Aulas ao vivo e gravadas
Sobre o Curso de Extensão
“A academia não é o paraíso. Mas o aprendizado é um lugar onde o paraíso pode ser criado".
(bell hooks)
O Laboratório de Imaginação Pedagógica tem como objetivo criar um lugar de escuta de si e das outras pessoas, a partir do estudo de relatos de acontecimentos que envolvem a Pedagogia, a Escola e a própria trajetória da pessoa/educadora. A proposta é a de reconhecer a importância dos espaços de reflexão compartilhada e do estudo continuado acerca dos territórios: Pesquisa; Imaginação; Memória e Pedagogia. O laboratório será um tempo/espaço (com textos e conversas disponíveis) visando à produção de sentidos compartilhados a partir das experiências pedagógicas. Como a prática pedagógica se relaciona ao propósito que move pessoas à escolha da Educação como projeto de vida? Faz parte das proposições do Laboratório, constituída por um ciclo de 10 encontros, considerar as perspectivas teórica, filosófica e prática e os princípios ético e estético. Almeja-se construir uma plataforma de estudos e pesquisas segura e consistente, pessoal e coletivamente, em torno da pedagogia, da pesquisa, da imaginação e da memória..
Como o curso (nos) acontece
Ao vivo e Online via aplicativo Zoom
De 18 de março a 08 de julho de 2025
Às terças-feiras das 19h30 às 21h30
Aulas gravadas e alocadas em nossa plataforma
Grupo exclusivo no WhatsApp
Carga horária de 32 horas
Plataforma de Estudos
Um território de muitos encontros e a guardiã das nossas memórias. A Plataforma Digital exclusiva d’A Casa Tombada permite que estudantes possam acessar todos os conteúdos disponibilizados ao longo do percurso. Se você não puder assistir a todos os encontros ao vivo, informamos que eles são gravados e disponibilizados em nossa plataforma de estudos. Os participantes inscritos terão 3 meses de acesso às gravações, além do certificado digital de 30h.
Pra quem é este curso
Professores dos variados segmentos educacionais e educadores em geral da educação formal e não- formal. Pessoas que se interessam pelas práticas formativas participativas.
Aula 1 - 18/03 - Memória e singularidades: A experiência de si em diálogo com o outro a partir das práticas escolares
Aula 2 - 01/04 - Memória e Imaginação: como essas palavras podem abrir espaços na educação
Aula 3 - 15/04 - Pedagogia e Pesquisa: revisitar para revitalizar conceitos, ideias e práticas (saber/sentir/fazer)
Aula 4 - 29/04 - Laboratório 1 - Partilha de relatos de práticas escolares por meio de procedimentos de Escuta;
Aula 5 - 13/05 - Laboratório 2 - Partilha de relatos de práticas escolares por meio de procedimentos de Escuta;
Aula 6 - 27/05 - Laboratório 3 - Partilha de relatos de práticas escolares por meio de procedimentos de Escuta;
Aula 7 - 10/06 - Laboratório 4 - Partilha de relatos de práticas escolares por meio de procedimentos de Escuta;
Aula 8 - 24/06 - Escuta, elaboração e conclusões provisórias
Aula 9 - 01/07 - Partilha dos achados (leitura dos Ensaios produzidos pelos participantes)
Aula 10 - 08/07 - Partilha dos achados (leitura dos Ensaios produzidos pelos participantes)
Prof. Dr. Giuliano Tierno
Doutor e Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unesp. Licenciatura plena em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Sócio-fundador d´A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura, Educação] na cidade de São Paulo. Coordenador Geral dos cursos de pós-graduação d’A Casa Tombada. Idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano, pel'A Casa Tombada. Assessor do currículo do componente Arte do Novo Ensino Médio da Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo. Assessor do currículo do Ensino Fundamental e Médio, do componente Arte, da Secretaria Estadual do Rio Grande do Norte. Foi professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional. Prof. Artes do Instituto de Artes da UNESP. Coordenou a área de Artes do Colégio Augusto Laranja (2014-2021). Palestrante e assessor da Área de práticas literárias e orais nos níveis de ensino da Educação Infantil ao Ensino Médio. Professor do curso de pós-graduação A Arte de Ensinar Arte pelo Instituto Singularidades. Foi coordenador de Programas e Projetos da CSMB da SMC. Foi Diretor de Curadoria e Programação do CCSP. Foi Diretor da Divisão de Ação Cultural e Educativa do CCSP. Foi Curador Educativo do Centro Cultural São Paulo. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Experiências de Formação - Roda-Línguas, Unesp, desde 2006. Organizador do livro A Criança de 6 anos - Reflexões e Práticas (2008 e 2012), pela editora Meca. Co-autor do livro Contos do Quintal (2007), editora Globo. Autor de contos publicados nas revistas Crescer e Direcional Educador. Organizador e autor do livro A Arte de Contar Histórias: Abordagens poética, literária e performática, pela editora Ícone, 2010. Organizador e autor do livro Narra-te cidade: pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje, pel’A Casa Tombada Edições, 2017.
Profa. Ms. Renata Araujo
Pedagoga, Coordenadora e Assessora pedagógica, doutoranda em Arte e Educação pela UNESP, com estudo focado nas pesquisas do Project Zero, da Universidade de Harvard e a formação de professores e coordenadores, tendo como foco de sua pesquisa o ensino e a aprendizagem por meio de linguagens. Atuou como assessora pedagógica na rede municipal de São Paulo realizando formação para a equipe de formadoras de coordenadores (DIPEDs) e para a equipe da Educação Especial. Atuou como professora em cursos de pós-graduação para professores e coordenadores na UNIFAI e A Casa Tombada. Atuou como formadora em cursos de extensão no Instituto Singularidades.
Uma das idealizadoras do projeto ComPosição: Formação, membro da pesquisa realizada em colaboração com o Howard Gardner “The Good Project.Brasil”, com foco no olhar para a ética, excelência e engajamento na educação. https://www.thegoodprojectbrasil.org/
Desenvolve pesquisa em parceira com Simonetta Cittadini, fundadora da L’Atelier School (Flórida) inspirada em Reggio Emilia com foco na formação de professores, coordenadores e pedagógicos.
Coautora de livros publicados no Brasil e em Portugal e revisora técnica do livro “Olhar atento: Como incentivar os alunos a aprender por meio da observação” de Shari Tishman e autora do texto de apresentação do livro no Brasil.
Investimento
R$1.400,00 ou em 4 parcelas de R$ 350,00
Descontos especiais
20% de desconto do valor para pagamento à vista
10% Professores em geral
15% Estudantes e ex-estudantes d'A Casa Tombada em Geral
Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades
Secretaria - pós-graduações
Estude quando e onde quiser
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta A Casa Tombada. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…