Aulas ao vivo e gravadas
Proponho um curso vivo, construído de forma dialógica-artesanal permanente, levando-se em conta as pessoas participantes e seus contextos, para que os estudos sejam repletos de sentido para todas e todos. Assim, teremos um percurso de estudos mapeado previamente a partir das disciplinas indicadas - mas, o fluxo do caminhar nesse trajeto será orientado levando-se em conta os interesses e demandas do coletivo.
“Me movo como educador porque, primeiro, me movo como gente”.
(Paulo Freire)
Sobre o Curso de Extensão
O curso tem como objetivo principal introduzir, de forma reflexiva, dialógica e sensível, saberes importantes em relação ao campo das emoções na educação, para que possamos começar a romper com modelos ultrapassados de relações educativas e vislumbrar juntas e juntos caminhos de mudança e revoluções, orientados pelo afeto. Dessa maneira, pretendemos mobilizar, desinstalar e rever crenças, fôrmas e padrões de relações educativas pautadas pela impessoalidade, pela transmissividade, pela homogeneidade e, assim, pela manutenção do status quo. Um tema central no curso são as interações entre educadoras/es e os sujeitos da educação, consideradas as bases sustentadoras de qualquer ação educativa. Assim, as tramas emocionais e afetivas que sustentam e entrelaçam as relações serão trazidas em foco e perspectivas de mudanças. Mudanças perenes vêm de dentro, frutos da conscientização, da conexão com sutilezas, com não-ditos, com o natural da vida e com a coragem de sentir. Assim, o curso que propomos tem como foco uma formação integral do/a educador/a no encontro entre o pessoal e o profissional. A partir do entrelace de saberes diversos sobre as emoções, vamos puxar fios de conhecimentos que favorecem a educadoras/es conhecerem-se e educarem-se a si próprias/os - ou se reeducarem - emocionalmente. É na relação viva e pessoal entre educador/a e educanda/o que acontece o Encontro para educar emocionalmente - e somente educamos com inteireza o que aprendemos.
Objetivos:
Identificar influências das culturas afetivas na própria vida pessoal e nas culturas afetivas escolares.
Refletir sobre a saúde emocional e conhecer aspectos significativos que favorecem o bem-estar pessoal e de educandos e educandas.
Refletir sobre o campo emocional de educadoras/es, em primeira pessoa, e ampliar a consciência emocional pessoal.
Aprofundar sobre aspectos, ações e contextos que podem favorecer a saúde emocional de educadoras/es.
Despertar a disponibilidade emocional e afetiva para a relação consigo mesmo e para as relações de seu entorno e com educandos e educandas.
Reconhecer a emoção como linguagem e expressão comunicativa.
Compreender o funcionamento das emoções a partir do cérebro emocional.
Considerar a função social das emoções e suas manifestações.
Identificar a afetividade e o contágio emocional presente nas relações humanas.
Conhecer as competências da Inteligência Emocional.
Refletir sobre pluralidades de ambientes familiares e parentalidades diversas nas quais vivem crianças.
Ampliar o olhar e a escuta para as necessidades, interesses e demandas emocionais das crianças - do grupo e individualmente.
Conhecer aspectos significativos e períodos críticos no processo de desenvolvimento emocional ao longo da infância, bem como implicações educativas nesse sentido.
Realizar intervenções educativas - formais e informais - de forma reflexiva, autêntica e pessoal, levando-se em conta o contexto de cada educando e educanda, bem como as especificidades de cada fase do processo desenvolvimento emocional ao longo da infância.
Paulo Freire nos orienta que a tarefa do ensinante, que também é aprendiz, é “exigente de seriedade, de preparo científico, de preparo físico, emocional, afetivo” (FREIRE, Professora sim, tia não. 2010, p. 11). Essa afirmação move e co-move à indagação: em que consistem os preparos emocional e afetivo de educadoras/es? Assumimos, assim, o desafio e o compromisso responsável de puxar fios essenciais de saberes sensíveis que tecem tramas emocionais e relacionais na educação, buscando uma formação no âmbito pessoal do/a educador/a.
Emoções e afetos são condutores e dão o tom das interações na vida. Assim, considerando a docência uma profissão essencialmente relacional e que o ato de educar acontece na relação entre educador/a e educando/a, trazer o tema das emoções e dos afetos para o âmbito formativo é urgente. Nesse sentido, para que possam educar a dimensão socioemocional de educandos/as, de forma intencional e consciente, educadores precisam preparar-se emocionalmente e afetivamente. Por isso, propomos uma formação reflexiva e profunda, que acesse aspectos da pessoa do profissional, comumente negados, negligenciados ou esquecidos, mas que são essenciais para o exercício de uma profissão relacional, na qual a demanda afetiva é permanente. Aprender a aprender a conhecer-se, a cuidar de si[1], a educar-se a si mesmo/a, a lidar com as próprias emoções são alguns dos pontos significativos para a formação docente nessa perspectiva: uma formação que ultrapassa o campo cognitivista, redutor da docência ao ensino de conteúdos formais. A proposta aqui é ampliar o campo formativo, tratando de uma formação integral, na qual a formação pessoal do profissional é o foco.
Como o curso (nos) acontece
Ao vivo e Online via aplicativo Zoom
De 18 de março a 24 de junho de 2025
Às terças-feiras das 19h às 21h
Aulas gravadas e alocadas em nossa plataforma
Grupo exclusivo no WhatsApp
Carga horária de 60 horas
Plataforma de Estudos
Um território de muitos encontros e a guardiã das nossas memórias. A Plataforma Digital exclusiva d’A Casa Tombada permite que estudantes possam acessar todos os conteúdos disponibilizados ao longo do percurso. Se você não puder assistir a todos os encontros ao vivo, informamos que eles são gravados e disponibilizados em nossa plataforma de estudos. Os participantes inscritos terão 3 meses de acesso às gravações, além do certificado digital de 30h.
Pra quem é este curso
Educadoras/es e profissionais da educação, gestoras/es educacionais, conselheiras/os tutelares, psicólogas/os, graduandas/os em pedagogia, pós graduandas/os em áreas afins, assistentes sociais e demais pessoas envolvidas com educação de crianças.
16 aulas
UNIDADE 1 - O que são emoções, suas manifestações e funções na vida humana
O que são e para que servem as emoções?; O cérebro emocional; Inteligência emocional e social; Autoconsciência como princípio de compromisso com a Vida; Autoconhecimento, autoconsciência, autogestão; biografia sensível.
UNIDADE 2 - Emoções, culturas emocionais e sociedades: transgredir para ser
Construção da cultura emocional o ideal de cidadã/ão normal; Cultura emocional contemporânea, seus desafios e tensões; Saúde emocional na sociedade do cansaço; Cultura escolar: romper e transgredir formas e fôrmas de sujeitos “padrão”.
UNIDADE 3 - Afetividades e desenvolvimento socioemocional nas infâncias
Emoção é uma linguagem antes da linguagem; Diálogo tônico-emocional; Desenvolvimento emocional e social nas infâncias; construção da identidade e autoestima; Apego seguro e vínculos saudáveis; Disponibilidade para acolher; Ambientes familiares e as vidas em sociedade.
UNIDADE 4 - Emoções nas escolas: diálogos entre Nós
Com a palavra, educadores: emoções da docência; Escola como Comunidade Educativa; Afetividade estrutural na/com a educação; Tecido emocional na escola: fios e desafios; Saúde emocional na educação; Contágio emocional; Cuidar de si para poder cuidar de outras pessoas; Autorreponsabilidade e compromisso.
Mariana Roncarati é Doutora em Educação (PUC-Rio), Mestre em Educação (UNIRIO), Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio), Graduada em Psicomotricidade (IBMR), Psicanalista. Formada em Terapia Psicomotora de base psicanalítica (CERM), Certificada em Inteligência Emocional (PUC-RS). Atua há 20 anos na área das Infâncias e da Educação, dedicando-se a trabalhos em escolas, formação de professores e pesquisas em universidades. Em longa trajetória profissional, atuou tanto na rede privada quanto na rede pública: em Universidades, como pesquisadora e professora, e em escolas, como professora, orientadora educacional, coordenadora e psicomotricista. Tem dedicado, há mais de 15 anos, especial foco em estudos, pesquisas e práticas sobre questões emocionais, afetivas e socioemocionais na educação. Atende em consultório particular com Terapia Psicomotora para crianças e Orientação Parental.
Investimento
R$ 1.400 em até 4 parcelas 350,00
Descontos especiais
20% de desconto do valor para pagamento à vista
10% Professores em geral
Certificação de 60h com título de Extensão Universitária
Para efetivar a inscrição:
Preencha o formulário: https://forms.gle/cvBdd2z52C2jeZuu8
Você receberá o contato da Secretaria d'A Casa Tombada para efetivar a sua matricula e a solicitação de documentos:
1 - Cópia simples do Diploma de Curso Superior
2 - Cópia simples do CPF (cadastro de pessoa física);* Caso o CPF esteja integrado à cédula de identidade, envie apenas esse documento.
3 -Cópia simples do Comprovante de Endereço atualizado
Aguarde o retorno da Secretaria para efetivação do pagamento.
Bolsa de Estudo
A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece bolsas integrais de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência.
Prazo de solicitação de bolsa até o dia 31/01/25
Leia a carta edital: https://drive.google.com/file/d/14qqanemo3Cvmpap9ipcU9iYCRIE4Jlq6/view?usp=drive_link
Preencha o formulário de solicitação: https://forms.gle/mfsuDywgT1AgeF8H6
Os estudantes contemplados receberão as informações dos próximos passos por e-mail e WhatsApp após o dia 31/01/25
Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades
Secretaria - pós-graduações
Estude quando e onde quiser
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