Quando é uma travessia? Tudo é? Tudo vai de um lugar para outro? Quando atravessamos algo? E, se atravessamos, atravessamos o quê?
De 2020 para cá, o que nos aconteceu? O que superamos, se superamos? O que atravessamos, se atravessamos? E o que ficou? O que é preciso retomar? Como olhar para o agora com os olhos de lá? Como estar no lá com os olhos do agora?
Temos recebido muitos pedidos para revisitar, reconversar, assistir novamente a algumas aulas gravadas que ocorreram no período da pandemia. E por que? Será que é porque temos mais tempo agora? Certamente que não.
Talvez seja por que vamos entendendo, aos poucos, que a volta do parafuso se faz necessária. Só avançamos se retornamos. E retornar é nunca estar igual ao ponto originário. Só avançamos se reelaboramos. E reelaborar não é corrigir, sobrepor, apagar, evoluir. Reelaborar é sintonizar-se com.
Foi por isso que criamos A Casa Retrô. Um lugar para espiralar os encontros, as palavras, as línguas. Por que precisamos ter por perto aquilo que nos ressoa, que nos põe em movimento. Para nós a ausência de movimento é impossível, como escreveu Llansol.
Selecionamos uma primeira rota desta volta, com o fluir de rio. São percursos entre educação, oralidade, a palavra e a escuta.
Para que possamos continuar na instabilidade das nossas canoas, Ou, permanecer em nossas escolhas, Intento de uma vida toda.
Sobre o Curso
Sobre o animar e o animar-se
Representações sobre a palavra ânimo. Palavras irmãs: alma, animal e ânimo. Ânimo e mitologia. Animar-se como ensinam povos originários. Ânimo e sagrado: que encontro é esse? Animar-se como aprender em tragédias. Ânimo como desejo. Várias camadas do animar a si e ao outro. Ânimo e consumo. Animar-se como superar a indiferença pelo outro. Animar-se e animar como empatia. Ânimo e presença. Ânimo e esperança como devir.
São 4 encontros gravados:
Encontro 1 – Representações dos participantes sobre a palavra ânimo. Alma, animal, ânimo. Ânimo e mitologia.
Encontro 2 – Animar-se como ensinam povos originários. Ânimo e sagrado. Animar-se como aprender em tragédias. Ânimo como desejo.
Encontro 3 – Várias camadas do animar a si a ao outro. Ânimo e consumo. Animar-se como superar a indiferença pelo outro.
Encontro 4 – Animar-se e animar como empatia. Ânimo e presença. Ânimo e esperança como devir.
Referências que permearam o curso:
ARISTOTELES. De ânima. Trad. Maria Cecilia Gomes dos Reis. São Paulo, Edit. 34, 2006.
FOUCAULT, Michel. Uma estética da existência. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos, V: Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012a.
MACHADO, Vanda. Pele da cor da noite. 1. ed. Salvador: Edufba, 2013. v. 1. 151p
MENEZES, Ana Luísa Teixeira de. A alegria do corpo-espírito saudável: ritos de aprendizagem guarani. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006a.
Sobre a professora
Doutora em Educação (PUC/SP 2001) e Mestra em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Criadora da coleção para coordenadores pedagógicos da Editora Loyola. Atualmente é professora-assistente doutora aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, vinculando-se voluntariamente ao Programa de Pós-Graduação em Artes junto ao Instituto de Artes da UNESP. Coordenou a Licenciatura em Ciências Humanas da Faculdade SESI-SP de Educação. Realizou estágio de pós-doutoramento junto à Universidade de Barcelona e junto ao Teachers College da Universidade de Columbia. É líder do Grupo de Pesquisa Arte é Formação de Educadores. Foi bolsista da Fundação Carlos Chagas para realização de pesquisas sobre o currículo do Ensino Médio no Brasil no período de 2013/2014. Coordenou grupo de pesquisa no Centro de Pesquisa e Formação do SESC/SP sobre a relação entre ética e estética. É consultora de redes de educação básica, públicas e privadas e de programas da Secretaria de Estado da Cultura em São Paulo.
Referências que permearam o curso:
ARISTOTELES. De ânima. Trad. Maria Cecilia Gomes dos Reis. São Paulo, Edit. 34, 2006.
FOUCAULT, Michel. Uma estética da existência. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos, V: Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012a.
MACHADO, Vanda. Pele da cor da noite. 1. ed. Salvador: Edufba, 2013. v. 1. 151p
MENEZES, Ana Luísa Teixeira de. A alegria do corpo-espírito saudável: ritos de aprendizagem guarani. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006a.
Você faz a matrícula e já inicia o percurso
3 meses de acesso a partir da data da matrícula
Certificado digital de 16h
Descontos especiais
10% para professores;
20% para estudantes e ex-estudantes dos cursos livres d'A Casa Tombada
30% para estudantes e ex-estudantes de pós-graduação d'A Casa Tombada
Solicite o cupom no email: cursos@acasatombada.com
Sem tempo para fazer o curso agora?
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.
1Acolhimento
Acolhimento
00:00:00 de duração
2Gravações dos encontros
Gravação do encontro 1
Gravação do encontro 2
Gravação do encontro 3
Gravação do encontro 4
Agradecimento d'A Casa
Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades
Secretaria - pós-graduações
Acesso por 3 meses
Estude quando e onde quiser
6x R$ 13,01
R$ 69,00 à vista
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta A Casa Tombada. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…