: Profa. Dra. Mariana Roncarati
Certificação de Pós-graduação Lato Sensu FACONNECT – Instituição de Ensino Superior Credenciada pela Portaria MEC n° 59 de 13/01/09, pub. no D.O.U em 14/01/09.
Titulação: Especialista em Habilidades e Competências socioemocionais da Educação
Taxa de inscrição para o processo seletivo R$ 50,00
O Curso de Pós Graduação Educação Socioemocional: Emoções e Afetos como agentes de mudanças sensíveis na educação tem como objetivo principal contribuir para a formação de educadores no âmbito da Educação Emocional e Socioemocional, a partir de estudos teórico-práticos densos e consistentes de diversos campos científicos que pesquisam as emoções, em diálogo direto com as práticas educativas, os cotidianos escolares e a pluridiversidade dos sujeitos da educação, de modo a fundamentar a elaboração de estratégias pedagógicas assertivas e efetivas para o trabalho com a Educação Emocional e Socioemocional na Escola.
Apresentação
Paulo Freire nos orienta que a tarefa do ensinante, que também é aprendiz, é “exigente de seriedade, de preparo científico, de preparo físico, emocional, afetivo” (FREIRE, Professora sim, tia não. 2010, p. 11). Essa afirmação moveu e co-moveu à indagação: em que consistem os preparos emocional e afetivo de educadoras/es?. Assim nasce o curso de Pós Graduação Educação Socioemocional: Emoções e Afetos como Agentes Sensíveis na Escola: uma busca de contemplar a dimensão emocional e afetiva na formação docente e contribuir para uma formação integral de educadoras e educadores, legitimando a Educação Emocional e Socioemocional como trabalho pedagógico na escola.
Há cada vez mais interesse de educadoras, educadores, gestores e profissionais da educação sobre as emoções e a Educação Socioemocional na escola. Para quem trabalha no chão da escola, cotidianamente relacionando-se com educandas e educandos, é perceptível a importância e a presença marcante das emoções e suas expressões, mas, ainda assim, esse tema não foi devidamente explorado pelos estudos e reflexões pedagógicas, com a profundidade que ele exige. Ainda que sejam inerentes aos seres humanos e que todas as pessoas sintam diversas emoções diariamente, com maior ou menor intensidade, estudos sobre a complexidade da dimensão emocional são relativamente recentes, mas vêm aumentando cada vez mais. O fato de termos tido poucos estudos e pesquisas nesse campo impactou a escassa inclusão do trabalho com as emoções na escola, deixando esse aspecto da docência nebuloso, sem referência e, assim, gerando insegurança na atuação de educadores nesse sentido. Muitas vezes, profissionais da educação identificam a necessidade de trabalho com as emoções na escola, mas não encontram em suas formações iniciais orientações ou referenciais pedagógicos para isso.
Atualmente, estudos e pesquisas densas e consistentes vêm desvelando e aprofundando o tema das emoções. Neurociência, psicanálise, psicologia, antropologia das emoções, sociologia das emoções e a psicologia da educação oferecem, hoje, um arcabouço teórico significativo para a compreensão das emoções.
É hora da Educação apropriar-se desses conhecimentos de forma integrada e trazê-los para o chão das escolas, para a prática pedagógica, de forma reflexiva e contextualizada com a realidade de cada ambiente educativo.
Em alguns países do mundo, o trabalho com as emoções é integrado ao currículo e pesquisas e estudos começam a ser realizados nesse sentido. Um avanço significativo e que pode ser um marco nesse contexto é a inclusão das emoções em documentos políticos da educação, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), que traz orientações em relação ao trabalho com a Educação Socioemocional na Educação Básica e destaca a importância dessa prática no cotidiano escolar. A BNCC pode ser um divisor de águas no sentido do trabalho com as emoções na escola, pois enfatiza a importância do âmbito socioemocional e determina que: “no Brasil, até 2020, todas as escolas deverão contemplar as competências socioemocionais em seus currículos”.
Mas, como atuar, na prática, em prol do desenvolvimento dessas competências e incluí-las no currículo de forma consistente? Este trabalho ainda é, para muitos educadores e gestores, um desafio. Não há uma fórmula ou receita para tal, pois estamos lidando com a educação de sujeitos diversos, em constante transformação. Assim, a identidade pedagógica do trabalho com as emoções e as dinâmicas sociais precisam ser densamente estudadas e contextualizadas aos diversos ambientes escolares, considerando as particularidades e as necessidades de trabalho em cada espaço educativo e, principalmente, levando-se em conta seus sujeitos.
A proposta do Curso de Especialização Educação Socioemocional: Emoções e Afetos como Agentes Sensíveis na educação é oferecer uma formação consistente para que educadoras e educadores possam fundamentar e orientar, de forma segura e assertiva, o trabalho pedagógico com a educação socioemocional em escolas e espaços educativos.
A escola pode ser um ambiente privilegiado para estudantes em relação às aprendizagens emocionais e socioemocionais, ao amadurecimento emocional e ao autoconhecimento - justamente, por ser um espaço de socialização genuíno. Por isso, é fundamental que educadores se apropriem da dimensão das emoções humanas em profundidade e complexidade, bem como conheçam as particularidades do desenvolvimento emocional e socioemocional, para que possam atuar realizando um trabalho pedagógico intencional nesse sentido.
A nossa Pós Graduação é um curso vivo, construído de forma dialógica-artesanal permanente, levando-se em conta as pessoas participantes e seus contextos, para que os estudos sejam repletos de sentido para todas e todos. Teremos um percurso de estudos mapeado previamente a partir das Unidades de Estudos indicadas - mas, caminhamos de mãos dadas e o fluxo do caminhar nesse trajeto também levará em conta os interesses e demandas coletivas.
Sobre os Ciclos de Escutas Sensíveis
De modo a oferecermos uma formação ainda mais dialógica, reflexiva, profunda e repleta de sentido para quem participa, propomos a experiência de Ciclos de Escutas Sensíveis, a serem realizados às quintas-feiras, orientado pela coordenadora do curso, Mariana Roncarati. Para tal, a turma será dividida em 4 grupos, que participarão de forma alternada, de modo que cada grupo participe de 1 encontro por mês.
Objetivo: Oferecer um momento formal de acompanhamento mais próximo com estudantes, em grupos menores, para que possam vivenciar o compartilhamento de experiências, trazer indagações, escutar, refletir e receber suporte nos processos de aprendizagem, sendo este um espaço potente para somar ao processo formativo.
Estes encontros têm como objetivos acompanhar as aprendizagens, tirar dúvidas, nutrir as práticas educativas cotidianas, ampliar reflexões entre teorias e práticas pessoais e coletivas, e favorecer a interlocução entre os temas estudados ao longo do curso.
1 ª Temática de estudo
Dimensões emocional e afetiva evolutiva na vida humana
O que são emoções?
Cérebro emocional
Antropologia das emoções
Ética amorosa
Relações étnico-raciais: afeto e poder
Cultura do cuidado 2 ª Temática de estudo
Desenvolvimentos emocionais: experiências, marcas e afetos relacionais
Tratamentos diferenciados entre crianças brancas e negras: reflexos no desenvolvimento afetivo
Apegos e vínculos
Holding e brincar
Ambientes familiares
Quando surge a criança, tudo é linguagem
Corpo emocional: expressividade, traumas emocionais e possibilidades
3ª Temática de estudo
Emoções na escola
Com a palavra, educadores: emoções da docência.
Escola como Comunidade Educativa.
Saúde emocional na educação.
Afetividade estrutural na/com a educação: competências docentes e institucionais
Respostas Dolto
Inclusão e vida afetiva
4ª Temática de estudo
Reflexões sobre Educação Emocional na escola
O que é educar emocionalmente?
Educação emocional nas teorias e nas práticas
Reflexões e problematizações práticas, empresariais e políticas 5ª Temática de estudo
Metodologia de pesquisa: abertura sobre as intenções de pesquisa
Encontro com a prática: desvelando sutilezas (encontros de supervisões coletivas)
Acompanhamento e supervisão de práticas, experiências e narrativas compartilhadas. A partir daí, os Ciclos de Estudos são orientações
6ª Temática de estudo
Orientação coletivas das produções finais: linguagens
Seminários de Pesquisas: escrever, refletir, compartilhar, integrar.
Escrita e apresentação dos trabalhos finais do curso.
Qualificações finais
Mariana Roncarati é Doutora em Educação (PUC-Rio), Mestre em Educação (UNIRIO), Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio), Graduada em Psicomotricidade (IBMR), Psicanalista. Formada em Terapia Psicomotora de base psicanalítica (CERM), Certificada em Inteligência Emocional (PUC-RS). Atua há 20 anos na área das Infâncias e da Educação, dedicando-se a trabalhos em escolas, formação de professores e pesquisas em universidades. Em longa trajetória profissional, atuou tanto na rede privada quanto na rede pública: em Universidades, como pesquisadora e professora, e em escolas, como professora, orientadora educacional, coordenadora e psicomotricista. Tem dedicado, há mais de 15 anos, especial foco em estudos, pesquisas e práticas sobre questões emocionais, afetivas e socioemocionais na educação. Atende em consultório particular com Terapia Psicomotora para crianças e Orientação Parental.
INSERIR Profs
Plataforma de Estudos
Um território de muitos encontros e a guardiã das nossas memórias. A Plataforma Digital exclusiva d’A Casa Tombada permite que estudantes possam acessar todos os conteúdos disponibilizados ao longo do percurso. Se você não puder assistir a todos os encontros ao vivo, informamos que eles são gravados e disponibilizados em nossa plataforma de estudos.
Investimento
R$ xxxx em até xx parcelas
Descontos especiais
20% de desconto do valor para pagamento à vista
10% Professores em geral
IMPORTANTE: Descontos SUPER especiais para grupos, coletivos, equipes.
Consulte pelo e-mail: cursos@acasatombada.com.
Estudar junto é sempre mais potente!
Bolsa de Estudo
A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece bolsas integrais de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência.
Prazo de solicitação de bolsa até o dia
Leia a carta edital:
Preencha o formulário de solicitação:
Os estudantes contemplados receberão as informações dos próximos passos por e-mail e WhatsApp após o dia
Educadoras/es e profissionais da educação, gestoras/es educacionais, conselheiras/os tutelares, psicólogas/os, graduandas/os em pedagogia, pós graduandas/os em áreas afins, assistentes sociais e demais pessoas envolvidas com educação de crianças.
Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades
Secretaria - pós-graduações
Estude quando e onde quiser
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta A Casa Tombada. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…