
“Andar e pensar um pouco __ Que só sei pensar
andando__Três passos e minhas pernas __ Já estão
pensando__Aonde vão dar estes passos __ Acima,
abaixo?__ Além? Ou acaso?__
Se desfazem ao mínimo vento __ Sem deixar traço?”
Paulo Leminski, poeta
O enunciado Caminhada como Método para Arte e Educação: tecnologias do deslocamento visa agrupar distintas experiências e campos de saberes a partir do ato de caminhar - desde os tempos mais remotos até as práticas recentes de “artistas-caminhantes” no cenário da Arte Contemporânea. Também constatamos a recorrência da caminhada como método investigativo nas Ciências, Humanas e Exatas, com práticas de incursões em territórios para estudar o meio ambiente e pesquisar as relações e interações sócioculturais tais como acontece no campo da Etnografia, Arqueologia, Biologia, História, Antropologia.

10 imersões presenciais n'A Casa Tombada
Sexta: 19h às 22h
Sábado: 10h às 13h e 14h30 às 18h
Domingo: 10h às 13h e 14h30 às 18h
10 encontros online via zoom
1 encontro mensal das 19h às 22h: Roda de Conversa
Encontros imersivos
A Pós Graduação Caminhada como Método para Arte e Educação: tecnologia dos deslocamentos será realizada de forma presencial e imersiva: 01 final de semana mensal. As aulas acontecem na Casa Tombada, na sexta das 19h às 22h, no sábado e domingo das 10h às 18h, com intervalo para o almoço. Iremos privilegiar encontros que mesclam discussão de textos, contato com repertório iconográfico e bibliográfico, caminhadas pela cidade e práticas de atelier.
A imersão serve como um espaço de encontro presencial para que, em grupo, possamos experienciar práticas e metodologias expressivas: proposições para ativar o corpo para explorar, desbravar, vivenciar a ambiência. A imersão favorece a possibilidade de acesso à experiências ao vivo, com o corpo no lugar: um corpo disposto, interessado, curioso e atento.
Turma com até 30 alunos
Isso garante um ambiente mais próximo, acolhedor e com espaço para escuta e trocas significativas.
Plataforma Digital d’A Casa Tombada
Durante todo o percurso, você terá acesso à nossa plataforma exclusiva, onde poderá:
- Estudar e pesquisar
- Assistir as gravações das aulas e acompanhar as atividades
- Interagir com colegas, professores e coordenação
- Acessar textos, mídias digitais, links, fóruns de discussão e aulas gravadas
Calendário e carga horária

Caminhada como Método para a Arte e a Educação
O ato de caminhar agrega diversos campos de conhecimento, gerando cruzamentos indisciplinares entre Arte, Ciências (Humanas e Exatas) e Técnica, aplicáveis em projetos pedagógicos e pesquisas poéticas, instituindo modalidades e metodologias sensíveis para nos aproximarmos de ambientes de aprendizagem enfatizadas pelas trocas de saberes de toda ordem que avivam o nosso viver, dentro e fora de instituições, seja em espaços urbanos, rurais e naturais.
Para tanto contaremos com a presença de profissionais ligados às várias áreas do conhecimento - geografia, literatura, arquitetura, história, antropologia, biologia, psicologia, pedagogia, cartografia, filosofia, medicina. Tratando-se a caminhada de uma atividade efêmera, se faz necessário nos aproximarmos das linguagens expressivas como agenciadores de registros: desenho, fotografia, escrita, vídeo, performance.
Caminhar é um modo de incorporar os conceitos no próprio corpo, enriquecendo nossas experiências e metodologias poéticas e pedagógicas. Visamos uma formação mais plural e “indisciplinar”, provando um gosto pela investigação, pesquisa e experimentação, tornando-nos pesquisadores práticos.
Será o ato de caminhar a língua das travessias?
Balançamos entre a necessidade de refúgio e o desejo da evasão; entre a dúvida de nossas origens e fabulações sobre os nossos destinos. Lutamos pelos direitos aos territórios cartografando mundos, habitando fronteiras sob a ótica da ética dos encontros. Sim, nossas vidas iniciam pela sola dos pés: caminhamos e onde quer que estejamos somos sempre forasteiros desejando pertencimento.
Como atravessar mundos e muros, como habitar fronteiras em movimento? Como acordar as tecnologias originárias dos nossos corpos em eterno deslocamento? Como desenclausurar corpos adormecidos; como desconfinar e desconfiar dos territórios? Como praticar paisagens inesperadas; como amalgamar errâncias; como cultivar o sensível? Como cartografar tempos movediços que nascem da experiência física - local, regional e global - de um corpo em deslocamento no território?
Essas são algumas das perguntas que nos mobilizam, aliançando teorias e práticas relativas à história da caminhada - atividade tão ancestral e atávica que atravessa os tempos e os espaços. Investigar a caminhada como tecnologia do deslocamento será o nosso horizonte!

Essa Pós Graduação terá uma dinâmica imersiva e presencial - um final de semana por mês. Os encontros serão uma espécie de laboratório experimental onde iremos ofertar extensa referência bibliográfica e iconográfica mescladas com aulas teóricas, caminhadas externas e práticas de atelier, embasando nossas pesquisas e poéticas pessoais para que possamos reverter em produções por meio de textos acadêmicos, ensaios poéticos, livros de artista, performances, vídeos e/ou ensaios teóricos e reflexivos bem como a estruturação/elaboração de métodos aplicáveis à Educação.
Vamos aprofundar e ativar nossos modos de perceber, interpretar, descrever e conhecer o mundo através da prática da caminhada tendo como pano de fundo o percurso histórico de “artistas e cientistas caminhantes”, bem como de peregrinos e expedicionários.
A partir de referências bibliográficas, material iconográfico, informações históricas, diversidade de informações e práticas relativas às distintas mídias e linguagens, visamos ativar a prática pessoal, subjetiva, singular, convocando o mergulho em sua própria ‘poiesis’, tendo como motivação recorrente o ato de caminhar, experiência sensível e produtora de mundos.
Linguagens múltiplas
Como instrumentos para os registros dessas experiências, trabalharemos as linguagens visuais, verbais e corporais: desenho, escrita, vídeo, fotografia, oralidade, corpo.
Professores e professoras
Serão convidados profissionais de distintas áreas: Geografia, Arquitetura, Artes do Corpo, História, Literatura, Psicologia, Ecologia, Pedagogia, Artes Visuais, Biologia, Antropologia conectados às abordagens e práticas relacionadas às questões que tangem a caminhada como método.
A trajetória do estudante
Participação nos encontros presenciais mensais, realização dos estudos e vivências entre encontros, partilha coletiva nos encontros práticos de seus fazeres e participação.
No final da pós, como resultante da jornada, cada caminhante irá apresentar para a comunidade seu Relato de Caminhante, seja em forma de texto, seja em forma de alguma linguagem expressiva, o fruto de sua pesquisa ativada pelos encontros imersivos, intersectando a formulação de conceitos, informações, experiências sensíveis e práticas expressivas. O intuito é que cada integrante dessa caminhada formativa potencialize sua metodologia no que diz respeito às tecnologias do deslocamento, que poderá ser conjugada no campo da arte e da educação, incorporando sua pesquisa poética e/ou científica, tonificada pela singularidade de cada presença.

MÓDULO 1 - BAGAGEM
MÓDULO 2 - CHÃO DO TERRITÓRIO
MÓDULO 3 - PRÁTICAS CARTOGRÁFICAS
MÓDULO 4 - INVENÇÃO DAS PAISAGENS
MÓDULO 5 - CAMINHADAS DISSIDENTES
MÓDULO 6 - PALAVRA ANDANTE
MÓDULO 7 - PRESENÇA DO CORPO
MÓDULO 8 - ENUNCIADOS HISTÓRICOS
MÓDULO 9 - CAMINHO DA INVENÇÃO
MÓDULO 10 - RELATO DE CAMINHANTES
Clique aqui para saber mais sobre os módulos e referências bibliográficas

Desde 2004, Edith Derdyk, artista, escritora e educadora, ministra cursos esparsos e sempre com o desejo de realizar uma formação continuada que reunisse as práticas de desenho, escrita, fotografia, vídeo e performance com informações oriundas da Arte, Ciência e Técnica (Literatura, Filosofia, Geografia, Antropologia, Astronomia, Artes do Corpo e outras).
Em 2016 criou grupos imersivos com seu projeto Bagagem. Para saber mais acesse: https://bagagem-caminhada.blogspot.com/
A partir destes encontros, formalizou simpósios e encontros ao redor da caminhada, realizadas nos anos subsequentes no Centro de Pesquisa e Formação Sesc, onde reuniu teóricos e pesquisadores sobre a questão da caminhada como dispositivo poético. Veja https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/b-a-s-e-en contros-e-atravessamentos-entre-corpo-tempo-e-espaco derivando para as várias edições Liga e Caminhantes, também realizadas no CPF Sesc, agregando práticas de caminhada tais como https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/liga-dos-c aminhantes-encontros-ao-redor-da-caminhada.
Estes encontros provocaram reverberações em outros grupos de pesquisa ao redor da caminhada como EcoArte
https://ecoarte.info/base-caminhada-como-pratica-poetica/
A partir de 2018 A Casa Tombada acolheu este projeto de modo incontornável e agora já estamos na sexta turma, ancorando estes saberes e fazeres de modo a produzirmos pensamentos e produções consistentes a respeito desta questão tão vital. Basta acessar os trabalhos já produzidos na Biblioteca da A Casa Tombada bem como este texto escrito para compor o blog d´A Casa Tombada: https://acasatombada.com.br/saberes-da-casa-da-topografia-dos-enco ntros-relatos-de-caminhantes-por-edith-derdyk/
A concepção e formalização desta pós-graduação foi resultante do encontro de práticas artísticas e pesquisas teóricas convergentes e correlatas: o ato de escrever, o ato de desenhar, o ato de caminhar.
Enfim, esta Pós Graduação, do modo como está estruturada, consolida um lugar de investigação profunda sobre a caminhada como agenciamento de produção poética, científica, filosófica, educacional, transbordando para profissionais que buscam a Pós motivados por intencionalidades distintas, promovendo uma ambiente intenso de trocas e partilhas.
Soma-se, nesta altura da caminhada, a presença da co-orientadora Bárbara Melo, artista visual, arte educadora e designer gráfica, agregando à Pós seu campo de pesquisa e experiências com metodologias do desenho e levantamento do lugar: o corpo que caminha e coleta, como coleta? Como registra e relata essa experiência? A artista, natural de Recife e que atualmente vive e trabalha em seu espaço de ateliê na Zona da Mata Norte de Pernambuco, elabora uma pesquisa sobre cadernos e livros de artista como suporte de narrativas e poéticas visuais. Com o espaço de ateliê oferta oficinas e encontros desde 2013, com projetos como Delírios gráficos e a Investigação Rasgos. Sendo este último, tema de pesquisa atual, em que atua em diversas frentes: desde material pedagógico :https://drive.google.com/file/d/1sp46rmsG5z2zytYy1E16BeahzOmiliQ y/view e oficinas.
Na exposição Abrir espaços: riscos, ranhuras, fissuras, rasgos, realizada em 2022 em Recife : https://www.folhape.com.br/cultura/rasgos-e-ruinas-intimas-exposica o-de-barbara-melo-em-cartaz-no/258075/, e os cenários para espetáculos teatro https://revistaogrito.com/espetaculo-na-boca-muitos-nomes-de-maju -e-oliveira-estreia-no-teatro-hermilo-borba-filho/.
Em seu mestrado em Arte e Design para o espaço público na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto/PT (2016/2018), realizou uma investigação voltada para as artes integradas com o projeto Rua Gráfica, explorando a cidade do Porto/PT como cenário para ativar procedimentos com diversos grupos e publicar a cidade a partir da frotagem: imprimir a pele da cidade: modos de se aproximar e se relacionar com o que o que se pode revelar com as superfícies dos objetos.
Para acessar a tese:
https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116381
Para conferir a exposição final:
https://madep.wordpress.com/2018/11/03/situated-detours-desvios-sit uados-exposicao-de-finalistas-madep-12-19-out/

Edith Derdyk
Tem realizado exposições coletivas e individuais desde 1981 no Brasil (Museu de Arte Moderna- SP e RJ; Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil-RJ; Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, entre outras) e no exterior (México, EUA, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Espanha, Portugal, França, Suécia).
Prêmios.Bolsas.Residências: 2023. Edital ProAc Exposição Inédita CEUMA; Edital proAc Livro de Não Ficção_O corpo da Linha_Editora Relicário; 2022. Pollock-Krasner Foundation_Bolsa de Pesquisa; 2021. Edital ProAC Lei Aldir Blanc_Reconhecimento do Percurso Artístico; 2019. LabVerde_Imersão Artística no Amazonas; 2018. Edital Fábrica Marcos Amaro; 2017. Título Doctora Honoris Causa_17,Instituto Estudios Criticos_Cidade do México.México; 2015.Edital PROAC_Incentivo à Literatura_Poesia; 2014. Edital PROAC_Livro de Artista; 2013_Residência_Can Serrat_Espanha; 2012_Prêmio Funarte Artes Visuais; 2007_ Residência_The Banff Centre_Canadá; 2004_Prêmio Revelação Fotografia Porto Seguros;2002_Bolsa Vitae de Artes; 2002_Categoria Tridimensional _APCA; 1999_The Rockefeller Foundation_artista pesquisadora_Bellagio Center, Itália; 1993_Artista residente_MAC-USP/Vermont Studio Center_USA; 1990_ Bolsa Fiat_Artes Visuais.
Coleções Públicas: Fundação Marcos Amaro/Itu.MAC-USP. Fundação Padre Anchieta. TV Cultura. São Paulo; Câmara Municipal de Piracicaba; Museu de Arte de Brasília/MAB; Museu de Arte Moderna de São Paulo/MAM; Secretaria Municipal da Cultura – Santos; Museu de Arte de Santa Catarina/MASC; Museu de Arte Moderna da Bahia; Casa das Onze Janelas - Belém/Pará; Pinacoteca Municipal – Centro Cultural São Paulo; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Casa de Cultura Judaica_Biblioteca José Mindlin_Museu do Mar_RJ; MAC-SP entre outros
Autora de livros: Da língua e dos dentes_Ed.Urutau; A pesar, a pedra_Ed.Patuá; Edith Derdyk-1997/2017_Edições A; Entre ser um e ser mil – o objeto livro e suas poéticas (organizadora)_Senac; Disegno.Desenho.Desígnio(antologia)_Senac; Linha de Horizonte: por uma poética do ato criador_Ed.Escuta; Linha de Costura_C/Arte; Formas de pensar o desenho_Ed.Panda entre outros.
Autora /ilustradora de vários livros infantis (Todo mundo tem_Ed.Hedra; Rato_Ed.Cosac&Naify, coleção Folia de Papel_Ed.Jujuba, O colecionador de palavras_Ed.34;Fábulas.Alegorias.Adivinhações_Ed.SM; Coisa com Coisa_Ed.Move e outros) e letrista de algumas canções do Palavra Cantada(Pomar, Ora Bolas, Rato, O que é o que é, Trilhares e outras) e parceira do espetáculo Catopleia –alegorias musicais, com Luz Marina (letras e concepção visual).
Atualmente coordena a Pós Graduação Lato Sensu “Caminhada como método para Arte e Educação” na A Casa Tombada.
Para acessar o trabalho da artista:
https://issuu.com/livroedithderdyk/docs/livro_edith_derdyk
http://cargocollective.com/edithderdyk
Bárbara Melo
Nasceu em Recife e vive atualmente na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Artista visual, escritora, arte educadora, designer gráfica, mestre em Arte e Design para o Espaço Público (FBAUP, Porto/PT) e criadora do ateliê Barbarizá (@barbariza_atelie), onde promove oficinas desde 2013. Investiga a casa, o corpo e o caminhar como prática artística e os cadernos e livros de artista como suporte de narrativas e poéticas visuais. Promove oficinas, rodas de conversa e orientação de projetos. Realizou exposições coletivas em Recife e no Porto/PT. Publicou seu primeiro livro de poesia Cada palavra que solto pela editora Urutau (SP, 2021). Atualmente investiga o gesto de rasgar, participa com outros artistas elaborando cenários e performances. Faz parte da equipe da pós-graduação Caminhada com método para arte e educação, com coordenação da artista Edith Derdyk na Casa Tombada (SP).
https://www.instagram.com/barbariza_atelie/
https://cargocollective.com/barbararuas

Para saber mais sobre o corpo docente, clique aqui
Investimento
12 parcelas de R$1.329,00 ou 15 de R$1.064,00
Rematrícula - Semestral, no valor de R$ 199,00. Importante: o pagamento, com vencimento em 30 de outubro de 2026, refere-se a valor obrigatório e independente das parcelas acima mencionadas. Para o aluno efetivar sua rematrícula é fundamental que o mesmo esteja com os seus compromissos financeiros e pedagógicos em dia.
Descontos -
10% - para ex-estudantes e estudantes d'ACasa, profissionais das áreas de assistência social, da saúde e da educação.
12% - para ex alunos do Módulo 1 e 2 do curso de aperfeiçoamento de Caminhada como Método
15% - para pagamento à vista

Esta iniciativa consolida o compromisso d'A Casa com um ambiente diverso, plural e inclusivo, contribuindo para a mudança social. O projeto abrange o enfrentamento da desigualdade estrutural como princípio fundamental. Isso se materializa na democratização do acesso à formação. A Casa aposta na pluralidade, garantindo que a inclusão seja uma prática. Ao ofertar bolsas alinha-se a iniciativas que se posicionam no enfrentamento às iniquidades sociais, afirmando-se como um locus de exercício ético e uma ação concreta de justiça social.
Prazo de solicitação de bolsa até o dia 31/01/2026 -
Carta edital: https://drive.google.com/file/d/1eElUUA0jlaixHThKThPG3dYm8Zm-DfGM/view
Formulário para solicitação: https://forms.gle/P3u4GUdGiN3aLqG27
Os estudantes contemplados receberão as informações dos próximos passos por e-mail e WhatsApp após o dia 08/12/25
Carta de intenção
Após sua inscrição, para confirmar a sua participação no processo seletivo da pós-graduação envie por gentileza uma carta de intenção para que você explicite seus interesses pessoais em participar do curso para o email pos@acasatombada.com
Direção d'A Casa Tombada - Centro de Estudo, Pesquisa e Experimentação em Arte, Educação e Linguagem:
Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira
Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira
Coordenação do Programação de Pós-Graduação
Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira
Regulamentação
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Autorizado pelo MEC. FACONNECT – Instituição de Ensino Superior Credenciada pela Portaria MEC n° 59 de 13/01/09, pub. no D.O.U em 14/01/09
Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades
Secretaria - pós-graduações
Estude quando e onde quiser
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As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta A Casa Tombada. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
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