online
gratuito
acesse a gravação
“Podemos aprender a trabalhar e a falar apesar do medo, da mesma maneira que aprendemos a trabalhar e a falar apesar de cansadas. Fomos educadas para respeitar mais ao medo do que a nossa necessidade de linguagem e definição, mas se esperamos em silêncio que chegue a coragem, o peso do silêncio vai nos afogar". Audre Lorde
Neste mês de maio, dando início às comemorações dos 10 anos d’A Casa Tombada, estamos lançando o Programa Uma Aula. Trata-se de um conjunto de Aulas únicas, com “começo, meio, começo” (como nos ensinou Antônio Bispo) que acontecerão durante o ano de 2025.
Para abrirmos o Programa convidamos toda a comunidade A Casa Tombada e demais pessoas interessadas em pensar a Educação e seus processos contemporâneos, para essa primeira Aula.
O tema será Silenciamentos na Educação: Nomear para Enfrentar. Essa primeira Aula será oferecida gratuitamente pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu d’A Casa e será ministrada pelas professoras Ananda Luz, Bruna Ribeiro, Jéssica Silva e Mariana Roncarati e mediada pelo professor Giuliano Tierno.
Serão 3 perspectivas de estudos e pesquisas realizados n’A Casa que virão fazer o exercício de pensar os silenciamentos na educação e a urgente necessidade de nomeá-los.
Não conseguiremos nos tornar melhores e caminharmos para uma sociedade mais justa e igualitária se a Educação e, sobretudo, seus agentes não forem ouvidos e suas falas relevantes.
A proposta também é a de fazermos convites de estudo, pesquisa e experimentação para que os participantes dessa Uma Aula conheçam modos de seguirem conosco na construção de saídas coletivas para os complexos desafios da educação contemporânea.
Como a Educação para as Relações Étnico-Raciais pode responder ao tema?
Como a relação entre as Emoções e a Escola podem ser pensadas para o cuidado pessoal e coletivo de um espaço escolar?
Como a educação das infâncias pode ser valorizada por meio de uma Pedagogia que sente, pensa, diz e age na direção dos valores das Miudezas na vida diária?
Ananda Luz - Educadora, pesquisadora e curadora. Tem atuação no campo da Educação, Infâncias, Relações Étnico-Raciais e Literatura Infantil. Pedagoga, mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER-UFSB) e especialista no Livro para infância n’A Casa Tombada, instituições em que desenvolveu pesquisas sobre literaturas infantis e educação antirracista. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (UFBA-IFBA-UNEB) pesquisando infâncias que vivem na beira da BR-101 no Extremo Sul baiano. Atua como professora e nas coordenações coletivas das pós-Graduações O Livro Para Infância e Educação e Relações Étnico-Raciais n’A Casa Tombada-SP. Realiza curadoria de acervo literário e artístico e consultoria na área de atuação. Fez a curadoria do acervo das bibliotecas da Ong. Vaga Lume — 2022, a curadoria da Exposição Karingana — presenças negras no livro para as infâncias no SESC — Bom Retiro e a co-curadoria da exposição Padê: artistas negros no livro da Editora Caixote na Galeria Página. Jurada dos 30 Melhores Livros do Ano da Revista Crescer (2024, 2023, 2022 e 2021) e do Leia com uma criança do Itaú 2023. Já realizou diversas palestras, cursos, oficinas sobre as temáticas de sua pesquisa e tem uma ampla produção bibliográfica. Teve dois projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo: Bamberê — entre livros e infâncias e Odú: Arte e Territorialidade, este em conjunto com Jéssica Silva. Realizou, pela editora Caixote em parceria com Redes da Maré, o projeto “Eu devia estar na escola” que virou livro e traz as narrativas das crianças moradoras da Maré e que, com Isabel Malzoni, foi escriba/organizadora.
Bruna Ribeiro - Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral em Pamplona (Espanha), sob supervisão do profº Drº Alfredo Hoyuelos, realizando estudos de aprofundamento no Núcleo de Estudos Avançados da Infância na Universidade Católica Portuguesa (UCP), situada em Porto/Portugal, sob supervisão da profª Drª Julia Oliveira-Formosinho. É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pedagoga, especialista em educação infantil. Atua há mais de 20 anos na área da Educação Infantil, tendo atuado como consultora para importantes instituições, como: Ministério da Educação (MEC), UNESCO e como colaboradora para o selo UNICEF Brasil. Integrou o grupo de consultores especialistas do MEC (COEDI, SEB, MEC) na discussão da Base Nacional Comum da Educação infantil. Atuou em pesquisas na Fundação Carlos Chagas/FCC e coordenou pesquisas, avaliações, formações e escutas de crianças em diferentes estados brasileiros para Secretarias Municipais de Educação de todo o Brasil. Atua há mais de 10 anos como consultora da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, onde assessorou o município na construção dos Indicadores da Qualidade do município e do Currículo da Cidade: Educação Infantil. Autora do livro Pedagogia das Miudezas: Saberes necessários a uma pedagogia que escuta (2022), organizadora do livro Abordagens Participativas na Educação Infantil: saberes necessários para nos manter em voo (2023), entre outras publicações nacionais e internacionais.
Jéssica Silva - Educadora, pesquisadora e artista. Tenho atuação no campo da História, Educação e Relações Étnico-Raciais com foco em narrativas de mulheres negras na arte e educação. Historiadora, mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER-UFSB), instituições em que desenvolvi pesquisas sobre narrativas de pessoas negras no Extremo Sul da Bahia. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, pesquisando as mulheres do Grupo Afro-indígena de Antropologia Cultural Umbandaum da cidade de Caravelas - no Extremo Sul baiano. Sou professora e coordenadora da pós-Graduação Educação e Relações Étnico-Raciais (com Ananda Luz) n’A Casa Tombada-SP. Cria das periferias do Extremo Sul Baiano, sou um corpo-movimento que busco inspiração nos lugares onde insurgir como artista e pesquisadora. Artista em construção, escrevivo narrativas escritas e audiovisual. Diretora e roteirista do filme “Costurando a vida com fios de ferro” (2019). Idealizadora e coordenadora do Webinário - Narrativas Negras.
Mariana Roncarati - Doutora em Educação (PUC-Rio), Mestre em Educação (UNIRIO), Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio), Graduada em Psicomotricidade (IBMR), Psicanalista. Formada em Terapia Psicomotora de base psicanalítica (CERM), Certificada em Inteligência Emocional (PUC-RS). Atua há 20 anos na área das Infâncias e da Educação, dedicando-se a trabalhos em escolas, formação de professores e pesquisas em universidades. Em longa trajetória profissional, atuou tanto na rede privada quanto na rede pública: em Universidades, como pesquisadora e professora, e em escolas, como professora, orientadora educacional, coordenadora e psicomotricista. Tem dedicado, há mais de 15 anos, especial foco em estudos, pesquisas e práticas sobre questões emocionais, afetivas e socioemocionais na educação. Atende em consultório particular com Terapia Psicomotora para crianças e Orientação Parental.
Mediação
Giuliano Tierno -Doutor e Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unesp. Licenciatura plena em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Sócio-fundador d´A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura, Educação] na cidade de São Paulo. Coordenador Geral dos cursos de pós-graduação d’A Casa Tombada. Idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano, pel'A Casa Tombada. Assessor do currículo do componente Arte do Novo Ensino Médio da Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo. Assessor do currículo do Ensino Fundamental e Médio, do componente Arte, da Secretaria Estadual do Rio Grande do Norte. Foi professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional ProfArtes do Instituto de Artes da UNESP. Coordenou a área de Artes do Colégio Augusto Laranja (2014-2021). Palestrante e assessor da Área de práticas literárias e orais nos níveis de ensino da Educação Infantil ao Ensino Médio. Professor do curso de pós-graduação A Arte de Ensinar Arte pelo Instituto Singularidades. Foi coordenador de Programas e Projetos da CSMB da SMC. Foi Diretor de Curadoria e Programação do CCSP. Foi Diretor da Divisão de Ação Cultural e Educativa do CCSP. Foi Curador Educativo do Centro Cultural São Paulo. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Experiências de Formação - Roda-Línguas, Unesp, desde 2006. Organizador do livro A Criança de 6 anos - Reflexões e Práticas (2008 e 2012), pela editora Meca. Co-autor do livro Contos do Quintal (2007), editora Globo. Autor de contos publicados nas revistas Crescer e Direcional Educador. Organizador e autor do livro A Arte de Contar Histórias: Abordagens poética, literária e performática, pela editora Ícone, 2010. Organizador e autor do livro Narra-te cidade: pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje, pel'A Casa Tombada Edições, 2017
Uma Aula é um convite para você se juntar a nós na busca por saídas coletivas para os complexos desafios da educação contemporânea.
Venha vivenciar conosco modos de estudar, pesquisar e experimentar a partir de três perspectivas de estudos e pesquisas que lançam luz sobre os silenciamentos na educação e a urgência de dar voz a eles.
Clique em inscrever e garanta a sua vaga gratuita!
Esta aula foi realizada no dia 06/05/25 das 20h às 21h30
Conheça nossas Propostas de Estudos que se iniciam em agosto de 2025
Clique na imagem para conhecer a proposta
Sem tempo para fazer o curso agora?
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 1 mês após a matrícula.
1Informações importantes
Informações importantes
2Gravação da aula
Gravação da aula - 06/05/25
3Referências
Referências citadas na aula
4Pesquisa e certificado
Pesquisa
Suporte da plataforma - dúvidas com relação a login, senha e funcionalidades
Secretaria - pós-graduações
Acesso por 1 mês
Estude quando e onde quiser
17 avaliações
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta A Casa Tombada. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…