“A cultura da excelência está orientada para a promoção dos melhores e para a criação das condições para que se reproduzam. A cultura do cuidado, por outro lado, está interessada em fazer o que é necessário para combater as desigualdades e encontrar inteligência em todos os pontos de vista com base na experiência vivida” Antonio Lafuente.
Os estudos propostos na Pós Graduação “Cultura, Educação e Ética do Cuidado: Escutas e políticas do comum para reimaginar o mundo", visam produzir um olhar crítico, amplo e complexo sobre o cuidado como elemento central da vida a partir de uma abordagem interdisciplinar em diálogo constante com saberes tradicionais brasileiros. Possibilitando que profissionais de diferentes áreas reconheçam o cuidado no seu fazer cotidiano e possam construir outras formas de fundamentar sua atuação.
Pós-graduação semipresencial (online e imersões presenciais)
As aulas são ao vivo e em cores, aproveitando ao máximo os recursos das plataformas digitais para promover atividades síncronas (em tempo real) e assíncronas (que você pode acessar quando quiser). Além disso durante todo o curso haverá 8 imersões, aos sábados de maneira presencial.
Encontros semanais
Acontecem terça-feira, das 19h30 às 21h30, em um ambiente interativo e colaborativo.
Encontros imersivos
8 sábados, conforme o calendário abaixo , das 8h às 18h:
Turma com até 42 alunos
Isso garante um ambiente mais próximo, acolhedor e com espaço para escuta e trocas significativas.
Plataforma Digital d’A Casa Tombada
Durante todo o percurso, você terá acesso à nossa plataforma exclusiva, onde poderá:
- Estudar e pesquisar
- Assistir as gravações das aulas e acompanhar as atividades
- Interagir com colegas, professores e coordenação
- Acessar textos, mídias digitais, links, fóruns de discussão e aulas gravadas
Calendário e carga horária
Cultura, Educação e Ética do Cuidado: Escutas e políticas do comum para reimaginar o mundo
O cuidado é o trabalho mais antigo da humanidade. Uma infraestrutura sem a qual nenhuma atividade se realiza. Parte do núcleo central da experiência humana, o cuidado tornou possível a continuidade da vida. Foi por meio dele que grupos sobreviveram, vínculos se formaram e comunidades se sustentaram. Nos contextos atuais, marcados por globalização, algoritmos e inteligência artificial, o cuidado segue presente, embora muitas vezes invisível. Está, por exemplo, nas tarefas domésticas, na educação de crianças, nas redes de apoio, nas relações de amizade, nos rituais de nascimento e morte, na escuta, na memória e no reconhecimento da vulnerabilidade como parte da condição humana. Todos esses elementos convergem para afirmar o cuidado como uma dimensão estruturante da vida, atravessando o tempo, a cultura e os modos de existir em sociedade.
Neste contexto, o cuidado se revela como um fio imbricado não apenas em nossas experiências cotidianas, mas também tecido nas muitas tramas do conhecimento: na educação, na saúde, na comunicação, no urbanismo, nos estudos culturais, na filosofia e em tantos outros campos e disciplinas.
Trata-se de "[...] uma atividade genérica que compreende tudo que fazemos para manter, perpetuar, reparar nosso "mundo", de modo que nele possamos viver tão bem quanto possível" (Tronto, 2009. p.143). Portanto, quando falamos de cuidado estamos nos referindo a um exercício político, por essência, pois trata da responsabilidade dos indivíduos enquanto parte de uma sociedade, de uma cultura, de um território, de uma família ou de uma relação, por exemplo. Esse modo de agir parte do reconhecimento de que a vulnerabilidade é uma característica inerente à condição humana. É na resposta a essa vulnerabilidade que se revelam os laços de interdependência, expressos em gestos, práticas e responsabilidades que sustentam a vida em comum e fortalecem os vínculos entre indivíduos e coletividades, tornando o cuidado uma política do comum, das experiência ordinárias do cotidiano, sem as quais a vida não se revela. A Ética do Cuidado nos lembra que ninguém, sozinho, se basta, se inscrevendo como uma ética relacional de atenção aos outros, reconhecendo o cuidado como uma necessidade, um direito e um trabalho. Fator presente nas esfera privada, mas também na pública, atravessando, inclusive, diferentes áreas e disciplinas do conhecimento como a educação, a saúde, a arte, os estudos culturais, o urbanismo, a sociologia, etc (Gilligan, 2021; Andaiye, 2022).
Além disso, nos tempos conturbados de aceleração e excesso de informação que vivemos na contemporaneidade, o cuidado também pode ser um caminho para a formação de novas sensibilidades e reencantamento com o mundo em que vivemos. Um exemplo está nas comunidades tradicionais brasileiras e suas inúmeras tecnologias de cuidado inscritas no tempo, a partir de seus territórios e modos de vida. Povos que nos ensinam outros valores na relação com o tempo, com a terra, com as infâncias, com a memória, com as habitações, com as infâncias, com o futuro etc.
Reconhecer o cuidado como protagonista de nossa trajetória histórico-cultural é um ponto fundamental e urgente da reflexão humana, além de constituir a base para um projeto de futuro diante da grave crise de cuidados que nosso planeta enfrenta. Nesse sentido, o campo de pesquisa e formação em Cultura e Ética do Cuidado torna-se essencial para construir respostas adequadas a este momento complexo da sociedade. Compreendendo a centralidade do cuidado na experiência humana, sua relevância em diversos campos de conhecimento e seu protagonismo em diferentes esferas da sociedade, nasce este curso de Pós-Graduação.
Espiral 1 - A Ética do Cuidado
Espiral 2 - O Cuidado no Centro da Vida: Política do comum, interdependência e cotidianos
Espiral 3 - Estética do cuidado: Reencantamento no comum
Espiral 4 - Interdisciplinaridade e cuidado
Espiral 5 - Seminário de pesquisa
O Cuidado é o Umbigo do Mundo
Esta Pós-Graduação é o resultado de uma longa caminhada de pesquisa, escuta e atuação de seu coordenador, Rodrigo Carancho, com diferentes representações e campos de conhecimento do cuidado: desde seu território de origem, passando pela pesquisa acadêmica, na convivência com comunidades tradicionais brasileiras, na docência e em sua atuação como gestor de políticas públicas do cuidado, Rodrigo construiu bases para uma compreensão ampliada e complexa do cuidado como um elemento central da vida.
Desse modo, é inegociável compreender o cuidado como uma perspectiva que atravessa todos os campos de atuação, preservando seu caráter interdisciplinar. Ao mesmo tempo, ele se enraíza no conhecimento oriundo do chão da vida, na experiência viva que sustenta nossos cotidianos. A construção dessa compreensão levou duas décadas e culminou na criação da Escola Aberta do Cuidado, fundada por Rodrigo em 2021, justamente em um período em que vivíamos a urgência do cuidado para nosso povo. A Escola Aberta do Cuidado circulou por diferentes territórios brasileiros, falando e escutando modos de cuidar da vida. Foi nesse trânsito que surgiu a convicção da necessidade de uma formação que contemplasse toda a complexidade do cuidado e produzisse formas sensíveis de relação com o mundo a partir do ato de cuidar.
Essa necessidade transformou-se em sonho no encontro com a Casa Tombada, ninho de afeto, esperança e cuidado. Foi nesse encontro que as primeiras linhas deste desenho foram traçadas, dando forma e vida a esta Pós, com o intuito de reimaginar o mundo a partir do cuidado, construindo perspectivas críticas, políticas e sensíveis para nossa atuação. Para isso, reunir um corpo docente de referência em suas áreas de pesquisa e atuação tornou-se a espinha dorsal: Academia e Brasil Profundo em diálogo sobre o cuidar. Ciência e território. Palavra e chão – assim foi feito. Pesquisa, estudo e experiência do cuidado a partir de múltiplas perspectivas, na insistência de seguir caminhando, narrando uma história de cuidado e reimaginando a vida.
Rodrigo Carancho - Fundador da Escola Aberta do Cuidado (EAC), mestre em Ciências e pesquisador com trajetória dedicada à promoção da Cultura e da Ética do Cuidado. Na EAC, desenvolve projetos e percursos formativos centrados na escuta, memória, tecnologias ancestrais de cuidado e na construção de cenários futuros a partir do diálogo entre saberes tradicionais e abordagens interdisciplinares. Com 20 anos de experiência em territórios diversos, atua na interface entre saúde, educação e cultura.É idealizador do Projeto do Andarengo, uma pesquisa-expedição na qual percorreu mais de 20 mil quilômetros pelo Brasil profundo, investigando práticas de cuidado enraizadas em diferentes comunidades. Foi gestor no Sistema Único de Saúde (SUS) nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, e hoje conduz atividades formativas ao lado de mestres do conhecimento tradicional brasileiro, integrando diferentes formas de saber em propostas transformadoras.
Para saber mais informações sobre nosso corpo docente, clique aqui
Investimento
18 parcelas de R$ 690,00
Rematrícula - Semestral no valor de R$ 199,00 (elas serão inserida no boleto de 5/7/2026). Para efetivar a rematrícula o estudante precisa estar com o financeiro e o pedagógico em dia.
Descontos -
10% - para ex-estudantes e estudantes d'ACasa, profissionais das áreas de assistência social, da saúde e da educação.
15% - para pagamento à vista
Esta iniciativa consolida o compromisso d'A Casa com um ambiente diverso, plural e inclusivo, contribuindo para a mudança social. O projeto abrange o enfrentamento da desigualdade estrutural como princípio fundamental. Isso se materializa na democratização do acesso à formação. A Casa aposta na pluralidade, garantindo que a inclusão seja uma prática. Ao ofertar bolsas alinha-se a iniciativas que se posicionam no enfrentamento às iniquidades sociais, afirmando-se como um locus de exercício ético e uma ação concreta de justiça social.
Prazo de solicitação de bolsa até o dia 30/11/2025 -
*Em breve colocaremos a carta edital e o formulário de solicitação aqui
Os estudantes contemplados receberão as informações dos próximos passos por e-mail e WhatsApp após o dia 08/12/25
Direção d'A Casa Tombada - Centro de Estudo, Pesquisa e Experimentação em Arte, Educação e Linguagem:
Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira
Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira
Coordenação do Programação de Pós-Graduação
Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira
Regulamentação
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Autorizado pelo MEC. FACONNECT – Instituição de Ensino Superior Credenciada pela Portaria MEC n° 59 de 13/01/09, pub. no D.O.U em 14/01/09
Professores, profissionais da educação, saúde e cuidado. Psicólogos, assistentes sociais, educadores, médicos, profissionais do direito e demais interessados nos campo dos estudos sobre cuidado
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Secretaria - pós-graduações
Estude quando e onde quiser
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