Oferta por tempo limitado!
Resolução de conflitos na sala de aula por meio das Assembleias Dramatizadas

Resolução de conflitos na sala de aula por meio das Assembleias Dramatizadas

Abril, Maio, Junho/24 online
  • Início das vendas 20/02/2024

6x R$ 52,80

R$ 280,00 à vista

Comprar agora
Adicionar cupom de desconto?

Sobre o Curso





Sobre o curso:

Quem é educador sabe como é importante o trabalho com o grupo de estudantes quando o assunto são os conflitos e a relação entre eles!

Participe do curso e descubra como essa nova ferramenta - Assembleia Dramatizada- promove o envolvimento dos estudantes em temas relacionados ao seu grupo, dando voz e protagonismo aos participantes sob a coordenação do professor.

As Assembleias Dramatizadas aproximam os estudantes de conceitos inseridos nas competências socioemocionais, como respeito mútuo, ética, grupo, convivência, honestidade, cuidado, diferenças e preconceito. Envolvidos pelas dramatizações a partir da palavra, caminhando para a experimentação e ação, os conceitos são interiorizados e expressos, ressurgindo por meio da palavra, dessa vez ressignificada. Além disso, as assembleias desenvolvem habilidades para que o aluno possa entrar em contato com suas emoções, encontrando a melhor forma de lidar com questões que aparecem tanto no âmbito individual como grupal.

Durante as assembleias, a apropriação e aprendizagem de conceitos que envolvam o coletivo surgem por meio da compreensão e elaboração de situações merecedoras de reflexão, buscando a ausência de juízo de valores e preconceito, encontrando novos combinados para o bem-estar da coletividade.

Dramatizando a própria experiência, o estudante dará um sentido mais amplo às suas queixas, conflitos e necessidade de transformar - se na relação com o outro, priorizando dessa forma a ação e a experiência. Ao mesmo tempo, quando lhe é dada a oportunidade de vivenciar a experiência do outro, por meio das dramatizações, essa experiência passará a ser vivida sob outra perspectiva e dessa forma ressignificada. Nesse sentido, a experiência que era do outro passa a ser de quem a dramatiza. 

O teatro, uma ferramenta relacionalcuja principal característica é “olho no olho”, coloca a inclusão sob a perspectiva da valorização de diferentes habilidades, como a dança, a expressão corporal, o diálogo no jogo e a criação de personagens.

Objetivos:

  • Conhecer e discutir dinâmicas das assembleias dramatizadas
  • Vivenciar as assembleias dramatizadas a partir de situações reais ocorridas em sala de aula
  • Elaborar registros a partir das próprias vivências
  • Assistir aos vídeos de assembleias dramatizadas e conhecer como diferentes grupos de alunos resolveram os conflitos discutidos
  • Conhecer diferentes formas de registros
  • Conhecer autores cujos textos conversam com a filosofia e objetivos das Assembleias Dramatizadas, dando dessa forma contorno e fundamento ao trabalho


Sobre os encontros ao vivo:

Encontro 1 - 18/04  -  Assembleias Dramatizadas e Resolução de conflitos: O que nos motiva, como educadores, a fazer o curso? Qual a importância de entrar em contato com os conflitos em sala de aula? Justificativa da proposta. Apresentação de vídeos de assembleias feitas pelos estudantes. 

Encontro 2 - 25/04 - O teatro e os jogos teatrais/  Ação e experiência/ Conflitos reais: dramatização  e registros. Vídeos.

Encontro 3 - 02/05 - As assembleias dramatizadas e inclusivas. Registro: sua importância como valorização da história do grupo. Papel do professor. Apresentação de vídeos de assembleias feitas pelos estudantes. 

Encontro 4 - 09/05 - “A ponte”: como o conflito apresentado nessa animação será resolvido? Ubuntu - filosofia africana- Conhecemos nossos estudantes e sua relação com os iguais? Depoimentos. Avaliação final. 


Como o Curso (nos) acontece

Às quintas-feiras - 4 encontros 100% online e ao vivo das 19h às 21h

Se você não puder assistir a todos os encontros ao vivo, informamos que eles são gravados e disponibilizados aqui em nossa plataforma de estudos. Os participantes inscritos terão 3 meses de acesso às gravações e referências, além do certificado digital de 20h.



Sobre a professora 

Pedagoga e atriz. Professora durante 32 anos do Ensino Fundamental.  Especialista em “Inclusão: Práticas Inclusivas e Gestão das Diferenças”, pelo Instituto Singularidades. Trabalhou na Escola Gracinha de 1989 até 2018, ministrando aulas na educação formal e em curso extracurricular de teatro. Envolveu-se em projetos de formação de professores, com ênfase na inclusão e formação de grupos por meio das Assembleias Dramatizadas; desenvolveu oficinas de teatro para educadores com foco no trabalho com estudantes em sala de aula, além de encontros, conversas e dramatização com educadores sobre o tema: “O professor e o cuidado de si”. Atualmente, trabalha como formadora de professores e educadores de escolas e instituições públicas pelo Instituto Criança é Vida.    


Referências Bibliográficas

  • ARAÚJO, Ulisses F. Assembleia escolar: um caminho para a resolução de conflitos. São Paulo: Editora Moderna, 2012.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 05 set. 2018.
  • CANÁRIORuiA escola tem futuro? Das promessas às incertezas. São Paulo: Editora Artmed, 2006.
  • DAVINI, Juliana. Psicanálise e Educação: em busca das tessituras grupais. Série Seminários. São Paulo: Espaço Pedagógico,1998.
  • GUILLOT, Gerard. O resgate da autoridade em educação. São Paulo: Editora Artmed, 2008
  • LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiênciasBelo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
  • MACEDO, Lino de. Fundamentos para uma educação inclusiva. Psicologia da Educação. n.13, maio 2017. Disponível em: < https://eminclusao.files.wordpress.com/2013/01/fundamentos-para-uma-educacao-inclusiva_lino.pdf>. Acesso em: 05 set. 2018.
  • PUIGJose Maria. Tutoria com a palavra, o aluno. São Paulo: Editora Artmed, 2002.
  • PUIG, Josep M., Xus Martin Garcia. As sete competências básicas para educar em valores.  São Paulo: Summus Editorial,2010.
  • REVERBEL, O. Jogos teatrais na escola: atividades globais de expressãoEditora Scipione, 1989.
  • SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais na sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010
  • WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro. Uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. São Paulo: Editora Paz,1993.


Investimento

Tombamento biográfico: histórias de vida e monumentos históricos

R$ 280,00 em 3x sem juros

ou 6x com juros - verifique os valores no momento da compra

Certificado digital de 20h 

Se você não puder assistir a todos os encontros ao vivo, informamos que eles são gravados e disponibilizados aqui em nossa plataforma de estudos. Os participantes inscritos terão 3 meses de acesso às gravações e referências, além do certificado digital de 20h. 

IMPORTANTE: ao efetuar a sua inscrição, você receberá uma mensagem via e-mail com as principais informações do curso e, próximo a data de início do curso, a confirmação da formação da turma. 


Descontos especiais

10% para professores e educadores sociais

20% para estudantes e ex-estudantes de cursos livres d'A Casa Tombada

30% para estudantes e ex-estudantes de pós-graduações d'A Casa Tombada

Solicite o cupom de desconto  escrevendo para: acasanuvem@acasatombada.com


Bolsa de Estudo

A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece bolsas integrais de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência.

Prazo de solicitação de bolsa até o dia 04/04/24

Leia a carta edital: https://drive.google.com/file/d/1wkxXA18qQAqfcHeR4a8DrzJ25jRkK1BW/view?usp=drive_link

e preencha o formulário: https://forms.gle/Tfog63eVQdgAsp756

Os estudantes contemplados receberão as informações dos próximos passos por e-mail e WhatsApp após o prazo final da solicitação. 

FAQ

Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades

expand_more
Chame por Renata no Whatsapp de suporte - 19 97404-7783 Email: acasanuvem@acasatombada.com

Secretaria - pós-graduações

expand_more
Chame por Flávia no Whatsapp - 11 96362-7762 email: pos@acasatombada.com.br

Estude quando e onde quiser

Resolução de conflitos na sala de aula por meio das Assembleias Dramatizadas

6x R$ 52,80

R$ 280,00 à vista


  • Início das vendas 20/02/2024
Comprar agora
Adicionar cupom de desconto?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade