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O passado nos ajuda a refletir sobre o presente e o futuro. A tradição da cultura popular nos ampara com sua sabedoria, através de metáforas profundas e potentes.
Nesta oficina, a conversa é guiada por trechos dos contos, leitura de passagens, partilha de repertórios e projeção de ilustrações contidas no livro.
A ideia do encontro nasce das pesquisas de Ana Luísa Lacombe sobre contos de fadas tradicionais realizadas ao longo de anos, que deram origem à coleção de cursos Mergulho da História. Nessa proposta, a pesquisadora se dedica a revelar camadas ocultas nos contos, trazendo suas metáforas à luz do presente.
Este mergulho traz 10 contos de diferentes culturas sobre o noivo assassino e o quarto proibido, comentados e interpretados pela autora.

Dias 21 e 22/01/2026 (quarta e quinta-feira) - das 19h às 21h
Presencialmente n'A Casa Tombada - Rua Ministro Godoi 333, Perdizes
Mapa - https://maps.app.goo.gl/tDeS5GPzrfvF7XUj6
• Origem e percurso histórico do conto
• As versões de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm
• Análise das personagens, símbolos e estrutura narrativa
• O que significa “o quarto proibido” ontem e hoje?
2º Encontro — Nomear, Denunciar e Recriar
• Variações do conto em que a mulher denuncia publicamente o noivo assassino
• Narrativas em que a protagonista restaura (literal ou simbolicamente) as irmãs assassinadas
• Caminhos de ruptura: quando a personagem encontra força para enfrentar o predador e sobreviver
• O que essas histórias nos dizem sobre reconstrução, voz e testemunho?
O noivo misterioso que mata as mulheres que o desobedecem não é um tema novo e, infelizmente, parece que seguirá sempre atual. Neste livro esquartejamos Barba-Azul tal qual ele fez com suas mulheres. É como uma catarse que talvez ajude leitores e leitoras a lidar com as situações que, de uma certa forma, muita gente já vivenciou. Predador e predado. Muitas leituras se podem fazer a partir desta situação do quarto proibido com mulheres mortas, assassinadas. No livro, além das versões canônicas de Perrault e Grimm, há outras 8 variações que dialogam com Barba-Azul, que são comentadas estabelecendo conexões entre elas, tecendo reflexões pessoais da autora com as de estudiosos do tema. São contos de diferentes países: França, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Itália e Espanha.

Ana Luísa Lacombe
Artista da palavra. Atriz, contadora de histórias, escritora, figurinista, graduada em licenciatura em Artes Visuais com pós-graduação em Narração Artística em Contexto Urbano e Gestos da Escrita, ambas n’A Casa Tombada. Diretora artística da Cia Teatral Faz e Conta que produziu 7 espetáculos de teatro narrativo desde seu início em 2003, ganhando vários prêmios como: 5 APCA, Prêmio de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, entre outros. Professora por 15 anos do Curso de Formação de Contadores de Histórias do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo; ministra aulas na pós-graduação da Casa Tombada e em formações para educadoras(es). Alguns de seus livros: "Quanta História Numa História! - relato das experiências de uma contadora de histórias", “Teia de Experiências - reflexões sobre a formação do contador de histórias”, “A Árvore de Tamoromu” (Prêmio FNLIJ de Melhor Reconto), Fadas, Bruxas e Aventureiras (em parceria com Penélope Martins), “Onde Mora o Lobo?” e "Mergulho na História - BarbAzul".
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