Dia 19/10 às 20h
Esta é uma declaração, uma declamação de amor à Clarice Lispector
Neste ESPETÁCULO a atriz e cantora Natalia Barros encena uma versão do livro ÁGUA VIVA escrito por Clarice Lispector em 1973. Esta é uma adaptação original - feita especialmente para este projeto. O livro foi publicado pela primeira vez há cinquenta anos, pouco tempo antes da morte de Clarice que, nessa época, já se consagrara como um dos escritores mais brilhantes da nossa literatura. O livro foi escrito entre o Livro do Prazeres (69) e A Hora da Estrela (77).
O livro ÁGUA VIVA: Este é longo texto ficcional em forma de monólogo, uma obra singular, verdadeiro relato íntimo que projeta em flashes, como num caleidoscópio, diversos estados de espírito em tom de confidência. Nele, a autora, reflete sobre o tempo, a vida e a morte, os sonhos, as flores, as variações dos estados da alma, a coragem e o medo, e a arte da criação. Tudo isso retratado de uma maneira tão poética quanto filosófica.
Esta apresentação tem a duração de 1h. A ação cênica se passa numa estação ferroviária, aonde a personagem - uma mulher sozinha -, entre suas bagagens, cigarros e uma máquina de escrever, conta histórias, canta e reflete sobre a vida. O que vemos é o cotidiano de uma mulher comum, de uns cinquenta anos, que enquanto espera um trem chegar, reflete sobre questões profundas como: o medo da morte e a conversa com deus, entre outros assuntos corriqueiros (formigas cortadeiras, o tic tac do relógio, etc.).
Nessa montagem, somos instigados a repensar nosso dia a dia, como um espelho e um abismo para investigar a nossa própria identidade em fluxo. Com coragem de refletir sobre a linguagem, o amor e "a liberdade como ato de percepção".
Esse é um 'poemacto, um jorro, num único ato, que traz os afetos à tona, com possibilidades de criação poética e política de si.
A peça leva a uma reflexão sobre os sentidos da vida, no século XXI, num mundo conturbado, consumista e caótico, mas ao mesmo tempo com possibilidades de criação de novos pensamentos e sentimentos, afinal como diz Clarice, nesse romance: eu quero uma verdade inventada!
O texto traz um olhar para um "pensamento das emoções, fundado sobre uma prática da escrita, como forma de mover o pensamento" (vide Georges Didi-Huberman em " A vertical das emoções: as crônicas de Clarice Lispector").
Este projeto é o resultado de anos de leituras, encontros, discussões e de pesquisas literárias e cênicas.
Cada um tem a sua Clarice.
Clarice é uma multidão.
Clarice é múltipla.
Ficha Técnica:
Atuação e dramaturgia: Natalia Barros
Direção e figurino: Claudia Schapira
Direção Musical: Antonio Saraiva
"ESTA É UMA FESTA DE PALAVRAS"
Clarice, em Água Viva.
NATALIA BARROS: escritora, performer e cantora.
Foi uma das fundadoras do grupo teatral XPTO e da banda LUNI. Trabalhou no programa FANZINE (TV Cultura) e no TELECURSO 2000. Publicou dois livros de poesia: Caligrafias (editora Ofício das Palavras) e Nuvens Ornamentais (selo Demônio Negro, 2016). É uma das curadoras do projeto: LANDSCAPES _ improvisos de poesia e música com Benjamim Taubkin. Dirigiu shows do Pequeno Cidadão, Gangorra, Catopleia, e os shows ROMANCE (I e II) da atriz Marisa Orth. Com a COZINHA PERFORMÁTICA, criou e dirigiu o espetáculo O LIVRO DAS MARAVILHAS em 2019. Dirigiu e criou três espetáculos, Reversões de Poesia, para o Festival da Cultura Inglesa, em 2020, sobre literatura inglesa. Lançou seu terceiro livro A insurreição da Flor (editora Demônio Negro) em 2022. Em 2023 participou do espetáculo de rua da GRANDE COMANHIA BRASILEIRA DE MYSTERIOS E NOVIDADES: ATO DO BELO AMOR, no Rio de janeiro. Com o GRUPO XPTO participou como atriz do espetáculo "Labirinto de Amor e Morte" de Garcia Lorca. Participa como poeta e performer do Projeto POEMA COMBATE com Taciana Barros, Mauro Dahmer e João Parahyba. Em 2024 participou como cantora e poeta do show de Carlos Careq no Sesc Pompeia, do show de Arícia Mess (RJ). Criou e atua com Taciana Barros, no projeto de oficinas para crianças: Pau Brasil, sobre modernismo para crianças, aonde fizeram diversas apresentações em bibliotecas escolas públicas na capital e interior (SP). Administrou a oficina: O jardim das Delícias, n'A Casa Tombada em SP sobre poesia, botânica e filosofia.
Investimento
60,00 ingresso, incluso uma taça de vinho
Vagas limitadas
Dia 19/10 às 20h - Ruia Caiubi 486/Perdizes
Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades
Secretaria - pós-graduações
Estude quando e onde quiser
4x R$ 15,00
R$ 60,00 à vista
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta A Casa Tombada. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…