Oferta por tempo limitado!
Processo seletivo Pós-graduação As Emoções e a Escola: relações pedagógicas, reflexões coletivas e modos de agir

Processo seletivo Pós-graduação As Emoções e a Escola: relações pedagógicas, reflexões coletivas e modos de agir

Pós-graduações
  • Início das vendas 06/05/2025

10x R$ 6,10

R$ 50,00 à vista

Inscreva-se
Adicionar cupom de desconto?

Sobre o Curso


Pós-graduação Online

Inscrição para o processo seletivo

Pra quem é este curso

Educadoras/es e profissionais da educação, gestoras/es educacionais, conselheiras/os tutelares, psicólogas/os, graduandas/os em pedagogia, pós graduandas/os em áreas afins, assistentes sociais e demais pessoas envolvidas com educação de crianças.


Início das aulas: 19 de agosto de 2025

Duração: 18 meses

às terças-feiras das 19h às 21h30

Ciclos de escutas sensíveis:  às quintas-feiras-  1 vez ao mês  - das 19h15 às 21h

Carga horária: 450 horas 

Modalidade: online síncrona e assíncrona

Período de formação: agosto de 2025 a março de 2027


Coordenação geral: Prof. Dr. Giuliano Tierno

Coordenação: Profa. Dra. Mariana Roncarati


Certificação de Pós-graduação Lato Sensu FACONNECT – Instituição de Ensino Superior Credenciada pela Portaria MEC n° 59 de 13/01/09, pub. no D.O.U em 14/01/09.

Titulação: Especialista em Educação emocional em ambientes escolares

Taxa de inscrição para o processo seletivo R$ 50,00



O Curso de Pós Graduação: As Emoções e a Escola: relações pedagógicas, reflexões coletivas e modos de agir tem como objetivo principal oferecer uma formação consistente no âmbito da Educação Emocional, para que educadoras e educadores possam fundamentar e orientar, de forma segura, reflexiva, criativa e assertiva, o trabalho pedagógico com as emoções em escolas e espaços educativos, em prol de uma educação, de fato, integral.




Apresentação


“Tão raramente tematizada, a educação da emoção deve ser incluída entre os propósitos da ação pedagógica, o que supõe o conhecimento íntimo do seu modo de funcionamento”.                                                                                                     (Heloysa Dantas)


As Emoções e suas manifestações estão profundamente presentes na Vida Escolar - porém, quais os contornos educativos e a identidade pedagógica do trabalho com esta dimensão humana na Escola?


Paulo Freire nos orienta que a tarefa do ensinante, que também é aprendiz, é “exigente de seriedade, de preparo científico, de preparo físico, emocional, afetivo” (FREIRE, Professora sim, tia não. 2010, p. 11). Essa afirmação moveu e co-moveu à indagação: em que consiste o preparo emocional e afetivo para educadoras/es lidarem pedagogicamente com as emoções na escola?. Assim, nasce o curso de Pós Graduação As Emoções e a Escola: relações pedagógicas, reflexões coletivas e modos de agir, como uma resposta para contemplar a dimensão emocional e afetiva na formação docente, contribuir para a identidade pedagógica do trabalho com as Emoções na Escola e buscar construir, coletivamente, modos de agir no âmbito da Educação Emocional. 


Os estudos propostos na Pós Graduação têm como ponto de partida a concepção de que a Educação Emocional de bebês, crianças e adolescentes na escola é trabalho pedagógico, que possui especificidades pontuais, com foco em componentes pessoais e relacionais nesse processo. Para buscarmos contornos e definições desse trabalho pedagógico, é necessária a apropriação reflexiva e integrada de conhecimentos de diversos campos científicos que se dedicam às emoções, como embasamento seguro para que cada educadora e educador possa desenvolver estratégias de ações pedagógicas voltadas para a Educação Emocional na escola.


Nessa perspectiva, não há uma fórmula ou receita para tal,  pois estamos lidando com a educação de sujeitos pluridiversos, em constante transformação, que habitam e desenvolvem-se em contextos pessoais, ambientais, socioeconômicos, familiares e educativos únicos. Dessa forma, atividades dirigidas, manuais padronizados, cartilhas, jogos e prescrições não dão conta da profundidade desse trabalho. A ação pedagógica com as emoções precisa ser elaborada levando-se em conta cada educando, como uma pessoa singular e com demandas emocionais pessoais e, também, considerando a coletividade do grupo. Por isso, a necessidade de um conhecimento profundo sobre a dimensão das emoções. 


Nossa Pós Graduação é um curso vivo, construído de forma dialógica-artesanal permanente, levando-se em conta as pessoas participantes e seus contextos, para que os estudos sejam repletos de sentido para todas e todos. Teremos um percurso de estudos mapeado previamente a partir das Unidades de Estudos indicadas - mas caminharemos de mãos dadas e o fluxo do caminhar nesse trajeto também levará em conta os interesses e demandas coletivas.




Sobre os Ciclos de Escutas Sensíveis


No curso de Pós Graduação As Emoções e a Escola: relações pedagógicas, reflexões coletivas e modos de agir, consideramos a importância da construção coletiva e reflexiva do conhecimento. Assim, propomos a experiência de Ciclos de Escutas Sensíveis, de modo a oferecermos uma formação repleta de sentido para quem participa. O objetivo do Ciclo de Escutas Sensíveis é oferecer um momento formal de acompanhamento mais próximo com estudantes, em grupos menores, para que possam compartilhar experiências, reflexões, dúvidas, percepções, elaborações, indagações e inquietações sobre os estudos e práticas ao longo do curso e receber suporte nos processos de aprendizagem, sendo este um espaço potente para somar ao processo formativo pessoal e coletivo.

Para tal, a turma será dividida em 4 grupos, que participarão de forma alternada, de modo que cada grupo participe de 1 encontro por mês, a ser realizado às quintas-feiras, orientado pela coordenadora do curso, Mariana Roncarati.





1 ª Temática de estudo 

Dimensões emocional e afetiva na vida humana

O que são emoções?

Cérebro emocional 

Antropologia das emoções 

Ética amorosa 

Relações étnico-raciais: afeto e poder 

Cultura do cuidado 

 

2 ª Temática de estudo  

Desenvolvimentos socioemocionais: experiências, marcas e afetos relacionais 

À emoção compete o papel de unir os indivíduos entre si: Henri Wallon 

Quando surge a criança, tudo é linguagem: Françoise Dolto

Amparo, comunicação e desenvolvimento: Donald Winnicott. 

Apego e formação de vínculos: John Bowlby

Ambientes familiares, maternidades e vidas em sociedade

Tratamentos diferenciados entre crianças brancas e negras: reflexos no desenvolvimento afetivo


3ª Temática de estudo   

Emoções na escola

Com a palavra, educadores e suas emoções

Escola como Comunidade Educativa e seus membros

Comunidade e cuidado

Saúde emocional na educação

Afetividade estrutural na/com a educação: competências docentes e institucionais

O corpo da educadora



4ª Temática de estudo   

Reflexões pedagógicas sobre Educação Emocional na escola: desvelando sutilezas  

Paulo Freire e o preparo emocional e afetivo

O que é educar emocionalmente? 

Educação emocional nas teorias e nas práticas

Componentes pessoais e relacionais da saúde emocional

Inteligência Emocional e Social

Inclusão e vida afetiva 

Respostas às crianças 

Reflexões sobre educação Socioemocional na BNCC

 

5ª Temática de estudo   

Metodologia de pesquisa: abertura sobre as intenções de pesquisa

Encontros de supervisões coletivas

Acompanhamento e supervisão de práticas, experiências e narrativas compartilhadas.

Escrita de si e o ensaio acadêmico

Oralidade como caminho para a produção acadêmica 

Gestos de Escrita como caminho para a produção acadêmica 

 

6ª Temática de estudo   

Orientações coletivas das produções finais: linguagens 

Seminários de Pesquisas: escrever, refletir, compartilhar, integrar.

Escrita e apresentação dos trabalhos finais do curso.


Qualificações Finais



Mariana Roncarati é Doutora em Educação (PUC-Rio), Mestre em Educação (UNIRIO), Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio), Graduada em Psicomotricidade (IBMR), Psicanalista. Formada em Terapia Psicomotora de base psicanalítica (CERM), Certificada em Inteligência Emocional (PUC-RS). Atua há 20 anos na área das Infâncias e da Educação, dedicando-se a trabalhos em escolas, formação de professores e pesquisas em universidades. Em longa trajetória profissional, atuou tanto na rede privada quanto na rede pública: em Universidades, como pesquisadora e professora, e em escolas, como professora, orientadora educacional, coordenadora e psicomotricista. Tem dedicado, há mais de 15 anos, especial foco em estudos, pesquisas e práticas sobre questões emocionais, afetivas e socioemocionais na educação. Atende em consultório particular com Terapia Psicomotora para crianças e Orientação Parental.


Quem já estudou sobre Emoções e Afetos com Mariana Roncarati




 Clique aqui para conhecer o currículo de todo o corpo docente



Plataforma de Estudos

Um território de muitos encontros e a guardiã das nossas memórias. A Plataforma Digital exclusiva d’A Casa Tombada permite que estudantes possam acessar todos os conteúdos disponibilizados ao longo do percurso. Se você não puder assistir a todos os encontros ao vivo, informamos que eles são gravados e disponibilizados em nossa plataforma de estudos. 


Investimento

24 parcelas de R$ 407,50


Descontos especiais

20% de desconto do valor para pagamento à vista  

15% para participantes do Simpósio + 50% na primeira parcela

10% Professores em geral 


IMPORTANTE: Descontos SUPER especiais para grupos, coletivos, equipes. 

Consulte pelo e-mail: pos@acasatombada.com

Estudar junto é sempre mais potente!


Bolsa de Estudo

A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece bolsas integrais de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência.

Prazo de solicitação de bolsa até o dia 15/06/25

Leia a carta edital: https://drive.google.com/file/d/1WVCTujsU6w6Y6C9GA6PFPy0Fhws57Zr_/view?usp=sharing

Preencha o formulário de solicitação: https://forms.gle/EMWKKaDKWVmDB1t4A

Os estudantes contemplados receberão as informações dos próximos passos por e-mail e WhatsApp após o dia 20/06/25



Assista gratuitamente a aula realizada no dia 06/05/25, Silenciamentos na Educação: Nomear para Enfrentar com a participação da coordenadora Mariana Roncarati

Como a relação entre as Emoções e a Escola podem ser pensadas para o cuidado pessoal e coletivo de um espaço escolar?

Uma oportunidade de sentir a proposta e o convite de estudo, pesquisa e experimentação para que conheçam modos de seguirem conosco na construção de saídas coletivas para os complexos desafios da educação contemporânea.

Clique aqui para assistir: https://cursos.acasatombada.com.br/curso/silenciamentos-na-educacao-nomear-para-enfrentar


Quer mais informações?

Entre no grupo exclusivo de Whatsapp para receber mais informações e conteúdos sobre a pós: 

https://chat.whatsapp.com/HyMnVB0GfhlIDloaUmRkPz

Público alvo

Educadoras/es e profissionais da educação, gestoras/es educacionais, conselheiras/os tutelares, psicólogas/os, graduandas/os em pedagogia, pós graduandas/os em áreas afins, assistentes sociais e demais pessoas envolvidas com educação de crianças.

FAQ

Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades

expand_more
Chame por Renata no Whatsapp de suporte - 19 97404-7783 Email: atendimento@acasatombada.com

Secretaria - pós-graduações

expand_more
Chame por Flávia no Whatsapp - 11 96362-7762 email: pos@acasatombada.com

Estude quando e onde quiser

Processo seletivo Pós-graduação As Emoções e a Escola: relações pedagógicas, reflexões coletivas e modos de agir

10x R$ 6,10

R$ 50,00 à vista


  • Início das vendas 06/05/2025
Inscreva-se
Adicionar cupom de desconto?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade