“Estamos atravessando um momento histórico em que a visão mercantil sobre as escolas desorienta sua identificação como lugar de proteção, de defesa de direitos e de humanização. Por isso, a defesa da escola hoje, e de sua específica natureza em vista dos interesses das pessoas para que tenham uma vida mais digna e justa, passa, também, pela valorização de seus profissionais. Defender a liderança pedagógica dos diretores e diretoras, para que seja essa exitosa e afetiva, caminha junto a esse propósito". (BERENGUEL, 2025, p. 86)
O objetivo dessa Pós-graduação é propor um processo formativo que garanta a autonomia de reflexão a respeito das questões que envolvem a gestão da escola básica. Tal processo estará comprometido em oferecer subsídios a partir de pesquisas e divulgação de teorias contemporâneas e clássicas para a gestão escolar como também por meio da divulgação de experiências democráticas de gestão, em diálogo com pesquisadores e diretores.
100% online
As aulas são ao vivo e em cores, aproveitando ao máximo os recursos das plataformas digitais para promover atividades síncronas (em tempo real) e assíncronas (que você pode acessar quando quiser).
Encontros semanais
Acontecem terça-feira , das 19h30 às 21h30, em um ambiente interativo e colaborativo.
Turma com até 45 alunos
Isso garante um ambiente mais próximo, acolhedor e com espaço para escuta e trocas significativas.
Plataforma Digital d’A Casa Tombada
Durante todo o percurso, você terá acesso à nossa plataforma exclusiva, onde poderá:
- Assistir as gravações das aulas e acompanhar as atividades
- Interagir com colegas, professores e coordenação
- Acessar textos, mídias digitais, links, fóruns de discussão e aulas gravadas
Calendário e carga horária
Caminhos da Liderança Democrática na Escola Básica
Os diretores de escola elaboram saberes práticos e teóricos no desenvolvimento da gestão sendo merecedores de reflexão continuada para registrar, divulgar, questionar, aprofundar e aperfeiçoar saberes construídos cotidianamente. Merecem também atualizar suas referências teóricas e práticas por meio de discussão de leituras e de trocas de experiências com seus pares, otimizando os momentos coletivos da formação.
A formação é, ainda, uma oportunidade de elaboração de sentidos sobre a experiência de gestão. Em momento no qual a gestão da escola pública sofre ameaça e já algumas iniciativas de privatização, este curso, voltado para diretores afirma a importância da carreira de educadores dos gestores, valoriza as lutas por garantias de direitos como os conquistados há décadas no Brasil, junto aos territórios das redes exigindo continuidade de projetos, um caráter público da prestação de serviços e democratização permanentemente consolidada por valorização no seu desenvolvimento profissional.
Esse curso é conduzido pelas perguntas:
Gestão e Território
Unidades escolares e seus territórios. A palavra comunidade: concepções e sentidos relativos ao pertencimento da escola a determinado território. Levantamentos coordenados pela gestão para conhecimento de cada território: instrumentos e registros fundamentados em abordagem dialógica. Construção de saberes com a comunidade que abriga a escola, em perspectiva dialógica e não hierárquica. Articulações dos gestores para construção da escola como espaço de cultura entrelaçado com culturas presentes no território. Os gestores como lideranças que atuam com demais lideranças que defendem direitos da população. A gestão e o diálogo com as famílias dos estudantes, considerando a perspectiva de relações étnico raciais, da diversidade de gênero, de religião, de classe social e diversas formas de expressão individual tendo em vista estudantes deficientes e neuro-divergentes.
Gestão Ética e Política
Escola como espaço de conhecimento para todos: estudantes, suas famílias, profissionais que atuam na escola e comunidade. A palavra ética ganha força, ênfase e destaque especial em contextos sociais desiguais e em tempos de atenção com questões étnico-raciais. As palavras subjetividades e diversidades assumem centralidade. A construção da palavra comum e a palavra de cada um exige democracia ressignificada abarcando a crítica à perspectiva liberal/neoliberal. Democracia, ética e política merecem reflexão especial por parte dos gestores e de toda a comunidade escolar. Os sentidos da palavra política que cabe à escola cultivar em seu projeto pedagógico e de gestão.
Pesquisas em Gestão Escolar
O profissional da educação como pesquisador da gestão escolar no âmbito deste projeto formativo. Fundamentos e procedimentos da metodologia do trabalho científico. A análise de textos acadêmicos como registros privilegiados para realização de pesquisas sobre o cotidiano escolar: planos de investigação sobre o desenvolvimento do projeto formativo, relatórios para divulgação dos estudos realizados a partir deste projeto. Articulação entre o projeto pedagógico e de gestão. Instrumentos e registros de investigação sobre a escola. Observação e escuta das questões que emergem do cotidiano escolar.
Experiências em Gestão Escolar
A palavra experiência e seus sentidos que interessam para uma aproximação à vida construída na escola. A gestão escolar como experiência. O valor da experiência escolar como a suspensão de um cotidiano produtivo na perspectiva capitalista e constituição de espaço reflexivo. A formação centrada na escola. Destaque de questões cotidianas que mobilizam a prática profissional do gestor escolar (coordenador pedagógico, vice-diretor e diretor), tendo como objetivo a identificação de um problema/tema para reflexão na escrita de conclusão deste percurso formativo.
Seminário de Pesquisa
A escrita acadêmica na trajetória formativa dos participantes. Representações sobre o gênero texto acadêmico: preconceitos, conceitos e marcas historicamente produzidos em torno do gênero textual associado à escrita acadêmica. Panorama epistemológico a respeito de crises internas a diferentes ciências que orientam modos de pesquisar e de escrita. A escrita de si e o texto acadêmico. O ensaio e a escrita de um artigo. O texto acadêmico como palavra comum e como escrita convite ao conhecimento. A busca da palavra própria e da palavra comum, socialmente relevante no processo de elaboração acadêmica. Os projetos de artigo acadêmico dos participantes. Observação, escuta e levantamento de informações que cercam os temas de pesquisa. Pesquisa e conhecimento segundo abordagem anticolonial.
Qual a importância desse curso no atual momento da educação brasileira?
A experiência das coordenadoras como formadoras e pesquisadoras junto aos gestores da Rede Municipal de Educação de São Paulo e demais redes públicas e privadas de educação, revelou a importância de um curso de especialização voltado para a formação de gestores escolares. Pelo fato dos diretores ainda não contarem com programas permanentes de reflexão que consideram a experiência efetiva desses profissionais para a ampliação teórica e de aperfeiçoamento autônomo, o presente curso tem como perspectiva colaborar para a implantação de tal abordagem.
Adriana Reis - Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política e Sociedade e doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, ambos programas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua como tutora junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, da PUC-SP. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REDEP). Coordenou e atuou como formadora junto à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em projeto específico para formação de diretores de escolas.
Luiza Christov - Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política e Sociedade e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação, ambos programas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente e pesquisadora aposentada atuando junto ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unesp, na área de concentração Arte e Educação. Criadora da coleção para coordenadores pedagógicos da Editora Loyola. Coordenou e atuou como formadora junto à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em projeto específico para formação de diretores de escolas.
Descontos - Consulte os descontos pelo e-mail pos@acasatombada.com
10% - para ex-estudantes e estudantes d'ACasa, e profissionais da educação.
*Em breve colocaremos a carta edital e o formulário de solicitação aqui
Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira
Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira
Coordenação do Programação de Pós-Graduação
Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira
Professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas, públicas e privadas
Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades
Secretaria - pós-graduações
Estude quando e onde quiser
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta A Casa Tombada. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…